Acessibilidade / Reportar erro

UMA RELEITURA DO PAPEL DA PROFESSORA DAS SÉRIES INICIAIS NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DAS CRIANÇAS

ANOTHER UNDERSTANDING ABOUT ELEMENTARY TEACHER'S ROLE IN KIDS' DEVELOPMENT AND LEARNING OF SCIENCE

Resumo:

Em que consiste ensinar ciências para crianças? Que conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências para as crianças? O que é mesmo que elas não sabem e que falta isso lhes faz? Que outros conhecimentos são essenciais para que tenham sucesso no ensino? Por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso o desenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos? Como é que nós humanos nos constituímos como sujeitos da cultura? Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos? Para responder a essas indagações nos aproximamos do ensino de ciências a partir da nossa experiência com professoras das séries iniciais, cotejando esses saberes com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky.

Palavras-chave:
Ciências nas séries iniciais; ensino de ciências; séries; conhecimento de conteúdo.

Abstract:

What's really about teaching science to kids? What knowledge do teachers use when they teach science to kids? What do they really don't know and what does its lack can bring? What other knowledge is essential for teaching' success? Why, even with supposed lack of conceptual framework can teachers teach science and allow kids development, preparing them for the incoming steps of scientific concepts learning? How do we human-beings constitute ourselves as cultural subjects? What are the relations between scientific and everyday concepts? To answer these questions we come closer to science teaching by our own experience with elementary teachers, delimiting this knowledge with Vygotsky's cultural-historical perspective.

Keywords:
primary (or elementary) science; science teaching; content knowledge.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALMEIDA, Sheila Alves. Ver o invisível: o olhar das professoras sob uma experiência de ensinar e aprender com as atividades de conhecimento físico nos ciclos iniciais. 2005. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2005.
  • APPLETON, K.; KINDT, I. Why teach prymary science? Influences on beginning teacher's practices. International Journal of Science Education v. 14, n. 5, p. 491-503. 1992.
  • APPLETON, K.; KINDT, I.Beginning elementary teachers' development teachers of science. Journal of Science Teacher Education13, 43-61. 2002.
  • BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996. 316 p..
  • CARVALHO, Ana Maria P.; GONÇALVES, Maria Elisa et alCiências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico São Paulo: Scipione, 1999.
  • CHARPAK, Georges. As ciências na escola primária: uma proposta de ação. Sintra/ Portugal: Inquérito, 1996.
  • FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 232.
  • FONTANA, R. A .C. A mediação pedagógica na sala de aula 3aed. Campinas: Autores Associados, 2000, 176 p..
  • FUMAGALLI, Laura. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISMANN, Hilda (Ed.). Didática das Ciências Naturais Porto Alegre: ArtMed, 1998.
  • GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia - pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
  • GOLBY, M. e MARTIN, A. e PORTER, M. Some researches' understanding of primary teaching: comments on Mant and Summers' "Some primary-school teachers" understanding of the Earth's place in the universe'. Research Papers in Educationv. 10, n. 3, 297 - 302, 1995.
  • HARLEN, Wynne. Primary Teachers' Understanding of Concepts of Science: impact on confidence and teaching. Int. J. SCI EDUC v. 19, n.1, 93 - 105, 1997.
  • JONES, B. Pre-service elementary teachers' explanations of diurnal, seasonal and lunar phenomena. Unpublished paper, University of Tasmania School of Education, Austrália.{s.d.}
  • KELLY, Janet. Rethinking the Elementary Science Methods Course: a case for content, pedagogy and informal science education. Int. J. SCI EDUC v. 22, n.7, 755 - 777, 2000.
  • LÚRIA, A. R. Curso de Psicologia Geral 1ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. v. 4.
  • MAUÉS, Ely. Ensino de Ciências e Conhecimento Pedagógico de Conteúdo: narrativas e práticas de professoras das séries iniciais. 2003. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2003.
  • MAUÉS, Ely; VAZ, Arnaldo. Conhecimento pedagógico de conteúdo geral e o conhecimento de conteúdo de ciências das professoras das séries iniciais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências 5 Bauru. Anais e Cd. São Paulo, 2005.
  • PARKER, Joan; HEYWOOD, Dave. Exploring the Relationship Between Subject Knowledge and Pedagogical Content Knowledge in Primary Teachers' learning about forces. Int. J. SCI EDUC v. 22, n.1, 89 - 111,2000.
  • SCHOON, Keneth; BOONE, William. Self-efficacy and alternative conceptions of science of preservice elementary teachers. Science Education v. 82, n. 5. p 553 - 568. 1998.
  • SILVA, Nilma Soares. O repertório de conhecimentos de um grupo de professores de ciências específicos ao ensino de química no nível fundamental. 2003. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação da UFMG, 2003.
  • SMITH, Deborah C.; NEALE, Daniel C. The construction of subject matter knowledge in primary science teaching. Teaching & teacher education.{s.d.}
  • SUMMERS, M.; KRUGER, C. A longitudinal study of a constructivist approach to improving primary school teachers' subject matter knowledge in science, Teaching and Teacher Education , v. 10, n. 5, 499-519, 1994.
  • TARDIF, Maurice . Saberes docentes e formação profissional 5a ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
  • TUNES, Elizabeth. Os conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento verbalCadernos CEDES. n°35. 36- 49, 2000.
  • WEBB, Paul. Primary Teachers' Understanding of Eletric Current. . Int. J. SCI EDUC v. 14, n. 4, 423 - 429, 1992.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem 3a ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1991.
  • VYGOTSKY, L. S. Thinking and speech. In: Collected works of L. S. Vygotsky. New York: Plenum, 1987.
  • ZUZOVSKY, R.; TAMIR, P.; CHEN, C. Specialized science teachers and general teachers and their impact on student outcomes. Teaching and teacher education v. 5, n. 3 p 229-242.1989.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2006

Histórico

  • Recebido
    05 Set 2006
  • Aceito
    30 Nov 2006
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br