Acessibilidade / Reportar erro

Carta da editora

Carta da editora

Andréa Machado de Almeida Mattos

Este número da RBLA traz uma coleção de artigos diversos que deverá agradar a vários leitores. O primeiro artigo, de Brito e Guilherme, analisa os memoriais de aprendizagem de professores de línguas estrangeiras, em formação, para entender como esses professores significam seus processos de aprendizagem e para problematizar os possíveis impactos desses processos em suas vidas profissionais futuras. O segundo artigo, escrito por Baptista, também trata de professores de línguas estrangeiras, em formação, mas focaliza suas reflexões sobre o uso de novas tecnologias no ensino e na aprendizagem de línguas.

Para manter o tema da tecnologia, o próximo conjunto de artigos concentra-se no espaço virtual. O artigo de Gallardo considera as representações da identidade nacional construídas no Facebook por duas estudantes de Letras, usando uma abordagem da Análise Crítica do Discurso, e Medeiros discute como a multimodalidade influencia as escolhas, a navegação e a escrita de alunos de graduação num ambiente virtual de aprendizagem.

Jesus também utiliza uma perspectiva crítica discursiva baseada nos estudos de gênero e sexualidade para analisar um texto publicado na Revista Veja. Seu objetivo é compreender como o texto constrói as noções de masculinidade e feminilidade. Seus resultados sugerem que uma visão predominantemente binária da identidade sexual está presente no texto.

Num veio diferente, Labella-Sánchez usa a análise de necessidades baseada em gêneros textuais para informar a produção de materiais didáticos de espanhol. Seus resultados revelaram um conjunto apropriado de gêneros textuais que devem ser usados com profissionais do ramo imobiliário aprendizes de espanhol e as situações comunicativas em que eles aparecem.

Os dois artigos finais desta edição lidam com o estudo de português. O primeiro, de Angelo e Menegassi, focaliza o português como língua materna e estuda a elaboração de perguntas de leitura por um professor em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa, antes e depois da intervenção dos pesquisadores. O outro artigo, de Franks e Barbosa, focaliza o estudo das características acústicas de algumas vogais do português brasileiro em sílabas tônicas, a fim de distinguir falantes nativos e não nativos da língua.

Este número também inclui duas resenhas: Flannery resenha The Handbook of Conversation Analysis, organizado por Sidnell e Sivers e publicado pela Blackwell; e Araújo resenha o livro EaD em Tela, publicado pela Pontes. Ambos foram publicados em 2013.

Espero que gostem desta edição.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com