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Responsabilidade social empresarial e estratégia: um estudo sobre a gestão do público interno em duas empresas signatárias do global compact

Resumos

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas em presas brasileiras signatárias da Agenda Global Compact, proposta pela ONU, sobre a responsabilidade social empresarial na gestão do público interno. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita à luz de cinco definições do conceito de estratégia, propostas por Mintzberg et al. (2003): plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. A partir de indicadores como gestão participativa; combate ao preconceito e discriminação; políticas de remuneração, benefícios e carreira; e saúde e segurança do trabalhador, investigou-se qual o sentido de estratégia que orienta a responsabilidade social perante o público interno das empresas. Como conclusão, aponta-se a idéia de que a estratégia subjacente à política de recursos humanos parece ter a acepção de plano (direção de ação para o futuro), em função do uso instrumental da participação dos empregados e do estabelecimento de participação nos lucros e resultados a partir do alcance de metas. A acepção de estratégia como estratagema (truque para enganar os concorrentes ou outros stakeholders) pareceu refutada, em função da boa remuneração paga pelas empresas aos empregados e de uma política de preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores.


The current article presents the results of research on corporate social responsibility carried out at two Brazilian companies that signed the UN’s Global Compact Agen da. The interpretation of the data was based on the five concepts of strategy proposed by Mintzberg et al (2003), which are: plan, pattern, position, perspective and ploy. The variables researched were: participative management, valuing diversity (equal opportunities for all people regardless of sex, race, age, or any other special need), salary policy, benefits and career opportunities, and worker’s health and safety. What was investigated was the meaning of strategy that guided corporate social responsibility towards its employees (internal stakeholders). It was concluded that the concept of strategy underlying the human resources’ policy seems to be the one of plan (directing action towards the future), given the instrumental use of worker’s participation and the establishment of profit sharing based on achieving goals. The concept of strategy as ploy (a trick to fool competitors or other stakeholders) seemed to be refuted due to the good salary paid to employees and the policy of worker’s health and safety.


ARTIGOS

Responsabilidade social empresarial e estratégia: um estudo sobre a gestão do público interno em duas empresas signatárias do global compact1 1 Os autores deste artigo são pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social NUPEGS - PUC/MG, coordenado por Roberto Patrus Pena.

Roberto Patrus PenaI; Helena QueirozII; Antonio Carvalho NetoIII; Armindo TeodósioIV; Andréa Soares DiasV; Tássia FernandesVI

IProf. PPGA/PUC-MG

IIMestre em Administração PPGA/PUC-MG

IIIProf. PPGA/PUC-MG

IVDoutorando em Administração FGV/SP

VMestranda em Administração Faculdade Novos Horizontes

VIGraduada em Relações Internacionais

RESUMO

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas em presas brasileiras signatárias da Agenda Global Compact, proposta pela ONU, sobre a responsabilidade social empresarial na gestão do público interno. A interpretação dos dados da pesquisa foi feita à luz de cinco definições do conceito de estratégia, propostas por Mintzberg et al. (2003): plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema. A partir de indicadores como gestão participativa; combate ao preconceito e discriminação; políticas de remuneração, benefícios e carreira; e saúde e segurança do trabalhador, investigou-se qual o sentido de estratégia que orienta a responsabilidade social perante o público interno das empresas. Como conclusão, aponta-se a idéia de que a estratégia subjacente à política de recursos humanos parece ter a acepção de plano (direção de ação para o futuro), em função do uso instrumental da participação dos empregados e do estabelecimento de participação nos lucros e resultados a partir do alcance de metas. A acepção de estratégia como estratagema (truque para enganar os concorrentes ou outros stakeholders) pareceu refutada, em função da boa remuneração paga pelas empresas aos empregados e de uma política de preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores.

ABSTRACT

The current article presents the results of research on corporate social responsibility carried out at two Brazilian companies that signed the UN’s Global Compact Agen da. The interpretation of the data was based on the five concepts of strategy proposed by Mintzberg et al (2003), which are: plan, pattern, position, perspective and ploy. The variables researched were: participative management, valuing diversity (equal opportunities for all people regardless of sex, race, age, or any other special need), salary policy, benefits and career opportunities, and worker’s health and safety. What was investigated was the meaning of strategy that guided corporate social responsibility towards its employees (internal stakeholders). It was concluded that the concept of strategy underlying the human resources’ policy seems to be the one of plan (directing action towards the future), given the instrumental use of worker’s participation and the establishment of profit sharing based on achieving goals. The concept of strategy as ploy (a trick to fool competitors or other stakeholders) seemed to be refuted due to the good salary paid to employees and the policy of worker’s health and safety.

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Referências

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    Os autores deste artigo são pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social NUPEGS - PUC/MG, coordenado por Roberto Patrus Pena.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Out 2014
    • Data do Fascículo
      Mar 2007
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