Resumos
Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.
formação inicial de professores de Física; ambiente virtual de aprendizagem.
This work was developed in the context of initial formation of physics teachers. A virtual learning environment was used as support instrument in the discipline called Strategies for the Physics Teaching. The objective is to give chance to the students to expose their conceptions about professional knowledge, through activities that stimulates the reflection about the professorship, promotes interactivity and stimulates cooperative work. In this study we describe the data relative to the study of case "Physics Curriculum in the High School". The student's conceptions evolution about teaching, content, methodology, evaluation and curriculum were analyzed. The effectiveness and functionality of the virtual learning environment was demonstrated.
formation of physics teachers; virtual environment learning.
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1
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, Campos dos Goytacazes - RJ, ereis@cefetcampos.br
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2
Laboratório de Ciências Física - UENF, Campos dos Goytacazes - RJ, paixaoli@uenf.br
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3
O EVA pode ser acessado em <www.uenf.t5.com.br>
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4
Consideramos que a visão que compartilhamos com os estudantes sobre o que se chama modelo tradicional de ensino diz respeito à extrema valorização da memorização nas aulas de Física, o uso massivo de provas direcionadas para conteúdos, em que prevalecem os aspectos matemáticos. Ausência de estratégias de ensino inovadoras.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
2008