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AÇÕES REFLEXIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA

REFLEXIVE ACTIONS IN THE PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHING

Resumos

O objeto de investigação deste trabalho diz respeito aos aspectos relativos a práticas reflexivas e ao discurso junto a dois professores de Química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos, sendo, por isso, considerados experientes. Foram gravados e analisados, qualitativamente, vídeos de aulas e entrevistas realizadas com esses docentes tendo como base teorias prático-reflexivas. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais.

Formação Continuada; Ensino de Química; Prática Reflexiva.


This work consists of an investigation about aspects related to the reflexive practices and the speech, between two chemistry teachers from the statewide network of Teaching of the State of Pernambuco who develop their teaching activities for several years, being therefore, considered experienced. In addition to that, qualitatively analyzed interviews and videos of lessons from these teachers were recorded, and used as theories of practical-reflective input. The analyses of the data showed up that teachers appropriated themselves of aspects that were characteristic of the reflexive practice in the discursive context, meantime, in situations of classrooms, the actions of those teachers appeared characteristically traditional.

Permanent Formation; Chemistry Teaching; Reflexive practice.


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    Agilson nascimento Souza, mestre em ensino das ciências pela universidade federal rural de pernambuco (ufrpe). Atualmente é Químico da universidade federal de pernambuco (ufpe), professor de Química do ensino básico da rede estadual de pernambuco. agilson_ns@yahoo.com.br
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    Suely Alves da silva, doutora em ciências - área de concentração: físico-Química, professora Associada nível 01 da universidade federal rural de pernambuco, com experiência na área de educação, ênfase em ensinoAprendizagem e formação continuada de professores. suelyalves@yahoo.com
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    Rosane Maria Alencar silva, doutora em sociologia, professora do departamento de sociologia da universidade federal de pernambuco (ufpe). email:.rosanealencar@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    11 Jan 2012
  • Aceito
    09 Jun 2012
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