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O IMPACTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NA PRÁTICA DOCENTE DE SEUS ALUNOS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA SOBRE OS SABERES PROFISSIONAIS

THE IMPACT OF A PROFESSIONAL MASTER IN PHYSICS EDUCATION IN THE TEACHING PRACTICE OF THE STUDENTS: A BAKHTINIAN ANALYSIS ON PROFESSIONAL KNOWLEDGE

Resumos

Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na vida profissional de seus alunos, a partir dos conceitos de saberes e de conhecimentos profissionais cunhados, respectivamente, por Tardif (2007) e Porlán; Rivero (1998). A pesquisa foi realizada de acordo com uma análise qualitativa e a discussão dos dados foi feita com base no pensamento sobre análise do discurso do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003). Uma das etapas da investigação foi a entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso. Os resultados sugerem que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções, estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico, os quais o curso de mestrado profissional não parece abalar.

Mestrado profissional; conhecimentos profissionais. formação de professores.


This work aims to analyze the impact of a Professional Master's in Physics Teaching in the professional life of their students throughout the concepts of knowledge and professional knowledge coined respectively by Tardif (2007) and Porlan and Rivero (1998). The investigation is qualitative, based on discourse analysis of Bakhtin (2003). One of the stages of the research presented here is based on semi-structured interviews conducted with twenty students in different situations in relation to the course. The findings suggest that the actions involved in the teaching practice of students concerning curriculum, planning, concepts and beliefs, are steeped in elements of the so called technical rationalism, which the Professional Master's degree does not seem to shatter.

Master's degree; professional knowledge; teacher training.


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  • 1
    Diretoria de Avaliação (DAV) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • 2
    Elaborada pela CAPES/DAV
  • 3
    Assumimos, neste caso, em consonância com Porlán, que o termo epistemológico está associado "ao conjunto de idéias e formas de atuar que têm os professores, que guardam relação mais ou me nos direta com o conhecimento escolar e com seu processo de construção e facilitação, sejam estas idéias de um nível mais epistemológico-filosófico estrito, psicológico, didático-currícular, metodoló gico, experimental, etc., ou se manifestem de forma mais ou menos tácita ou explícita" (PORLAN et al. 1997, p.161).
  • 4
    NI - não informado ou não recorda.
  • 5
    Privado (Priv) - Instituição de Ensino Privado ou Particular, Público (Públ.) - Instituição de Ensi no Público Municipal, Estadual ou Federal.
  • 6
    Média aritmética em relação aos vinte informantes.
  • 7
    Doutoranda em ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: elianealvarez@hotmail.com
  • 8
    8Doutora em ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associado III do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: fernanda.ostermann@ufrgs.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    15 Jan 2012
  • Aceito
    18 Jun 2012
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