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Diferenças e semelhanças entre padrões de interação online em cursos de duas áreas distintas: Bioquímica da Nutrição e Língua Inglesa

Resumos

Este artigo discute o provimento de andaimes - scaffolding - de dois processos distintos de interação sócio-pedagógica realizados em ambientes síncronos de comunicação on-line. Os dados analisados referem-se aos registros de chat de um curso de Inglês para alunos de graduação de diferentes áreas e de um curso de Bioquímica da Nutrição (em Língua Materna) para graduandos da referida área e áreas afins. O objetivo deste artigo é verificar quais são as semelhanças e as diferenças que ocorrem nessas duas situações de comunicação, ou seja, nesses dois contextos distintos de produção de conhecimento. Toda a análise está ancorada na teoria sócio-cultural de Vygotsky, na concepção colaborativa de ensino e aprendizagem, e, principalmente, nas categorias de andaime propostas por Bruner et alii (1976). Os resultados apontam a existência de particularidades distintas e semelhantes na forma com que os andaimes são providos nos dois cursos. Há também indícios de que três das seis categorias de andaimes não são representativas das interações realizadas no contexto sócio-pedagógico midiatizado.


This article discusses the process of scaffolding of two different contexts of interaction in online courses. The corpus is composed of online registration of English classes and Biochemistry classes offered on the Internet through the use of chat. This article aims at verifying which are the differences and the similarities between those real contexts of communication, especially how students and teachers produce knowledge in those environments. The analysis is based on the Socio Cultural Theory and the Communicative Approach. The results show particularities in the scaffolding processes and emphasizes that the most important recurrent categories do not represent the real online interaction that occurs in an online pedagogical chat room


Diferenças e semelhanças entre padrões de interação online em cursos de duas áreas distintas: Bioquímica da Nutrição e Língua Inglesa1 1 Este trabalho foi realizado sob a orientação da Profa. Dra. Denise Bertoli Braga (Unicamp/DLA/IEL) e apresentado como parte do simpósio: A Intermediação da Internet na Cultura de Ensinar e Aprender a Língua Inglesa, no XVII ENPULI, realizado em Florianópolis, SC, em maio de 2003.

Susana Cristina dos ReisI; Valdir SilvaII

IUNICAMP/IEL/CAPES

IIUNEMAT

RESUMO

Este artigo discute o provimento de andaimes - scaffolding - de dois processos distintos de interação sócio-pedagógica realizados em ambientes síncronos de comunicação on-line. Os dados analisados referem-se aos registros de chat de um curso de Inglês para alunos de graduação de diferentes áreas e de um curso de Bioquímica da Nutrição (em Língua Materna) para graduandos da referida área e áreas afins. O objetivo deste artigo é verificar quais são as semelhanças e as diferenças que ocorrem nessas duas situações de comunicação, ou seja, nesses dois contextos distintos de produção de conhecimento. Toda a análise está ancorada na teoria sócio-cultural de Vygotsky, na concepção colaborativa de ensino e aprendizagem, e, principalmente, nas categorias de andaime propostas por Bruner et alii (1976). Os resultados apontam a existência de particularidades distintas e semelhantes na forma com que os andaimes são providos nos dois cursos. Há também indícios de que três das seis categorias de andaimes não são representativas das interações realizadas no contexto sócio-pedagógico midiatizado.

ABSTRACT

This article discusses the process of scaffolding of two different contexts of interaction in online courses. The corpus is composed of online registration of English classes and Biochemistry classes offered on the Internet through the use of chat. This article aims at verifying which are the differences and the similarities between those real contexts of communication, especially how students and teachers produce knowledge in those environments. The analysis is based on the Socio Cultural Theory and the Communicative Approach. The results show particularities in the scaffolding processes and emphasizes that the most important recurrent categories do not represent the real online interaction that occurs in an online pedagogical chat room.

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    Este trabalho foi realizado sob a orientação da Profa. Dra. Denise Bertoli Braga (Unicamp/DLA/IEL) e apresentado como parte do simpósio: A Intermediação da Internet na Cultura de Ensinar e Aprender a Língua Inglesa, no XVII ENPULI, realizado em Florianópolis, SC, em maio de 2003.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Jan 2013
    • Data do Fascículo
      2005
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