Acessibilidade / Reportar erro

CONTEXTUALIZANDO A ABORDAGEM DE RADIAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA

CONTEXTUALIZING THE APPROACH OF RADIATION IN THE TEACHING OF CHEMISTRY

Resumos

Este trabalho consiste em: (i) análise do conteúdo radiação em livros didáticos de Química e Física; (ii) análise das concepções prévias dos alunos sobre radiação; (iii) desenvolvimento e aplicação de um mate rial didático para suporte ao ensino e aprendizagem de radiação e (iv) aná lise do conhecimento adquirido pelos estudantes após o estudo do con teúdo. A análise dos livros didáticos de Química mostrou que radiação nuclear é o conteúdo principalmente abordado, enquanto que nos livros de Física são apresentadas principalmente ondas eletromagnéticas. Esse resultado demonstra que o conteúdo não foi ensinado de maneira eficien te. O conhecimento prévio, observado através de questionário, identificou as principais dificuldades dos alunos. Neste contexto, um material didáti co foi desenvolvido para o ensino e aprendizagem de radiação para mini mizar a ideia errada de que a radiação é prejudicial (como foi identificado em 82% das respostas dos estudantes). Através do ensino de radiações, usando esse material, e analisando os resultados deste trabalho, foi possí vel verificar que os alunos se interessam pelo assunto, reconhecendo e diferenciando vários tipos de radiação presentes no cotidiano.

Radiação; ensino e aprendizagem; contextualização; material didático


This work is consisted of: (i) analysis of the content of radia tion in chemistry and physics textbooks; (ii) analysis of the students' pre vious knowledge of radiation; (iii) development and implementation of a didactic material to support the teaching and the learning of radiation; and (iv) analysis of the knowledge acquired by the students after the study of the contents. The analysis of chemistry textbooks showed that the only content is nuclear radiation, while physics textbooks presented only electromagnetic waves contents. It demonstrates that the contents are not efficiently taught. The previous knowledge was observed through ques tionnaires that identified main difficulties of the students. In this context, a didactic material was developed for teaching and learning radiation to minimize the wrong idea that radiation is harmful (as identified in the 82% of students answers). By teaching radiation, using this material, and analyzing the results of this work, it was possible to check that the stu dents are interested in the subject and recognize and differentiate several types and sources of radiation present in everyday life.

Radiation; teaching and learning; contextualization; teaching material


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

LIVROS ANALISADOS

  • FELTRE, R. Química. 6.ed. São Paulo: Moderna, 2004.
  • PERUZZO, F. M. & CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003.
  • SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S.; MATSUNAGA, R. T.; DIBS, M. F.; CASTRO, E. N. F.; SILVA, G. S.; SANTOS, S. M. O. e FARIAS, S. B. Química & sociedade. São Paulo: Nova Geração, 2005.
  • MORTIMER, E. F. e MACHADO, A. H. Química. São Paulo: Scipione, 2002.
  • MAXIMO, A. e ALVARENGA, B. Física. São Paulo: Ed. Scipione, 1997.
  • SAMPAIO, J. L. P. e CALÇADA, C. S. V. Física. 3a edição. São Paulo: Ed. Atual, 2008.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ALSOP, S. & WATTS, M. Sources from a Somerset village: A model for informal learning about radiation and radioactivity. Science Education, v. 81, 1997, p. 633-650.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
  • BROWN, J. S.; A., COLLINS e DUGUID, P. Situated cognition and the culture of learning. Educational Researcher, v. 18, 1989, p. 32-42.
  • CARDOSO, E. M. Aplicações da energia nuclear: apostila educativa. Disponível em: <http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/aplica.pdf>. Acesso em 22 de abril de 2008.
    » http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/aplica.pdf
  • GODIM, M. S. C. e MÓL, G. S. Saberes populares e ensino de Ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 30, 2008, p. 3-9.
  • GOUVEA, L. R. e MACHADO, A. H. Trilhando caminhos para compreender a contextuali%ação no ensi no de Química. 2005. Monografia (Graduação em Química Licenciatura) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
  • HENRIKSEN, E. K. e JORDE, D. High school students' understanding of radiation and the environment: can museums play a role?, Science Education v. 85, n. 2, 2001, p. 189-206.
  • LAJOLO, M. P. Livro didático: um (quase) manual de ensino. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, 1996, p. 40-49.
  • MUNFORD, D. e LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acor do?Ensaio, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, jul. 2007.
  • PEREIRA, O. da S. Raios cósmicos: introduzindo Física moderna no 2° grau. 1997. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
  • POMEROY, D. Science education and cultural diversity: mapping the field. Studies in Science Education. n. 24, 1994, p. 49-73.
  • RICARDO, E.C. Implementação dos PCN em sala de aula: dificuldades e possibilidades. Física na Escola. São Paulo, v. 4, n. 1, 2003, p. 8-11.
  • SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de Química., Química Nova na Escola São Paulo, n. 1, 1995, p. 27-31.
  • SILVA, R. T.; CURSINO, A. C. T.; AIRES, J. A. e GUIMARÃES, O. M. Uma análise dos artigos publicados na seção "Experimentação no ensino de química" da revista Química Nova na Escola 2000-2008. Ensaio, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 245-261, {s.d.}.
  • WARTHA, E.J. e FALJONI-ALÁRIO, A. A contextualização no ensino de Química através do livro didático. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 22, 2005, p. 42-47.
  • 1
    Brasil. Química: catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM/2008. Brasília: MEC, 2007.
  • 2
    As respostas dos estudantes não foram editadas, ou seja, os erros, se existirem, permanecem na escrita.
  • 3
    Comentário sublinhado adicionado pelos autores.
  • 4
    Miguel de Araújo Medeiros - Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: medeiros@ymail.com
  • 5
    Anderson César Lobato - Especializado em Ensino de Ciências por Investigação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Educação Básica da Escola Estadual Ruy Pimenta, do Colégio Sagrado Coração de Jesus e do Curso Preparatório Somatorium. E-mail:acl_bh@yahoo.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2010

Histórico

  • Recebido
    02 Jun 2009
  • Aceito
    28 Jan 2010
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br