Acessibilidade / Reportar erro

ANALOGIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA1 1 Trabalho de Conclusão de Curso

ANALOGIES AS DIDACTIC TOOL IN BIOLOGY EDUCATION

Resumo:

São muitas as reflexões em torno do papel das analogias como ferramenta didática na construção do conhecimento, tendo vários autores se dedicado ao estudo desse tema, como forma de aprimorar e enriquecer as informações já pesquisadas. Este trabalho evidenciou as analogias presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, investigando quais são essas analogias e em quais categorias se encontram. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, analisou-se o valor das analogias presente nos livros didáticos como ferramenta no Ensino de Biologia.

Palavras-chave:
analogias; livros didáticos; ensino de biologia

Abstract:

There are many reflections around the character of the analogies as a didactic instrument in the construction of the knowledge, having many authors dedicated to study this subject, as a form to improve and develop the information that have already been researched. This work has evidenced the analogies presented in didactics books of high school's biology, searching what are the analogies and also in what category they are encountered. In conclusion, through the results of this research, was analyzed the worth of the analogies presented in didactic books as an instrument in biology education.

Keywords:
analogies; didactic books; high school's biology

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da Biologia Moderna 3 ed. - São Paulo: Moderna, 2002.
  • BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
  • CACHAPUZ, Antônio (1989). Linguagem metafórica e o ensino de ciências In: Revista Portuguesa de Educação, 2(3), 117-129.
  • CORACINI, Maria J. R. F. (1991). A metáfora no discurso científico: expressão de subjetividade? In: Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. São Paulo/BRA: EDUC; Campinas/BRA: Pontes, p.133-147.
  • DELIZOICOV, N. C. O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino(2002) Tese de doutorado. Centro de Ciências da Educação. Florianópolis: UFSC, 2002.
  • DUARTE, Maria da Conceição. Analogias na educação em Ciências: Contributos e Desafios Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho Braga. Portugal: 2003.
  • DUIT, R. (1991). On the Role of Analogies and Metaphors in Learning Science Science Education, 75 (6), 649-672.
  • FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A. (2001). O uso de analogias como recurso didático por professores de Biologia no ensino médio In: Revista da ABRAPEC, v.1, n.3, p. 124 -135. Disponível em:http://www.fc.unesp.br/abrapec/revista.htm
    » http://www.fc.unesp.br/abrapec/revista.htm
  • FERRAZ, D. e TERRAZZAN, E. (2003). Uso Espontâneo de Analogias por Professores de Biologia e o Uso Sistematizado de Analogias: Que Relação? In: Ciência e Educação, 9(2), 213-227.
  • GIRALDI, Patrícia Montanari. (2005) Linguagem em Textos Didáticos de Citologia: Investigando o uso de Analogias Dissertação de Mestrado. Florianópolis/UFSC: 2005.
  • GLYNN, Shawn M. (1991). Explaining science concepts: A Teaching-with-Analogies Model In: The psychology of learning science (pp. 219-240). Hillsdale/NJ: Erlbaum.
  • HAAPARANTA, L. (1992). The Analogy Theory of Thinking In: Dialectica, 46 (2), 169- 183
  • HARRISON, A. e TREAGUST, D. (1993). Teaching with Analogies: A Case Study in Grade-10 Optics Journal of Research in Science Teaching, 30 (10), 1291-1307.
  • LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho. Bio- vol. Único5 ed. São Paulo: Saraiva, 1996.
  • NAGEM, R. L. et al (2002). Analogias e metáforas no cotidiano do professor CEFET, Belo Horizonte/BRA.
  • NEWBY, T. (1987). Learning Abstract Concepts: The Use of Analogies as a Mediational Strategy Journal of Instructional Development, 10(2), 20-26.
  • OGBORN, J.; MARTINS, I. (1996) Metaphorical understandings and scientific ideasInternational Journal of Science Education, London, v.18, n.6, p. 631-652.
  • ORLANDI, E. P. Análise de discurso: Princípios e procedimentos 5 ed. Campinas, SP/BRA: Editora Pontes, 2003.
  • PAULINO, Wilson Roberto. Biologia- Vol. Único 2 ed. São Paulo: Ática, 2000.
  • PERELMAN, C. (1970). Analogie et Metaphore en Science, Poesie et Philosophie Em Perelman, C. (ed.). Le Champ de L' Argumentation Bruxelles: Presses Universitaires de Bruxelles.
  • SOARES, José Luis. Biologiavol. Único 6 ed. São Paulo: Scipione, 1994.
  • TREAGUST, D.F. et al (1992). 'Science teachers' use of analogies: observations from classroom practice' In: Int. J. Sci. Educ., 14 (4), 413-422.
  • UTGES, G. Rita. (1999) Modelos e analogias na compreensão do conceito de onda Tese de doutorado, USP, São Paulo/BRA:1999.
  • VYGOTSKY, L. S. (1987). Pensamento e Linguagem São Paulo/BRA, Martins Fontes. Tradução de Jeferson Luiz Camargo.
  • WILBERS, J. e DUIT, R. (2001). On the micro-structure of analogical reasoning: the case of understanding chaotic systems In: H. Behrendt et al. Research in Science Education- Past, Present and Future, Netherlands, Kluwer Academic Publisher, p. 205-210.
  • 1
    Trabalho de Conclusão de Curso

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br