Acessibilidade / Reportar erro

SOBRE O QUE PROFESSORES DE ECOLOGIA REFLETEM QUANDO FALAM DE SUAS PRÁTICAS

Resumos

Esta pesquisa analisa a fala de professores com práticas consideradas, pela comunidade, como diferenciadas. Cinco entrevistas do trabalho de Motokane (2000) foram selecionadas para análise, com base no critério responsabilidade utilizado por Dewey como atitude fundamental para caracterizar o processo reflexivo. São destacadas falas dos entrevistados que exemplificam os itens selecionados para a análise. A partir dos resultados obtidos conclui-se ser fundamental que nos cursos de formação de professores a reflexão seja alvo de estudo aprofundado.


The present study analyses the statements of teachers whose practice is considered by the community as differential. Five interviews, excerpted from Motokane's (2000) work, were selected for the analyses which were based on the responsibility criterion seen by Dewey as a fundamental attitude in characterizing the reflexive process. The selections of excerpts from the interviews were chosen so as to exemplify the items that were selected for analysis. It was possible to conclude from the results obtained, that it is fundamental that reflection be a matter of deeper study in the formation process of teachers.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALARCÃO, I. (1996) Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schon e os programas de formação de professores. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo. Vol. 22. julho/dezembro 1996. p. 11 - 42.
  • AURÉLIO, B. de H. F. (1989) Dicionário Básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro. Editora nova fronteira. 1a edição.
  • BECKERT, E. S. W. e FAVETTA, L. R. A. (2000) Aprendendo a ser professor de ciências através da reflexão sobre e na ação. In: Anais do EREBIO I Encontro Regional de Ensino de Biologia. Niterói- Rio de Janeiro. p. 196 -200.
  • CARVALHO, A.M.P. e GIL-PEREZ, D. (1998) Formação de Professores de Ciências. Tendências e inovações. Editora Cortez. São Paulo.
  • CERRI, Y. L. e LUCCA, D. (2000) A importância do processo reflexivo na formação inicial de professores de Ciências. In:. Anais do EREBIO I Encontro Regional de Ensino de Biologia Niterói - Rio de Janeiro. p.204 -207.
  • COLL, C.; MARTÍN, E .; MAURI. T.; MIRAS, M.; ONRUBIA, J.; SOLÉ, I.; ZABALA, A. (1999) O construtivismo em sala de aula. Editora Ática.
  • CONTRERAS, J. (1997) La autonomia delprofesorado. Cap. V e VI. Madrid. Ed. Morata.
  • DEWEY, J. (1959) Como pensamos. Companhia Editora Nacional 3a edição. Série Atualidades Pedagógicas. Vol. 2 .
  • MOTOKANE, M. T. (2000) Ensino de Ecologia: as diferentes práticas dos professores. São Paulo, FEUSP, Dissertação de mestrado em Educação.2000.
  • PECHLIYE, M.M. (2002) Sobre o que professores de Ecologia refletem q+uando falam de suas práticas. São Paulo, FEUSP, Dissertação de mestrado em Educação.2002.
  • PEREIRA, J.E.D. (1999) As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Revista Educação & Sociedade. Ano XX. n. 68. Dezembro. p. 109- 125.
  • PERRENOUD, P. (2001) Dez novas competências para uma nova profissão. Pátio Revista Pedagógica. Artmed. n. 7, mai/jul . p 8-12.
  • PIMENTA, S.G. (1999) Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo. Cortez Editora.
  • PIMENTA, S.G. (2002) Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: Professor Reflexivo no Brasil. (gênese e crítica de um conceito). Pimenta, S.G. e Ghedin, E. (org.). São Paulo: Cortez Editora,
  • SCHNETZLER, R.P. e Silva, L.H.A. (2000) Buscando o caminho do meio: A "sala de espelhos" na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de ciências". Revista Ciência & Educação. Volume 6, n.° 1. p. 43- 53.
  • SCHON, D.A. (2000) Educando o Profissional Reflexivo (um novo design para o ensino e a aprendizagem) Porto Alegre: Artmed.
  • ZEICHNER, K. (1992) El maestro como profesional reflexivo. Cuadernos de Pedagogia. 220. 44-49.
  • ZEICHNER, K. (2000) Formação de professores: contato direto com a realidade da escola. Presença Pedagógica. v. 6 n. 34. Julho/agosto. p. 5-15.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2005
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br