Acessibilidade / Reportar erro

Pensando a escrita como uma prática discursiva: implicações para a pesquisa em LA

Resumos

Considerando que os discursos circulantes na escola são portadores de valor, e pensando a língua escrita como espaço de manifestação de práticas discursivas inter e intra subjetivas, pretendemos, neste trabalho, a partir dos conceitos de linguagem/discurso como uma prática social, trilhar um percurso que apresenta sugestões para a pesquisa desta modalidade de língua, com vistas a contribuir para um ensino/aprendizagem da língua escrita, que permita incluir, através da valorização dos mecanismos enunciativos, atividades argumentativas e dialógicas em sala de aula.


Considering school discourses as signs which carry value, and at the same time, thinking written language as realizations of intra and inter subjective practices, this paper, assuming the conception of language/discourse as a social practice, intends to present suggestions to go beyond on researches about written language, which attempt to contribute, to its teaching and learning process, through the exploration of argumentative and dialogical classroom activities.


Pensando a escrita como uma prática discursiva: implicações para a pesquisa em LA

Maria Bernadete Fernandes de Oliveira

UFRN

RESUMO

Considerando que os discursos circulantes na escola são portadores de valor, e pensando a língua escrita como espaço de manifestação de práticas discursivas inter e intra subjetivas, pretendemos, neste trabalho, a partir dos conceitos de linguagem/discurso como uma prática social, trilhar um percurso que apresenta sugestões para a pesquisa desta modalidade de língua, com vistas a contribuir para um ensino/aprendizagem da língua escrita, que permita incluir, através da valorização dos mecanismos enunciativos, atividades argumentativas e dialógicas em sala de aula.

ABSTRACT

Considering school discourses as signs which carry value, and at the same time, thinking written language as realizations of intra and inter subjective practices, this paper, assuming the conception of language/discourse as a social practice, intends to present suggestions to go beyond on researches about written language, which attempt to contribute, to its teaching and learning process, through the exploration of argumentative and dialogical classroom activities.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

ABAURRE, M.B.M e outras. Cenas de aquisição da escrita. Campinas. Mercado de Letras 1997.

Atividades de linguagem, textos e discursos,São Paulo. EDUC. 1999.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo, Hucitec, 1969 Esté tica da Criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992. Problemas da Poética de Dostoiévsky. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1981.

BEAUGRANDE, R. A; DRESSLER, W.U. Introduction to Text Linguistics. London, Longman, 1981.

BOURDIEU, P. O Poder simbólico. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1998.

BRANDÃO, H.N. Texto, gêneros do discurso e ensino. In: Chiappini, L. (Org) Gêneros do Discurso na Escola. São Paulo: Córtex. 2000.

BRONCKART, J.P. et .SCHNEUWLY, B. (Eds), Vygotslcy Aujourd'hui Paris. Delachaux et Niestlé. 1985.

BRONCKART, J.P. Perspectives et limites d'une diversification de renseignement du Français. Etudes de Linguistique Appliquée. Nouvelle Sèrie, 83. Paris. Didier-, Érudition, 1991.

CABRAL, M. Avaliação e escrita: um processo integrado. In: Fonseca, F.I. (Org) Pedagogia da escrita: perspectivas. Porto: Porto Editora. 1994.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in Late Modernity. Edinburgh; Edinburgh University Press. 1999. FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polite Press. 1992.

FARACO, C. Pesquisa aplicada em linguagem: alguns desafios para o novo milênio. D.E.L.T.A. vol 17 (especial) 2001.

FOUCAULT, M. L'archéologie du savoir. Paris, Gallimard, 1969 L'ordre du discours. Paris. Gallimard. 1971.

GARCEZ, L. A escrita e o outro. Brasília. UNB, 1998.

GERALDI, J.W. Portos de passagem, São Paulo.Martins Fontes. 1991 Prá tica e Produção de Textos na Escola. Cadernos de Estudos Lingüísticos, 24. Campinas. 1993.

GOES, M.C.R. A criança e a escrita: explorando a dimensão reflexiva do ato de escrever. In: Smolka, A. L. B. e de Goes, M. C. R. (Orgs) A Linguagem e o Outro no espaço escolar. Papirus, Campinas, 1993.

GINZBURG. C. Signes, traces, pistes. Racines d'une paradigme de Tindice. Le Debat, 6. Paris. 1980.

HALLYDAY, M.A. K. and HASAN, R. Cohesion in English. London, Longman, 1976.

KOCH, I.V.; TRAVAGLIA L.C. Texto e coerência. São Paulo, Cortez, 1989.

MOITA LOPES, L.P. Conferência proferida por ocasião do VI CBLA. Belo Horizonte, 2001.

OLIVEIRA, M.B.F. de. A concepção dialógica da linguagem: uma contribuição ao estudo da relação linguagem e cognição. Estudos de Psicologia, v. 1, n.2 , 227-252, .Natal, UFRN, Edufrn. 1996.

_____. Escrita e Ensino: questões teóricas e metodológicas . In: Passeggi, L._____. (Org) Abordagens em Lingüística Aplicada. Natal, Edufrn. 1998. Relações dialógicas, vozes, instauração do outro e o ensino da produção textual. Trabalho apresentado em Mesa-Redonda no II Congresso Internacional da Abralin. UFCe. 2001 (a).

_____. Produções escritas e processos identitários: um estudo de texto de alunos do ensino fundamental. Linguagem e Ensino. Pelotas/RS Vol.4. número 1. Janeiro 2001(b).

SCHNEUWLY, B. La construction sociale du langage écrit chez l'enfant. In J.P. Bronckart et B.Schneuwly (Ed.). Vygotsky Aujourd'hui Paris. Delachaux etNiestlé. 1985.

_____. Diversification et progression en DFLM: l'apport des typologies. Études de Linguistique Appliquée. Nouvelle Série, 83. Paris, Didier-Érudition, 1991.

SILVEIRA, R, M.H. O processo de elaboração de textos: interpretando o "passar a limpo". Linguagem e Ensino, Pelotas p. 39-58, vol 1. n.2, 1998.

SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo,Cortex, 1988.

de GOES, M.C. A criança e a linguagem escrita : considerações sobre a produção de textos. In: de Alencar, E.M.L.S. (Org), Novas contribuições cla psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez Editora, 1992.

VADERMARIN, V. T. Lições de coisas: concepção científica e projeto modemizador para a sociedade. Cadernos Cedes, Campinas, n. 52, p. 74- 87, 2000.

VAN DJIK, T. La ciência del texto. Barcelona. Paidós, 1983.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. Lisboa, Antídoto. 1979.

_____. A Formação Social da Mente. São Paulo.Martins Fontes. 1984.

  • ABAURRE, M.B.M e outras. Cenas de aquisição da escrita Campinas. Mercado de Letras 1997.
  • Atividades de linguagem, textos e discursos,São Paulo. EDUC. 1999.
  • BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem São Paulo, Hucitec, 1969 Esté
  • BEAUGRANDE, R. A; DRESSLER, W.U. Introduction to Text Linguistics London, Longman, 1981.
  • BOURDIEU, P. O Poder simbólico Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1998.
  • BRANDÃO, H.N. Texto, gêneros do discurso e ensino. In: Chiappini, L. (Org) Gêneros do Discurso na Escola São Paulo: Córtex. 2000.
  • BRONCKART, J.P. et .SCHNEUWLY, B. (Eds), Vygotslcy Aujourd'hui Paris Delachaux et Niestlé. 1985.
  • BRONCKART, J.P. Perspectives et limites d'une diversification de renseignement du Français. Etudes de Linguistique Appliquée Nouvelle Sèrie, 83. Paris. Didier-, Érudition, 1991.
  • CABRAL, M. Avaliação e escrita: um processo integrado In: Fonseca, F.I. (Org) Pedagogia da escrita: perspectivas. Porto: Porto Editora. 1994.
  • CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in Late Modernity Edinburgh; Edinburgh University Press. 1999.
  • FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polite Press. 1992.
  • FARACO, C. Pesquisa aplicada em linguagem: alguns desafios para o novo milênio. D.E.L.T.A vol 17 (especial) 2001.
  • FOUCAULT, M. L'archéologie du savoir Paris, Gallimard, 1969 L'ordre du discours
  • Paris. Gallimard. 1971.
  • GARCEZ, L. A escrita e o outro Brasília. UNB, 1998.
  • GERALDI, J.W. Portos de passagem, São Paulo.Martins Fontes. 1991 Prá
  • tica e Produção de Textos na Escola. Cadernos de Estudos Lingüísticos, 24. Campinas. 1993.
  • GOES, M.C.R. A criança e a escrita: explorando a dimensão reflexiva do ato de escrever. In: Smolka, A. L. B. e de Goes, M. C. R. (Orgs) A Linguagem e o Outro no espaço escolar Papirus, Campinas, 1993.
  • GINZBURG. C. Signes, traces, pistes. Racines d'une paradigme de Tindice. Le Debat, 6. Paris. 1980.
  • HALLYDAY, M.A. K. and HASAN, R. Cohesion in English London, Longman, 1976.
  • KOCH, I.V.; TRAVAGLIA L.C. Texto e coerência São Paulo, Cortez, 1989.
  • MOITA LOPES, L.P. Conferência proferida por ocasião do VI CBLA. Belo Horizonte, 2001.
  • OLIVEIRA, M.B.F. de. A concepção dialógica da linguagem: uma contribuição ao estudo da relação linguagem e cognição. Estudos de Psicologia, v. 1, n.2 , 227-252, .Natal, UFRN, Edufrn. 1996.
  • _____. Escrita e Ensino: questões teóricas e metodológicas . In: Passeggi, L._____. (Org) Abordagens em Lingüística Aplicada Natal, Edufrn. 1998.
  • Relações dialógicas, vozes, instauração do outro e o ensino da produção textual Trabalho apresentado em Mesa-Redonda no II Congresso Internacional da Abralin. UFCe. 2001 (a).
  • _____. Produções escritas e processos identitários: um estudo de texto de alunos do ensino fundamental. Linguagem e Ensino Pelotas/RS Vol.4. número 1. Janeiro 2001(b).
  • SCHNEUWLY, B. La construction sociale du langage écrit chez l'enfant. In J.P. Bronckart et B.Schneuwly (Ed.). Vygotsky Aujourd'hui Paris. Delachaux etNiestlé. 1985.
  • _____. Diversification et progression en DFLM: l'apport des typologies. Études de Linguistique Appliquée Nouvelle Série, 83. Paris, Didier-Érudition, 1991.
  • SILVEIRA, R, M.H. O processo de elaboração de textos: interpretando o "passar a limpo". Linguagem e Ensino, Pelotas p. 39-58, vol 1. n.2, 1998.
  • SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita São Paulo,Cortex, 1988.
  • de GOES, M.C. A criança e a linguagem escrita : considerações sobre a produção de textos. In: de Alencar, E.M.L.S. (Org), Novas contribuições cla psicologia aos processos de ensino e aprendizagem São Paulo: Cortez Editora, 1992.
  • VADERMARIN, V. T. Lições de coisas: concepção científica e projeto modemizador para a sociedade. Cadernos Cedes, Campinas, n. 52, p. 74- 87, 2000.
  • VAN DJIK, T. La ciência del texto Barcelona. Paidós, 1983.
  • VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem Lisboa, Antídoto. 1979.
  • _____. A Formação Social da Mente São Paulo.Martins Fontes. 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    2003
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com