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Quais são os valores morais essenciais para a formação médica?

Resumo

Este estudo propõe identificar que valores morais os estudantes de medicina consideram importantes para sua formação e que valores a universidade tem promovido durante a graduação. Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal com 153 estudantes de universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Os participantes consideraram respeito, responsabilidade, paciência e humildade como os valores morais mais importantes para a formação médica, e responsabilidade, respeito, paciência e prudência foram apontados como os mais estimulados durante a graduação. Os estudantes reconhecem a importância da educação moral para a formação profissional e se mostram sensíveis ao tema. Por conseguinte, é necessário capacitar docentes e instituir educação permanente para que a formação moral não seja produto da casualidade ou continue à margem dos currículos.

Palavras-chave:
Educação médica; Ética; Princípios morais

Abstract

Este estudo propõe identificar que valores morais os estudantes de medicina consideram importantes para sua formação e que valores a universidade tem promovido durante a graduação. Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal com 153 estudantes de universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Os participantes consideraram respeito, responsabilidade, paciência e humildade como os valores morais mais importantes para a formação médica, e responsabilidade, respeito, paciência e prudência foram apontados como os mais estimulados durante a graduação. Os estudantes reconhecem a importância da educação moral para a formação profissional e se mostram sensíveis ao tema. Por conseguinte, é necessário capacitar docentes e instituir educação permanente para que a formação moral não seja produto da casualidade ou continue à margem dos currículos.

Keywords:
Education, medical; Ethics; Morals

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo identificar los valores morales que los estudiantes de medicina consideran importantes para su educación y cuáles de estos valores la universidad ha promovido durante la graduación. Este es un estudio cuantitativo, descriptivo y transversal con 153 estudiantes de una universidad pública en el estado de Río de Janeiro, Brasil. Los estudiantes consideraron el respeto, la responsabilidad, la paciencia y la humildad como los valores morales más importantes para la educación médica. La responsabilidad, el respeto, la paciencia y la prudencia se señalaron como los valores más promovidos durante la graduación. Los estudiantes reconocen la importancia de la educación moral para la formación profesional y son sensibles al tema. Por lo tanto, es necesario planear capacitaciones e instituir una educación permanente para los docentes, para que la formación moral no sea producto de la casualidad ni continúe en la marginalidad de los planes de estudio.

Palabras clave:
Educación médica; Ética; Principios morales

Que valores morais seriam essenciais para a boa formação médica? Essa pergunta permeia o imaginário de professores, alunos, pesquisadores e profissionais da saúde. Quando se imagina um bom médico, empatia, respeito, responsabilidade, humildade, bom raciocínio clínico, saber atender às necessidades do indivíduo e da comunidade e comportamento ético vêm à mente 11. Steiner-Hofbauer V, Schrank B, Holzinger A. What is a good doctor? Wien Med Wochenschr [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];168(15-16):398-405. DOI: 10.1007/s10354-017-0597-8
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. Nota-se que a lista enumera atributos relacionados a atitudes, caráter e expertise.

A herança positivista vem perdendo forças, e atualmente considera-se que valores morais têm grande importância na medicina, pois a técnica bem executada não garante sozinha a qualidade do atendimento 11. Steiner-Hofbauer V, Schrank B, Holzinger A. What is a good doctor? Wien Med Wochenschr [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];168(15-16):398-405. DOI: 10.1007/s10354-017-0597-8
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,22. Gracia D. Pensar a bioética: metas e desafios. São Paulo: Loyola; 2010.. Logo, a educação médica deve abarcar tanto formação técnica quanto moral, verdadeiramente indissociáveis, mesmo que sejam frequentemente apresentadas como incompatíveis 33. Burgess A, Oates K, Goulston K. Role modelling in medical education: the importance of teaching skills. Clin Teach [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];13(2):134-7. DOI: 10.1111/tct.12397
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,44. Ferrari AG, Silva CM, Siqueira JE. Ensino de bioética nas escolas de medicina da América Latina. Rev. bioét. (Impr.) [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];26(2):228-34. DOI: 10.1590/1983-80422018262243
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.

As Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001 55. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNS/CES n° 1.133/2001. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Diário Oficial da União [Internet]. Brasília, 3 out 2001 [acesso 15 abr 2020]. Disponível: https://bit.ly/35fdz84
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e 2014 66. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n° 3, de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União [Internet]. Brasília, 23 jun 2014 [acesso 15 abr 2020]. Disponível: https://bit.ly/2ZhS5nf
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destacam a importância da formação concomitantemente generalista, humanizada, crítica, reflexiva e ética, para além do enfoque técnico. É necessário, portanto, transpor o paradigma biomédico e propor matriz curricular que fomente a responsabilidade social por meio da participação ativa do estudante na construção do conhecimento. Deve-se igualmente estimular a atuação em equipes multiprofissionais que priorizem o cenário da atenção primária para o cuidado em saúde com base nas ciências sociais, que abordam temas essenciais para a formação ética do estudante 77. Ferreira MJM, Ribeiro KG, Almeida MM, Sousa MS, Ribeiro MTAM, Machado MMT, Kerr LRFS. Novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de medicina: oportunidades para ressignificar a formação. Interface Comun Saúde Educ [Internet]. 2019 [acesso 15 abr 2020];23(supl 1):e170920. DOI: 10.1590/interface.170920
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.

Os valores morais são incorporados, por exemplo, mediante relações interpessoais de qualidade, reflexão e vivência de situações controvertidas, e a educação ajuda a promover princípios desejáveis para a sociedade 88. Araújo UF, Puig JM. Educação e valores. 2ᵃ ed. Arantes VA, organizadora. São Paulo: Summus; 2007.. Entende-se que é missão da universidade viabilizar a formação moral dos estudantes, ensinando-os, além dos aspectos técnicos do ofício, a ser, conviver, participar e habitar o mundo 99. Serodio A, Kopelman BI, Bataglia PUR. A promoção das competências moral e democrática: por uma virada educacional da bioética. Rev. bioét. (Impr.) [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];24(2):235-42. DOI: 10.1590/1983-80422016242123
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,1010. Puig Rovira JM, Martín García X. Para un currículum de educación en valores. Folios [Internet]. 2015 [acesso 15 abr 2020];(41):7-22. Disponível: https://bit.ly/35cGLwu
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. Dessa maneira, o ensino superior compromete-se com a educação moral dos indivíduos, dando sequência aos estímulos iniciados pela família e escola, compreendendo que esse processo é contínuo.

No entanto, quais valores morais devem ser ensinados na faculdade de medicina? Quais têm sido estimulados? Esses foram os questionamentos que impulsionaram esta pesquisa, cujo objetivo foi identificar que valores morais os estudantes consideram importantes para a formação médica e quais a universidade tem promovido durante a graduação. Vale ressaltar que serão enfatizados os valores do campo da moral e, portanto, não serão abordadas outras características do que se considera um “bom médico”.

Neste artigo serão usadas as expressões “educação em valores”, “educação moral” e “formação moral” como sinônimos, compreendendo que elas têm referenciais teóricos distintos, porém apresentam núcleo comum de discussão: o ensino das questões morais 1010. Puig Rovira JM, Martín García X. Para un currículum de educación en valores. Folios [Internet]. 2015 [acesso 15 abr 2020];(41):7-22. Disponível: https://bit.ly/35cGLwu
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Método

Realizou-se estudo quantitativo, descritivo e transversal com estudantes de faculdade pública de medicina do estado do Rio de Janeiro. Foram considerados elegíveis os discentes regularmente matriculados no oitavo período do curso no primeiro semestre de 2017 e 2018 (n=180). Excluíram-se os alunos envolvidos neste projeto de pesquisa (n=2) e os que estiveram ausentes nos dias em que os dados foram coletados (n=25), totalizando 153 participantes.

Os estudantes foram abordados em sala de aula, com permissão prévia do coordenador e do professor da disciplina. Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicado com 13 perguntas fechadas (Anexo Anexo Questionário Perfil socioeconômico 1. Idade: ____________ 2. Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino 3. Estado civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Viúvo ( ) Divorciado ( ) Outro: _________________________ 4. Cor: ( ) Branca ( ) Preta ( ) Parda ( ) Amarela ( ) Indígena 5. Religião: ( ) Católico ( ) Evangélico ( ) Espírita ( ) Testemunha de Jeová ( ) Ateu ( ) Outra: _________________________ 6. Renda familiar: ( ) De 1 a 5 salários mínimos ( ) De 6 a 11 salários mínimos ( ) De 12 a 16 salários mínimos ( ) De 17 a 22 salários mínimos ( ) Mais de 23 salários mínimos Questões sobre valores morais 7. Que valores morais você acredita que têm sido estimulados durante sua graduação? Você pode assinalar mais de uma alternativa. ( ) Respeito ( ) Justiça ( ) Misericórdia ( ) Esperança ( ) Verdade ( ) Generosidade ( ) Humildade ( ) Responsabilidade ( ) Prudência ( ) Confiança ( ) Caridade ( ) Concórdia ( ) Benevolência ( ) Coragem ( ) Gratidão ( ) Paciência 8. Quais valores morais você considera importantes para sua formação? Você pode assinalar mais de uma alternativa. ( ) Respeito ( ) Justiça ( ) Misericórdia ( ) Esperança ( ) Verdade ( ) Generosidade ( ) Humildade ( ) Responsabilidade ( ) Prudência ( ) Confiança ( ) Caridade ( ) Concórdia ( ) Benevolência ( ) Coragem ( ) Gratidão ( ) Paciência 9. Qual(is) disciplina(s) discutiu(ram) ou proporcionou(aram) vivência desses valores morais? Você pode assinalar mais de uma alternativa. ( ) Biologia Geral I ( ) Epidemiologia II ( ) Semiologia ( ) Neurobiologia ( ) Cardiologia ( ) Radiologia ( ) Saúde e Sociedade I ( ) Dependência Química ( ) Saúde e Sociedade IV ( ) TCS I – A ( ) Dermatologia ( ) TCS III – A ( ) Biologia Celular e Molecular ( ) DIP ( ) TCS IV – A ( ) Psicologia Médica I ( ) DHE ( ) Saúde e Sociedade V ( ) Saúde e Sociedade II ( ) Gastroenterologia ( ) Endocrinologia ( ) Morfologia I ( ) Ginecologia ( ) Epidemiologia IV ( ) Imunobiologia ( ) Obstetrícia ( ) Farmacologia Clínica ( ) Epidemiologia I ( ) Hematologia ( ) Medicina Legal ( ) TCS I – B ( ) ITU ( ) Oncologia ( ) Epidemiologia II ( ) Neurologia ( ) Ortopedia ( ) Saúde e Sociedade III ( ) PGM ( ) Psiquiatria ( ) Morfologia II ( ) Pneumologia ( ) Reumatologia ( ) Fisiologia VI ( ) Antibioticoterapia ( ) Toxicologia ( ) TCS II – A ( ) TCS III – B ( ) Anatomia Patológica ( ) MAD I ( ) PGS III ( ) Patologia Clínica ( ) Fisiologia VII ( ) Neuropsiquiatria Infantil ( ) PAPP ( ) PGS I ( ) Anestesiologia ( ) Ética ( ) Morfologia III ( ) Cirurgia Geral ( ) AMC ( ) Neurocirurgia ( ) MAD II ( ) Cirurgia Plástica ( ) TCS II – B ( ) Cirurgia Torácica ( ) Psicologia Médica II ( ) Geriatria ( ) PGS II ( ) Imunologia Clínica ( ) Pediatria ( ) Nefrologia ( ) Patologia ( ) Neonatologia ( ) MEDLAB ( ) Oftalmologia ( ) Farmacologia ( ) Otorrinolaringologia ( ) Genética ( ) Urologia ( ) Optativa(s). Qual(is)? _____________________________________ TCS: Trabalho de Campo Supervisionado; DIP: Doenças Infectoparasitárias; DHE: Distúrbios Hidroeletrolíticos; ITU: Infecção do Trato Urinário; PGM: Patologias Genitais Masculinas; MAD: Mecanismo de Agressão e Defesa; PGS: Planejamento e Gerência em Saúde; PAPP: Programa de Apoio Psicopedagógico; AMC: Anatomia Médico Cirúrgica; MEDLAB: Medicina Laboratorial 10. Qual método pedagógico utilizado proporcionou melhores discussões a respeito dos valores morais? Você pode assinalar mais de uma alternativa. ( ) Aula expositiva ( ) Discussões em pequenos grupos ( ) Discussão de casos clínicos ( ) Portfólio ( ) Vivência prática ( ) Discussão de filmes ( ) Seminários ( ) Debates( ) Outros: __________________________________ 11. Você acredita que os valores morais têm sido trabalhados de maneira: ( ) Explícita no conteúdo das disciplinas ( ) Implícita no conteúdo das disciplinas 12. Como tem sido a relação entre discentes e docentes durante sua graduação? ( ) Vertical/autoritária ( ) Horizontal/dialogada 13. Você acha que as discussões sobre valores morais contribuirão para a sua prática profissional? ( ) Muito ( ) Pouco ( ) Não ). É importante ressaltar que isso ocorreu no último dia de aula do oitavo período, ou seja, quando os participantes já haviam cursado todas as disciplinas do currículo e passariam ao internato.

A primeira parte do questionário abrangia a identificação sociodemográfica dos participantes (idade, sexo, cor da pele, renda familiar, religião e estado civil), e a segunda parte abordava valores morais e a maneira como os estudantes percebiam sua intersecção com o curso. Os alunos assinalavam itens de múltipla escolha em resposta a questões que visavam identificar, entre outros dados, que valores morais os participantes consideram importantes para a formação, quais consideram que são estimulados ao longo do curso, quais disciplinas/atividades discutiram o tema e o quanto essa discussão contribui para a prática profissional.

Os valores morais indicados nessa parte do instrumento foram escolhidos com base nas virtudes aristotélicas e tomistas apresentadas por MacIntyre 1111. MacIntyre A. Dependent rational animals: why human beings need the virtues? Chicago: Open Court; 2001.. Este autor acredita que justiça, coragem, prudência, verdade, confiança, concórdia, humildade, generosidade, caridade, misericórdia, esperança, benevolência, gratidão e paciência são essenciais para que os indivíduos convivam harmoniosamente em sociedade. Acrescentaram-se “respeito” e “responsabilidade” a esta pesquisa por serem igualmente entendidos como valores morais importantes para a formação médica 1212. Hernando A, Diez-Vega I, Lopez Del Hierro M, Martínez-Alsina M, Diaz-Meco R, Busto MJ et al. Ethical values in college education: a mixed-methods pilot study to assess health sciences students’ perceptions. BMC Med Educ [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];18:289-300. DOI: 10.1186/s12909-018-1396-7
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.

Os dados coletados foram processados e analisados com o pacote estatístico SPSS versão 17.0. Foram descritas frequências absolutas e relativas das variáveis referentes aos discentes e aos valores estudados. Todas as variáveis foram trabalhadas como categóricas, e suas proporções foram descritas. Posteriormente foram testadas associações entre características dos alunos e os valores mais prevalentes. Usou-se o teste qui-quadrado, e a significância foi estabelecida em 5%.

Este estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, e todos os participantes convidados foram devidamente informados e incluídos no estudo somente após assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido.

Resultados

Dos 180 alunos elegíveis para o estudo, 153 (85%) estavam presentes quando o questionário foi aplicado e todos se propuseram a responder às perguntas. A Tabela 1 descreve as características da amostra, predominantemente composta por mulheres (57,5%), pessoas de 23 a 27 anos (66,7%), de cor branca (81,6%) e solteiras (96,7%). Praticamente um quarto dos alunos afirmou não ter religião; entre os religiosos, predominaram católicos (37,2%) e espíritas (15,7%). Quanto à renda familiar, 53,6% recebem até 11 salários mínimos e aproximadamente um quarto recebe entre 17 e 22 salários mínimos.

Tabla 1
Dados sociodemográficos dos 153 estudantes de medicina participantes do estudo (Rio de Janeiro/RJ, 2017-2018)

Os valores morais assinalados como os mais importantes para a formação médica foram “respeito” (93,5%), “responsabilidade” (90,8%), “humildade” (83,7%) e “paciência” (82,4%). As mulheres assinalaram com mais frequência “responsabilidade” e “paciência”, porém sem diferença estatística significante (p=0,06 e p=0,34, respectivamente). Professar ou não alguma religião não levou os participantes a assinalar mais valores morais, e apenas 22 (14,4%) estudantes, em sua maioria mulheres, assinalaram todas as opções. Os participantes consideraram que foram mais estimulados durante a graduação em medicina: “responsabilidade” (73,2%), “respeito” (70,6%), “paciência” (55,6%) e “prudência” (45,1%). Os demais valores apresentaram percentuais inferiores (Tabela 2).

Tabla 2
Valores morais considerados importantes e estimulados no curso de medicina, segundo sexo (Rio de Janeiro/RJ, 2017-2018)

As disciplinas mais assinaladas como tendo discutido ou proporcionado vivência sobre valores morais foram Semiologia (56,9%), Trabalho de Campo I (49,7%), Saúde e Sociedade I (45,8%) e Ética (40%). Outras, como Saúde e Sociedade II e Trabalho de Campo II, atingiram percentuais entre 20 e 39%. As demais ficaram abaixo deste valor (Tabela 3).

Tabla 3
Relação do curso, professores e disciplinas com a formação moral e médica de estudantes de medicina (Rio de Janeiro/RJ, 2017-2018)

A maioria dos estudantes (78,4%) reconhece a vivência prática como melhor forma de estimular valores morais. Contudo, quase todos (82,4%) apontaram que a temática se apresentou de maneira implícita nas disciplinas e atividades educativas, e 63,4% dos respondentes afirmaram que a relação entre professor e aluno é verticalizada. Por fim, 79,1% dos estudantes acreditam que a discussão sobre valores morais contribuirá significativamente para sua prática profissional (Tabela 3).

Discussão

A partir dos resultados apresentados, nota-se que os estudantes compreendem a importância dos valores morais na formação médica, mas identificam poucas situações de aprendizagem relacionadas a eles ao longo do curso. Estudos relatam que virtudes e valores morais se desgastam no decorrer da graduação 1313. Hojat M, Vergare MJ, Maxwell K, Brainard G, Herrine SK, Isenberg GA et al. The devil is in the third year: a longitudinal study of erosion of empathy in medical school. Acad Med [Internet]. 2009 [acesso 15 abr 2020];84(9):1182-91. DOI: 10.1097/ACM.0b013e3181b17e55
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,1414. Seoane L, Tompkins LM, De Conciliis A, Boysen PG 2nd. Virtues education in medical school: the foundation for professional formation. Ochsner J [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];16(1):50-5. Disponível: https://bit.ly/3oDgJsJ
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, mas nesta pesquisa, ainda que os participantes estivessem terminando o oitavo período e, portanto, já houvessem concluído todas as disciplinas e atividades que precedem o internato, se observou a manutenção dos valores, pelo menos de forma conceitual.

Os respondentes deste estudo valorizam principalmente respeito, responsabilidade, paciência, humildade, prudência e confiança como características mais importantes a serem trabalhadas na graduação. Em pesquisa com estudantes espanhóis da área da saúde os resultados foram semelhantes, sendo “responsabilidade” e “respeito” os princípios mais valorados 1212. Hernando A, Diez-Vega I, Lopez Del Hierro M, Martínez-Alsina M, Diaz-Meco R, Busto MJ et al. Ethical values in college education: a mixed-methods pilot study to assess health sciences students’ perceptions. BMC Med Educ [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];18:289-300. DOI: 10.1186/s12909-018-1396-7
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. Outro estudo similar concluiu que estudantes de enfermagem, medicina e odontologia também consideraram a formação moral essencial para a vida profissional, apontando “responsabilidade”, “compromisso” e “ter valores éticos” como preceitos importantes a serem estimulados 1515. Maldonado MC, Majía IS, Ulloa LV. Valores que se fomentan en la escuela universitaria de las ciencias de la salud. Rev Cient Esc Univ Cienc Salud [Internet]. 2015 [acesso 15 abr 2020];2(1):29-36. Disponível: https://bit.ly/2GBPoWZ
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Outros autores 1212. Hernando A, Diez-Vega I, Lopez Del Hierro M, Martínez-Alsina M, Diaz-Meco R, Busto MJ et al. Ethical values in college education: a mixed-methods pilot study to assess health sciences students’ perceptions. BMC Med Educ [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];18:289-300. DOI: 10.1186/s12909-018-1396-7
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,1616. Rabow MW, Evans CN, Remen RN. Professional formation and deformation: repression of personal values and qualities in medical education. Fam Med [Internet]. 2013 [acesso 15 abr 2020];45(1):13-8. Disponível: https://bit.ly/2GI2mCM
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também não identificaram diferenças significativas entre os valores morais assinalados por homens e mulheres. Apesar disso, destaca-se que alguns valores, como “responsabilidade” e “paciência”, foram mais assinalados por estudantes do sexo feminino, o que pode fomentar reflexões sobre gênero na formação moral e profissional 1717. Gilligan C. In a different voice: psychological theory and women's development. Cambridge: Harvard; 1982.. Gilligan 1717. Gilligan C. In a different voice: psychological theory and women's development. Cambridge: Harvard; 1982. demonstrou que mulheres costumam interpretar dilemas morais como problemas de cuidado e, portanto, se apoiam em valores como responsabilidade, respeito, diálogo e paciência para tomar decisões.

A medicina, assim como outras profissões da área da saúde, trabalha com o cuidado, compreendido como o ato de ajudar o outro em sua necessidade. A ação de cuidar, inserida na esfera profissional, deve englobar tanto tarefas técnicas como atitudes, uma vez que empatia, compaixão, afeto e escuta também têm papel terapêutico 99. Serodio A, Kopelman BI, Bataglia PUR. A promoção das competências moral e democrática: por uma virada educacional da bioética. Rev. bioét. (Impr.) [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];24(2):235-42. DOI: 10.1590/1983-80422016242123
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,1818. Moyano LG. La ética del cuidado y su aplicación en la profesión enfermera. Acta Bioeth [Internet]. 2015 [acesso 15 abr 2020];21(2):311-7. Disponível: https://bit.ly/32aOt8w
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. Estes valores alinham-se à promoção de cuidado humanizado, tão preconizado na assistência à saúde 99. Serodio A, Kopelman BI, Bataglia PUR. A promoção das competências moral e democrática: por uma virada educacional da bioética. Rev. bioét. (Impr.) [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];24(2):235-42. DOI: 10.1590/1983-80422016242123
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,1414. Seoane L, Tompkins LM, De Conciliis A, Boysen PG 2nd. Virtues education in medical school: the foundation for professional formation. Ochsner J [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];16(1):50-5. Disponível: https://bit.ly/3oDgJsJ
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,1919. Karches KE, Sulmasy DP. Justice, courage, and truthfulness: virtues that medical trainees can and must learn. Fam Med [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];48(7):511-6. Disponível: https://bit.ly/376dNz3
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.

Valorar o cuidado humanizado é focar não apenas na doença, mas na vida humana. Trata-se de alterar paradigmas e formar profissionais com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde 2020. Passos E, Carvalho YM. A formação para o SUS abrindo caminhos para a produção do comum. Saúde Soc [Internet]. 2015 [acesso 15 abr 2020];24(supl 1):92-101. DOI: 10.1590/s0104-12902015s01008
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. Essas transformações vão ao encontro das Diretrizes Curriculares Nacionais, que buscam fomentar mudanças que levem instituições de ensino superior a assumir compromisso ético-político com a formação em saúde 2121. Montanari PM. Formação para o trabalho no ensino das graduações em saúde. Saúde Soc [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];27(4):980-6. DOI: 10.1590/s0104-12902018180974
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Os quatro valores mais escolhidos como estimulados ao longo da graduação de medicina foram “responsabilidade” (73,2%), “respeito” (70,6%), “paciência” (55,6%) e “prudência” (45,1%), constatando-se que a formação moral oferecida está aquém das expectativas dos alunos. Nota-se que o estímulo da responsabilidade e do respeito foi consideravelmente mais percebido que o dos demais valores. “Responsabilidade”, entendida como a consciência sobre os próprios atos e a aceitação de suas consequências 2222. Japiassú H, Marcondes D. Dicionário básico de filosofia. 3ᵃ ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2001., pode ter sido referida pelos estudantes em razão de vivências explícitas – nas disciplinas de deontologia, que trabalham com o termo “responsabilidade profissional”, previsto no Código de Ética Médica 2323. Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM n° 2.217, de 27 de setembro de 2018. Aprova o Código de Ética Médica. Diário Oficial da União [Internet]. Brasília, n° 211, p. 179, 1° nov 2018 [acesso 28 maio 2020]. Seção 1. Disponível: https://bit.ly/3jXVNdv
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– ou implícitas – mediante o chamado “currículo oculto” 2424. Lehmann LS, Sulmasy LS, Desai S. Hidden curricula, ethics, and professionalism: optimizing clinical learning environments in becoming and being a physician: a position paper of the American College of Physicians. Ann Intern Med [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];168(7):506-8. DOI: 10.7326/M17-2058
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Também é interessante abordar a noção de responsabilidade inserida no campo da moral, pois abarca a concepção de cuidado. A responsabilidade moral não é imposta por lei, mas resultado da consciência de pertencimento ao coletivo, o que gera sentimento de proteção, principalmente em relações assimétricas, como entre médico e paciente 2525. Farias JB Jr. Hans Jonas e Paul Ricoeur: a ética da responsabilidade à luz da alteridade. Sapere Aude [Internet]. 2013 [acesso 15 abr 2020];4(8):243-53. Disponível: https://bit.ly/3lZDl65
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. Os achados de Hernando e colaboradores 1212. Hernando A, Diez-Vega I, Lopez Del Hierro M, Martínez-Alsina M, Diaz-Meco R, Busto MJ et al. Ethical values in college education: a mixed-methods pilot study to assess health sciences students’ perceptions. BMC Med Educ [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];18:289-300. DOI: 10.1186/s12909-018-1396-7
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também deram grande relevância à responsabilidade, sendo interpretados como resultado do amadurecimento dos estudantes e do desejo de aceitação social.

Por sua vez, “respeito” refere-se à forma como o indivíduo enxerga e se relaciona com o outro 2626. Sennett R. El respeto: sobre la dignidad del hombre en un mundo de desigualdad. Barcelona: Anagrama; 2003.. O fato de os estudantes terem sido capazes de percebê-lo indica que este valor permeou as relações interpessoais ao longo da graduação, especialmente as profissionais. Ensinar moralmente inclui se relacionar de maneira respeitosa, responsável, humilde e paciente com discentes, pois é por meio dessa relação na qual se edificam os valores morais que o professor consegue estabelecer ambiente propício para o desenvolvimento cognitivo e moral do estudante 2727. Martínez M, Esteban F, Jover G, Payà M, organizadores. La educación, en teoría. Madrid: Síntesis; 2016..

Apesar disso, ainda há contradição: a maioria dos estudantes reconhece o respeito como valor estimulado na graduação, mas ao mesmo tempo afirma que as relações interpessoais com seus professores são verticais e autoritárias. Se o docente valida formas abusivas de relacionamento, o estudante pode tomá-lo como modelo e reproduzir esse tipo de conduta na relação com outros indivíduos, inclusive na futura relação médico-paciente.

A presença de relações verticalizadas pode estar relacionada ao narcisismo existente nas universidades de maneira geral. Esse comportamento, adotado por alguns professores, pode ser explicado pela dificuldade de aceitar seu “não saber” 2828. Domingues KG, Almeida IMMZP. Sociedade, educação e narcisismo da relação do professor com o não-saber [Internet]. In: Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade; 21-23 set 2011; São Cristovão. São Cristóvão: Educon; 2011 [acesso 15 abr 2020]. Disponível: https://bit.ly/3277clg
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. Assumir sua expertise como verdade absoluta prejudica a construção de novos saberes em conjunto com o outro e de momentos coletivos de reflexão e debate, como preconizado pelas novas metodologias de ensino-aprendizagem. Esse tipo de conduta pode explicar a intensa apreciação da humildade demonstrada pelos estudantes e a baixa percepção de situações envolvendo esse valor moral durante a graduação, indicando ainda que é possível aprender, com exemplos negativos, o que não se tornar.

Admitindo-se que a relação entre professor e estudante é relevante ferramenta para trabalhar a educação moral do aluno e considerando que as relações interpessoais influenciam a formação do indivíduo, essa temática não pode ser ignorada pelo planejamento docente. É preciso desconstruir o consenso de que o campo das relações interpessoais se refere somente à esfera individual, não sendo passível de intervenções e mudanças.

E como ensinar valores morais? A maioria dos estudantes desta investigação (78,4%) reconhece que as vivências práticas são importantes para essa aprendizagem. Esse achado pode corroborar o estudo de Almeida e colaboradores 2929. Almeida PF, Bastos MO, Condé MA, Macedo NJ, Feteira JM, Botelho FP, Silva RL. Trabalho de campo supervisionado II: uma experiência curricular de inserção na atenção primária à saúde. Interface Comun Saúde Educ [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];20(58):777-86. DOI: 10.1590/1807-57622015.0692
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, que trouxe considerações relevantes sobre a inserção de estudantes de medicina na atenção primária à saúde desde o início do curso, auxiliando na formação de profissionais capazes de operar em outra lógica social.

As disciplinas que mais contribuíram para a discussão dos valores morais, segundo os respondentes deste estudo, foram Semiologia (56,9%), Trabalho de Campo I (49,7%), Saúde e Sociedade I (45,8%) e Ética (40%). Todas compartilham atividades como vivência prática e discussões em pequenos grupos, e a maioria delas tem em sua ementa conteúdos explícitos de formação humanística. Esperava-se percentual mais elevado, mas o fato de duas delas serem oferecidas no primeiro período do curso – estando, portanto, sujeitas a viés de memória – pode ter contribuído para o baixo desempenho. Estimava-se a princípio que a disciplina Ética, que tem como proposta explícita a discussão de valores morais e é oferecida no mesmo período cursado pelos respondentes no momento da pesquisa, fosse apresentar resultados mais positivos. Quanto à Semiologia, como os professores variam entre os grupos, a heterogeneidade pode explicar o baixo desempenho.

Oferecer disciplinas de bioética, seguindo as recomendações da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos3030. Organização das Nações Unidas. Declaração universal sobre bioética e direitos humanos [Internet]. Paris: Unesco; 2006 [acesso 28 maio 2020]. Disponível: https://bit.ly/2F8LO6k
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, é outra estratégia importante, garantindo ambiente propício para a reflexão acerca dos conflitos morais existentes na prática profissional e dando suporte para as tomadas de decisão. Técnicas de ensino que valorizam metodologias ativas são potentes ferramentas para estimular a educação em valores. Podem ser aplicadas em nível institucional, com a implementação, por exemplo, da aprendizagem baseada em problemas, ou diretamente na disciplina, com mudanças no papel do docente e atividades que valorizam a participação individual e em pequenos grupos, estimulando a construção em conjunto de conhecimentos relacionados com a prática profissional 3131. Marques LMNSR. As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação de enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2018 [acesso 15 abr 2020];22(3):e20180023. DOI: 10.1590/2177-9465-ean-2018-0023
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. Essas mudanças podem causar certa resistência, dado o desconforto causado pela passagem da ignorância para o conhecimento, como já narrado por Platão 3232. Platão. A república. 3ᵃ ed. São Paulo: Edipro; 2019. na alegoria da caverna.

A moral não é ensinada em uma única disciplina, tampouco somente em teoria. É aprendida por meio do exemplo, da prática, vivenciando conflitos e os abordando de maneira coletiva 14,19,33,34. Valores morais ou virtudes, de acordo com Aristóteles 3535. Aristóteles. Ética a Nicômaco. 4ᵃ ed. São Paulo: Edipro; 2014., são qualidades essenciais do caráter adquiridas pelo hábito e pela rotina com o propósito de alcançar a excelência; são comportamentos desejáveis que devem estar inseridos no currículo 3636. Román B. Formación del carácter: dar lo que uno tiene. In: Esteban F, editor. La formación del carácter de los maestros. Barcelona: Universitat de Barcelona; 2016. p. 19-30..

As virtudes servem como referencial para uma educação em valores, capacitando as pessoas a agir de modo racional e justificado. A prática das virtudes deve ser planejada ao longo do currículo, e a postura do próprio professor deve servir de exemplo 3434. Passi V, Johnson S, Peile E, Wright S, Hafferty F, Johnson N. Doctor role modelling in medical education: BEME Guide no. 27. Med Teach [Internet]. 2013 [acesso 15 abr 2020];35(9):e1422-36. DOI: 10.3109/0142159X.2013.806982
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. A educação moral é promovida quando o docente se torna modelo de atitudes morais, ensinando os alunos a viver moralmente e de modo coerente, alinhando o que diz e o que faz 2727. Martínez M, Esteban F, Jover G, Payà M, organizadores. La educación, en teoría. Madrid: Síntesis; 2016.,3434. Passi V, Johnson S, Peile E, Wright S, Hafferty F, Johnson N. Doctor role modelling in medical education: BEME Guide no. 27. Med Teach [Internet]. 2013 [acesso 15 abr 2020];35(9):e1422-36. DOI: 10.3109/0142159X.2013.806982
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. É possível ensinar moralidade sem agir moralmente 3737. Fenstermacher GD, Osguthorpe RD, Sanger MN. Teaching morally and teaching morality. Teach Educ Q [Internet]. 2009 [acesso 15 abr 2020];36(3):7-19. DOI: 10.2307/23479186
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, mas a conduta moral é condição importante para que os professores se engajem no ensino de conteúdos morais.

Vale destacar a importância do planejamento das questões éticas e morais no currículo, dado que 82,4% dos estudantes reconhecem que o ensino dos valores morais está implícito nas disciplinas e atividades educativas. De acordo com esses dados, a falta de planejamento pedagógico sujeita a formação moral universitária à casualidade, dependente do perfil do professor ou de sua sensibilidade ao tema, não assumindo a competência moral como elemento basilar da formação profissional em saúde 3838. Esteban F, Buxarrais MR. El aprendizaje ético y la formación universitaria: más allá de la casualidad. Teor Educ [Internet]. 2004 [acesso 15 abr 2020];16:91-108. Disponível: https://bit.ly/2ZgO9TS
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.

Não basta reconhecer a importância da educação em valores para a formação universitária, é preciso inseri-la nas reuniões de professores, promover reflexões, capacitar docentes e até mesmo instituir educação permanente, visto que muitos não têm formação pedagógica específica 1414. Seoane L, Tompkins LM, De Conciliis A, Boysen PG 2nd. Virtues education in medical school: the foundation for professional formation. Ochsner J [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];16(1):50-5. Disponível: https://bit.ly/3oDgJsJ
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,3333. Camps VC. Los valores de la educación. 7ᵃ ed. Madrid: Anaya; 2000.,3939. Freitas DA, Santos EMS, Lima LVS, Miranda LN, Vasconcelos EL, Nagliate PC. Saberes docentes sobre o processo de ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface Comun Saúde Educ [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];20(57):437-48. DOI: 10.1590/1807-57622014.1177
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,4040. Serodio A, Kopelman BI, Bataglia PUR. The promotion of medical students’ moral development: a comparison between a traditional course on bioethics and a course complemented with the Konstanz method of dilemma discussion. Int J Ethics Educ [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];1(1):81-9. DOI: 10.1007/s40889-016-0009-8
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. Além disso, faz-se necessário repensar as propostas curriculares dos cursos de pós-graduação stricto sensu, que frequentemente deixam essa lacuna durante a formação de professores ao priorizar a pesquisa 3939. Freitas DA, Santos EMS, Lima LVS, Miranda LN, Vasconcelos EL, Nagliate PC. Saberes docentes sobre o processo de ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface Comun Saúde Educ [Internet]. 2016 [acesso 15 abr 2020];20(57):437-48. DOI: 10.1590/1807-57622014.1177
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.

Como limitações do estudo, aponta-se que apenas 85% dos alunos elegíveis responderam ao questionário, ainda que o percentual de respostas tenha sido elevado. Outra limitação diz respeito ao conhecimento dos participantes sobre os conceitos de valores morais. Pesquisa com alunos e professores de medicina mostrou diferenças no grau de definição de valores como “cortesia” e “simplicidade”, que foram os mais claros, enquanto “honestidade” foi o valor mais difícil de conceituar 4141. Vargas Jorge Z. Valores humanos del médico del siglo XXI: grado de conocimiento de los estudiantes y docentes de la carrera de medicina de la U.M.S.A. 2017. Cuad Hosp Clín [Internet]. 2018 [acesso 11 set 2020];59(1):41-50. Disponível: https://bit.ly/3hbUgyX
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. Nessa perspectiva, seria interessante aliar a análise quantitativa à definição de cada participante sobre valores morais, contribuindo para aprofundar a compreensão sobre a temática. Uma última limitação da pesquisa concerne ao fato de que se inseriram valores morais em número limitado e em questões fechadas, não possibilitando ao participante incluir outro valor que julgasse importante acrescentar.

Considerações finais

“Respeito”, “responsabilidade”, “paciência” e “humildade”, assim como “prudência” e “confiança”, foram os valores morais listados pelos estudantes como essenciais para a formação médica. Os participantes reconhecem a importância da educação moral para a prática profissional e se mostram sensíveis ao tema. No entanto, para que a educação em valores seja efetiva, os professores devem se conscientizar de seu papel de caráter social. Consequentemente, é necessário capacitar docentes e instituir educação permanente para que a formação moral não seja produto da casualidade nem continue à margem dos currículos.

  • Aprovação CEP-UFF CAAE 66918417.0.0000.5243

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Anexo Questionário

Perfil socioeconômico

1. Idade: ____________

2. Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino

3. Estado civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Viúvo ( ) Divorciado ( ) Outro: _________________________

4. Cor: ( ) Branca ( ) Preta ( ) Parda ( ) Amarela ( ) Indígena

5. Religião: ( ) Católico ( ) Evangélico ( ) Espírita ( ) Testemunha de Jeová ( ) Ateu ( ) Outra: _________________________

6. Renda familiar: ( ) De 1 a 5 salários mínimos ( ) De 6 a 11 salários mínimos ( ) De 12 a 16 salários mínimos ( ) De 17 a 22 salários mínimos ( ) Mais de 23 salários mínimos

Questões sobre valores morais

7. Que valores morais você acredita que têm sido estimulados durante sua graduação? Você pode assinalar mais de uma alternativa.

( ) Respeito ( ) Justiça ( ) Misericórdia ( ) Esperança ( ) Verdade ( ) Generosidade ( ) Humildade ( ) Responsabilidade ( ) Prudência ( ) Confiança ( ) Caridade ( ) Concórdia ( ) Benevolência ( ) Coragem ( ) Gratidão ( ) Paciência

8. Quais valores morais você considera importantes para sua formação? Você pode assinalar mais de uma alternativa.

( ) Respeito ( ) Justiça ( ) Misericórdia ( ) Esperança ( ) Verdade ( ) Generosidade ( ) Humildade ( ) Responsabilidade ( ) Prudência ( ) Confiança ( ) Caridade ( ) Concórdia ( ) Benevolência ( ) Coragem ( ) Gratidão ( ) Paciência

9. Qual(is) disciplina(s) discutiu(ram) ou proporcionou(aram) vivência desses valores morais? Você pode assinalar mais de uma alternativa.

( ) Biologia Geral I ( ) Epidemiologia II ( ) Semiologia ( ) Neurobiologia ( ) Cardiologia ( ) Radiologia ( ) Saúde e Sociedade I ( ) Dependência Química ( ) Saúde e Sociedade IV ( ) TCS I – A ( ) Dermatologia ( ) TCS III – A ( ) Biologia Celular e Molecular ( ) DIP ( ) TCS IV – A ( ) Psicologia Médica I ( ) DHE ( ) Saúde e Sociedade V ( ) Saúde e Sociedade II ( ) Gastroenterologia ( ) Endocrinologia ( ) Morfologia I ( ) Ginecologia ( ) Epidemiologia IV ( ) Imunobiologia ( ) Obstetrícia ( ) Farmacologia Clínica ( ) Epidemiologia I ( ) Hematologia ( ) Medicina Legal ( ) TCS I – B ( ) ITU ( ) Oncologia ( ) Epidemiologia II ( ) Neurologia ( ) Ortopedia ( ) Saúde e Sociedade III ( ) PGM ( ) Psiquiatria ( ) Morfologia II ( ) Pneumologia ( ) Reumatologia ( ) Fisiologia VI ( ) Antibioticoterapia ( ) Toxicologia ( ) TCS II – A ( ) TCS III – B ( ) Anatomia Patológica ( ) MAD I ( ) PGS III ( ) Patologia Clínica ( ) Fisiologia VII ( ) Neuropsiquiatria Infantil ( ) PAPP ( ) PGS I ( ) Anestesiologia ( ) Ética ( ) Morfologia III ( ) Cirurgia Geral ( ) AMC ( ) Neurocirurgia ( ) MAD II ( ) Cirurgia Plástica ( ) TCS II – B ( ) Cirurgia Torácica ( ) Psicologia Médica II ( ) Geriatria ( ) PGS II ( ) Imunologia Clínica ( ) Pediatria ( ) Nefrologia ( ) Patologia ( ) Neonatologia ( ) MEDLAB ( ) Oftalmologia ( ) Farmacologia ( ) Otorrinolaringologia ( ) Genética ( ) Urologia ( ) Optativa(s). Qual(is)? _____________________________________

TCS: Trabalho de Campo Supervisionado; DIP: Doenças Infectoparasitárias; DHE: Distúrbios Hidroeletrolíticos; ITU: Infecção do Trato Urinário; PGM: Patologias Genitais Masculinas; MAD: Mecanismo de Agressão e Defesa; PGS: Planejamento e Gerência em Saúde; PAPP: Programa de Apoio Psicopedagógico; AMC: Anatomia Médico Cirúrgica; MEDLAB: Medicina Laboratorial

10. Qual método pedagógico utilizado proporcionou melhores discussões a respeito dos valores morais? Você pode assinalar mais de uma alternativa.

( ) Aula expositiva ( ) Discussões em pequenos grupos ( ) Discussão de casos clínicos ( ) Portfólio ( ) Vivência prática ( ) Discussão de filmes ( ) Seminários ( ) Debates( ) Outros: __________________________________

11. Você acredita que os valores morais têm sido trabalhados de maneira:

( ) Explícita no conteúdo das disciplinas

( ) Implícita no conteúdo das disciplinas

12. Como tem sido a relação entre discentes e docentes durante sua graduação?

( ) Vertical/autoritária ( ) Horizontal/dialogada

13. Você acha que as discussões sobre valores morais contribuirão para a sua prática profissional?

( ) Muito ( ) Pouco ( ) Não

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Jan 2021
  • Data do Fascículo
    Oct-Dec 2020

Histórico

  • Recebido
    30 Set 2019
  • Revisado
    25 Maio 2020
  • Aceito
    28 Maio 2020
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