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EPISTEMOLOGIA, ÉTICA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

EPISTEMOLOGY, ETHICAL AND POLITICAL IN THE PREPARATION OF SCIENCE TEACHERS

Resumos

Este artigo relata investigação desenvolvida em processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) no âmbito de um curso de especialização de uma universidade pública. Tal investigação consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do material empírico produzido sinaliza que dentre os aspectos nos quais o debate epistemológico estimulou reflexões, está a dimensão ético-política da ciência. Tais reflexões levaram os professores a reverem seus processos formativos, estabelecendo relações entre produção científica e critérios sociais de validação da ciência, como também a submeterem a análise de suas próprias práticas educativas a esses critérios.

Formação de professores de ciências; epistemologia da ciência; investigação narrativa; ética e política na ciência e no ensino de ciências


This work is about the investigation developed during the process of continual formation of science teachers (from the subjects of Chemistry, Biology, Physics and Primary School's Sciences) in a public University. This work consists in a research in wich we try to understand the relations between epistemological refletion and teacher formation. We investigate, particularly, what kind of reflections the science teachers have built from the discussions about the process of production and social appropriation of science and the relations that they establish with the stories of their professional forming and performance. The analysis of this material pointed that among all the aspects in wich the epistemological debate simulated reflections the ethical-political dimension of science is always present. Such reflections led them to review their formative processes establishing relations between scientific production and social criterions of validation of science, as well as they accepted to analyse their own educative practices to these criterions.

Preparation of science teachers; epistemology of science; narrative research; ethical and political in science and science teaching


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  • 1
    A organização curricular do curso foi feita em 4 módulos de disciplinas. A disciplina em questão foi a primeira trabalhada no primeiro módulo daquela Especialização.
  • 2
    A fim de resguardar a identidade dos sujeitos dessa pesquisa, todos os nomes utilizados nesse texto são pseudônimos.
  • 3
    Filme produzido pela HBO para a televisão baseado em episódios recentes da pesquisa científica sobre a AIDS
  • 4
    Ao longo do texto, a professora que ministrou a disciplina Ciência e Ensino será designada como formadora e aparecerá nas transcrições representada pela letra F.
  • 5
    Paulo Sérgio Araújo da Silva - Pesquisador do Núcleo de Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps/UEPA) e Professor Assistente I do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Pará. Desenvolvemos a presente pesquisa no âmbito do NPADC/UFPA- Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, no qual obteve o título de Mestre em 2007. paulo_a_s@yahoo.com.br.
  • 6
    Sílvia Nogueira Chaves - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do NPADC/UFPA. Doutora em Educação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2009

Histórico

  • Recebido
    30 Jul 2008
  • Aceito
    11 Jun 2009
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