Acessibilidade / Reportar erro

A OCORRÊNCIA DE 'FALA PRIVADA' ENTRE ADULTOS: UMA ESTRATÉGIA ANALÍTICA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRAPSICOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS1 1 Esse artigo é uma versão ampliada de um trabalho apresentado no VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 08 a 13 de novembro de 2009.

THE OCCURRENCE OF 'PRIVATE SPEECH' AMONG ADULTS: AN ANALYTICAL STRATEGY FOR STUDYING THE INTRA-PSYCHOLOGICAL FUNCTIONS IN SCIENCE EDUCATION

Resumos

O presente trabalho apresenta um estudo sobre a fala privada em uma tarefa conduzida por um grupo de licenciandos em Física e mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é verificar a ocorrência da fala privada entre adultos e analisar como esse modo de mediação é utilizado em uma situação de resolução de problemas envolvendo conceitos de Física Quântica. Os resultados de uma análise discursiva pautada na perspectiva sociocultural mostraram que a fala privada surgiu da interação dos estudantes com as ferramentas culturais fornecidas pelo cenário sociocultural (roteiro e software). Esse modo de mediação foi utilizado no ordenamento da própria ação, assim como no planejamento de novas ações em direção a solução dos problemas.

Fala Privada; Ensino de Ciências; Abordagem Sociocultural


This paper presents a study on private speech in a task conducted by a group of undergraduate physics students and mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. The aim of this study is to verify the occurrence of private speech among adults and to analyze how this means of mediation is used in a solving-problem situation involving quantum physics concepts. The results of an analysis of discourse based on socio-cultural perspectives showed that private speech came from interaction between students and cultural tools provided by the socio-cultural setting (guide and software). This mean of mediation is used in the ordering of own actions, as well as in the planning of new actions in solving-problems situations.

Private Speech; Science Education; Socio-cultural Perspective


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AGUIR JÚNIOR, O. G.; MORTIMER, E. F. Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 179-207, ago. 2005.
  • BAKHTIN, M. M. {Voloshinov, V. N.}. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
  • COSTA, A. R.; OLIVEIRA,J. P.; ALVES,J. M.. Analisando a construção de explicações individuais e coletivas em aulas sobre ligações iônicas, na 8ª série. Revista Electrónica de Enseñanza de la Ciencias, Vigo, v. 7, n. 1, p. 86-106, 2008. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec>. Acesso em: 12 fev. 2009.
    » http://www.saum.uvigo.es/reec
  • DICAMILLA, F. J.; ANTÓN, M. Private speech: a study of language for thought in the collaborative interaction of language learners. International Journal of Applied Linguistics, Leuven, v. 14, n. 1, p. 36-69, Jan. 2004.
  • FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. The Feynman lectures on Physics. New York: Addison-Wesley, 1963. v. 3.
  • JONES, P. E. From 'external speech' to 'inner speech' in Vygotsky: A critical appraisal and fresh perspectives. Language & Communication, Oxford, v. 29, n. 2, p. 166-181, Apr. 2009.
  • DUARTE, M.; REZENDE, F. Construção discursiva na interação colaborativa de estudantes com um sistema hipermídia de Biomecânica. Revista Electrónica de Enseñanza de la Ciencias, Vigo, v. 7, n. 2, p. 399- 419, 2008. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec>. Acesso em: 21 jun. 2009.
    » http://www.saum.uvigo.es/reec
  • MORTIMER, E. F; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 1-12, set. 2002.
  • OSTERMANN, F; PRADO, S. D; RICCI, T. S. F. Desenvolvimento de um Software para o Ensino de Fundamentos de Física Quântica. A Física na Escola, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 22-25, maio, 2006.
  • PEREIRA, A. P. Fundamentos de Física Quântica na formação de professores: uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. 2008. Dissertação (Mestrado em Física) - Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
  • PEREIRA, A. P.; OSTERMANN, F.; CAVALVANTI, C. J. H. O ensino de Física Quântica na perspectiva sociocultural: uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 8, n. 2, p. 376-398, 2009. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec>. Acesso em: 08 nov. 2009.
    » http://www.saum.uvigo.es/reec
  • PESSOA Jr, O. Conceitos de Física Quântica. 2 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2005
  • PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
  • PIAGET,J. Seis estudos de psicologia. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1973.
  • REZENDE, F.; OSTERMANN, F. Interações discursivas on-line sobre Epistemologia entre professores de Física: uma análise pautada em princípios do referencial sociocultural. Revista Electrónica de Enseñanza de la Ciencias, Vigo, v. 5, n. 3, p. 505-521, 2006. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec>. Acesso em: 03 jan. 2009.
    » http://www.saum.uvigo.es/reec
  • SOSKIN, W. F.; JOH, V. The study on spontaneous talk. In: Barber, G( Org.). The stream of behavior: explorations of its structure and content. New York: MIT Press, 1963. p. 97-144.
  • VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
  • WERTSCH, J. V. Inner speech revisited. Paper presented at Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, New Orleans, 17-20 March 1977.
  • WERTSCH, J. V. From social interaction to higher psychological processes: A clarification and application of Vygotsky's theory. Human Development, Berkeley, v. 22, n. 1, p. 1-22, 1979.
  • WERTSCH, J. V. La mente en acción. Buenos Aires: Aiqué, 1999.
  • WERTSCH, J. V. Voces de la mente: un enfoque sociocultural para el estudio de la acción mediada. Madrid: Visor Distribuciones, 1993.
  • 1
    Esse artigo é uma versão ampliada de um trabalho apresentado no VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 08 a 13 de novembro de 2009.
  • 2
    Utilizaremos aqui o termo 'fala privada' por ser mais usual na literatura.
  • 3
    Assumiremos aqui que a obra 'Marxismo e filosofia da linguagem' é de autoria de Bakhtin.
  • 4
    A fase da primeira infância é o período se estende dos dois aos sete anos de idade, enquanto que a fase lactante corresponde ao período entre o nascimento do bebê e os seus dois anos de idade.
  • *
    Alexsandro Pereira de Pereira, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: alexsandro.pereira@ufrgs.br
  • **
    Fernanda Ostermann, Professora Adjunta do Departamento de Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: fernanda.ostermann@ufrgs.br
  • ***
    Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Professor Adjunto do Departamento de Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: claudio.cavalcanti@ufrgs.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2011

Histórico

  • Recebido
    12 Abr 2010
  • Aceito
    19 Out 2010
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br