Resumos
O objetivo deste artigo é mostrar que a presença do conceito de gênero na sala de aula de língua materna pode transformar a realidade do ensino do texto escrito. A proposta de trabalho com gêneros em foco parte da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo e mostra que cada gênero deve ser trabalhado por um determinado período de tempo, com ênfase em seus conteúdos específicos, que o diferenciam dos demais gêneros, sem perder de vista seu propósito comunicativo. Essa proposta concebe gêneros de texto como uma forma de articular as práticas linguageiras, entendendo-os como passíveis de serem aprendidos, mas, sobretudo, como formas de interação. Concretiza ainda a possibilidade de incluir elementos de estruturação linguística nesse trabalho, sem prejuízo da apropriação de um gênero pelos alunos. Dados empíricos serão apresentados e discutidos para a exemplificação da proposta.
Gênero; ensino de língua materna; elementos de estruturação linguística; interacionismo sociodiscursivo
This article aims at showing that the presence of the concept of genre in mother tongue classrooms may transform the reality of teaching written text production. The proposal of working with genres that we defend departs from the socio-discursive interactionism theory. We pointed out that each genre must be dealt with for a certain period of time, with emphases in its specific contents, which makes it different from the other genres, without forgetting its communicative purpose. This proposal understands the text genres as a way of articulating linguistic practice, which can be learnt, but above all, as ways of interaction. It also makes it possible to include linguistic structure items, without harming students' appropriation of a certain text genre. Empirical data will be presented and discussed in order to exemplify the proposal.
Genre; mother tongue teaching; linguistic structure items; socio- discursive interactionism
ARTIGOS
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
Textual genres and first language teaching: between the path and the stone
Ana Maria de Mattos Guimarães
UNISINOS, E-mail: anag@unisinos.br
RESUMO
O objetivo deste artigo é mostrar que a presença do conceito de gênero na sala de aula de língua materna pode transformar a realidade do ensino do texto escrito. A proposta de trabalho com gêneros em foco parte da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo e mostra que cada gênero deve ser trabalhado por um determinado período de tempo, com ênfase em seus conteúdos específicos, que o diferenciam dos demais gêneros, sem perder de vista seu propósito comunicativo. Essa proposta concebe gêneros de texto como uma forma de articular as práticas linguageiras, entendendo-os como passíveis de serem aprendidos, mas, sobretudo, como formas de interação. Concretiza ainda a possibilidade de incluir elementos de estruturação linguística nesse trabalho, sem prejuízo da apropriação de um gênero pelos alunos. Dados empíricos serão apresentados e discutidos para a exemplificação da proposta.
Palavras-Chave: Gênero; ensino de língua materna; elementos de estruturação linguística; interacionismo sociodiscursivo.
ABSTRACT
This article aims at showing that the presence of the concept of genre in mother tongue classrooms may transform the reality of teaching written text production. The proposal of working with genres that we defend departs from the socio-discursive interactionism theory. We pointed out that each genre must be dealt with for a certain period of time, with emphases in its specific contents, which makes it different from the other genres, without forgetting its communicative purpose. This proposal understands the text genres as a way of articulating linguistic practice, which can be learnt, but above all, as ways of interaction. It also makes it possible to include linguistic structure items, without harming students' appropriation of a certain text genre. Empirical data will be presented and discussed in order to exemplify the proposal.
Keywords: Genre; mother tongue teaching / learning; linguistic structure items; socio- discursive interactionism.
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Recebido em outubro de 2009.
Aprovado em novembro de 2009.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Fev 2013 -
Data do Fascículo
2010
Histórico
-
Recebido
Out 2009 -
Aceito
Nov 2009