Acessibilidade / Reportar erro

A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior

Resumos

O objetivo deste trabalho consistiu em desvendar as representações das relações de gênero socialmente construídas no espaço organizacional de uma universidade pública especializada em ciências agrárias. Para tanto, tomou-se como referência a teoria das representações sociais e as contribuições pós-estruturalistas sobre relações de gênero. Por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa, obteve-se acesso, mediante a análise dos discursos das professoras e professores entrevistados, à construção ou desconstrução das relações vigentes no contexto histórico - social - cultural e psicológico. Essas relações foram distribuídas em categorias como: a relação família-trabalho; a profissionalização como marco de referência na diferenciação de gênero; gênero e magistério superior; e relações de gênero, desempenho no trabalho e ascensão na carreira, possibilitando inferir que nessas instâncias ainda existem assimetrias, apesar do discurso de igualdade promulgado pelos sujeitos organizacionais.


The objective of this work consisted in discovering the representations of the gender relations socially built in the organizational space of a public university specialized in rural sciences. Thus, the social representations theory and the "post-structuralist" contributions about gender relations were taken as references. Through a qualitative methodological perspective, it was accessed, by the analyses of the declarations of teachers who were interviewed, the building or destructions of the current relations in a historical context-social-cultural and psychological. Those relations were distributed in categories as: the relation family-work; the professionalization as a benchmark in the distinction of the gender, gender and higher learning; and gender relations, performance at work and career success, making it possible to infer that in those instances some differences stand still, despite the common idea of equality used by organizational subjects.


ARTIGOS / ARTICLES

A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior

Luciana Cramer I ; Alcielis de Paula Neto I I ; Áurea Lucia Silva I I I

IPsicóloga, Mestre em Administração pela UFLA

IIAdministrador, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA

IIIAdministradora, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA

R ESUMO

O objetivo deste trabalho consistiu em desvendar as representações das relações de gênero socialmente construídas no espaço organizacional de uma universidade pública especializada em ciências agrárias. Para tanto, tomou-se como referência a teoria das representações sociais e as contribuições pós-estruturalistas sobre relações de gênero. Por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa, obteve-se acesso, mediante a análise dos discursos das professoras e professores entrevistados, à construção ou desconstrução das relações vigentes no contexto histórico – social – cultural e psicológico. Essas relações foram distribuídas em categorias como: a relação família-trabalho; a profissionalização como marco de referência na diferenciação de gênero; gênero e magistério superior; e relações de gênero, desempenho no trabalho e ascensão na carreira, possibilitando inferir que nessas instâncias ainda existem assimetrias, apesar do discurso de igualdade promulgado pelos sujeitos organizacionais.

A BSTRACT

The objective of this work consisted in discovering the representations of the gender relations socially built in the organizational space of a public university specialized in rural sciences. Thus, the social representations theory and the "post-structuralist" contributions about gender relations were taken as references. Through a qualitative methodological perspective, it was accessed, by the analyses of the declarations of teachers who were interviewed, the building or destructions of the current relations in a historical context-social-cultural and psychological. Those relations were distributed in categories as: the relation family-work; the professionalization as a benchmark in the distinction of the gender, gender and higher learning; and gender relations, performance at work and career success, making it possible to infer that in those instances some differences stand still, despite the common idea of equality used by organizational subjects.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

R EFERÊNCIAS B IBLIOGRÁFICAS

  • ABRIC, J-C. Pratiques sociales et représentations Paris: PUF. 1994.
  • ALVES, B.M.; PITANGUY, J. O que é
  • CÁLAS, B. ; SMIRCICH, L. 'Do ponto de vista da mulher
  • FLEURY, M.T.L. 'O desvendar a cultura de uma
  • GUARESCHI, P.A.; JOVCHELOVITCH, S. Introdução. In:
  • JODELET, D. Représentations sociales: un
  • JOVCHELOVITCH, S. Textos em
  • LOURO, G.L. Nas redes do conceito de gênero [on
  • _____________. Gênero e magistério: identidade, história e representação [on line]. 2000b. Disponível: http://www.ufrgs/faced/geerge/duvida.html
  • MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing São
  • MEDRADO, B. A masculinidade nos comerciais de
  • MEYER, D. E.E. A dúvida como postura intelectual : uma
  • MINAYO, M.C. de S. O conceito de representações
  • ORLANDI, E.P. Discurso e leitura 3.ed.
  • REED, M. 'Teorização organizacional: um campo
  • SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil para análise
  • SITYA, C.V.M. A lingüística
  • SPINK, M.J. Desvendando as teorias implícitas: uma
  • STRATI, A. Organizational symbolism a social construction: A perspective
  • TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à
  • WEIERS, R.M. Investigación de mercados México:

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 2002
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br