Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA BACHELARDIANA: Ensino Enquanto Formação

SCIENTIFIC EDUCATION IN BACHELARD'S PERSPECTIVE: TEACHING AS FORMATION

Resumo:

A problemática do ensino-aprendizagem aparece na epistemologia bachelardiana com um enfoque próprio, ao defender que aprender é uma mudança na constituição psíquica do sujeito. Isto é, aprender é superar os obstáculos que se interpõem no processo de aquisição do conhecimento. Bachelard argumenta que para que haja aprendizagem é importante que o estudante rompa com os obstáculos que impedem a compreensão dos conceitos científicos. Desta forma, o objetivo central do ensino de ciências não deve ser a exposição de aulas para a aquisição de uma grande quantidade de conteúdos, mas a superação dos obstáculos que impedem a compreensão do pensar e fazer ciência, na atualidade.

Palavras chaves:
formação; obstáculo epistemológico; perfil epistemológico.

Abstract:

The problem of teaching-learning process appears in Bachelard's epistemology with a vey peculiar focus, as he defends that learning is a change in the psychological constitution of the subject, i. e., learning is to overcome obstacles that are interposed in the process of knowledge acquisition. Bachelard argues that the student's rupture with the obstacles that bar the comprehension of scientific concepts is important to allow learning to happen. This way, the main objective of science teaching should not lie on expositive classes in order to let the students acquire a large amount of contents, but the overcome of the obstacles that bar the comprehension of science thinking and science making nowadays.

Keywords:
formation; epistemological obstacle; epistemological profile.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ASTOLFI, Jean-Pierre e DEVELAY, Michel. A didática das ciências 6 ed. Trad. Magda S. S. Fonseca. Campinas: Papirus, 2001.
  • BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico Trad. Juvenal Hahne Júnior. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro Ltda, 1968.
  • BACHELARD, Gaston. Filosofia do novo espírito científico Trad. Joaquim J. Moura Ramos. Lisboa: Editora Presença, 1972.
  • BACHELARD, Gaston. O racionalismo aplicado Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Editora Zahar Editores, 1977a.
  • BACHELARD, Gaston. O materialismo racional Trad. João Gama. Lisboa: Edições 70, 1990.
  • BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento 3ed. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
  • BARBOSA, Elyana. Gaston Bachelard: o arauto da pós-modernidade 2 ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 1996.
  • BARBOSA, Elyana e BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação Petrópolis: Vozes, 2004.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio Brasília: Ministério da Educação, 1999.
  • LÔBO, Soraia F. Crise no ensino de ciências: um olhar a partir da epistemologia bachelardiana. In: Rev. Ideação - número dedicado a Gaston Bachelard (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia), Feira de Santana, n. 9, p. 143 -157, jan. 2002.
  • MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Trad. Claudia Mesquita de Andrade. Cadernos Catarinense de Ensino de Física, v.12, n.3: p. 164-214, dez. 1995.
  • MOREIRA, M. A. Modelos MentaisInvestigações em Ensino de Ciências 1(3), 1996. Edição eletrônica em http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
  • MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceituai e ensino de ciências: para onde vamos?Investigações em Ensino de Ciências 1(1), 1996. Edição eletrônica em http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
  • RIBEIRO FILHO, Aurino e VASCONCELOS, Dionicarlos S. de. Noções fundamentais de mecânica quântica e o livro "philosophie du non" de Gaston Bachelard. In: Rev. Ideação - número dedicado a Gaston Bachelard (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia), Feira de Santana, n. 9, p. 37 -56, jan. 2002.
  • SILVA, J. L. de Paula Barros. O valor pedagógico da história das ciências. In: Rev. Ideação- número dedicado a Gaston Bachelard (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia), Feira de Santana, n. 9, p. 109-124, jan. 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2006

Histórico

  • Recebido
    08 Set 2005
  • Aceito
    10 Abr 2006
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br