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Os objetivos e as estratégias de participação do público-alvo nos projetos de desenvolvimento rural

Objectives and strategies of target group participation in rural development projects

Resumos

Em meados da década de 90, as intervenções passam a apresentar conteúdo fortemente marcado por preocupações socioeconômico e ambiental. Entretanto, é a partir de 2000 que ocorre um aumento expressivo de projetos delineados sob esses propósitos, advindos das diretrizes políticas nacionais e estaduais com caráter de desenvolvimento. Nesse sentido, o artigo analisa o planejamento de cento e cinco projetos de desenvolvimento, utilizando a taxonomia de Amartya Sen de intervenções de cunho Utilitarista, Libertarista e de Geração de Liberdades Substantivas, nos termos da chamada avaliação pró-ativa. Esta análise demonstra que, embora quase todas as intervenções tenham sido delineadas sob o pressuposto de desenvolvimento, a maior parte delas não apresenta planejamento adequado para sua efetividade.


In the middle of the decade of 90, the interventions start to present content strongly marked by socioeconomic and environmental concerns. However it is starting from 2000, that it happens an expressive increase of projects delineated under those purposes, proceeding of the national and state political guidelines with development character. In this sense, the paper analyzes the planning of hundred five development projects, using the orientations of Amartya Sen of interventions Utilitarista, Libertarista and of Generation of Substantive Freedoms, in the terms of the call pro-active evaluation. This analysis demonstrates that, although almost all of the interventions have been delineated under the development presupposition, most of them doesn't present appropriate planning for her effectiveness.


ARTIGOS

Os objetivos e as estratégias de participação do público-alvo nos projetos de desenvolvimento rural

Objectives and strategies of target group participation in rural development projects

Cyntia Meireles de OliveiraI; José Norberto MunizII; Ana Louise de Carvalho FiúzaIII

IProfª da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

IIProf. da Universidade Federal de Viçosa - UFV

IIIProfª da Universidade Federal de Viçosa - UFV

RESUMO

Em meados da década de 90, as intervenções passam a apresentar conteúdo fortemente marcado por preocupações socioeconômico e ambiental. Entretanto, é a partir de 2000 que ocorre um aumento expressivo de projetos delineados sob esses propósitos, advindos das diretrizes políticas nacionais e estaduais com caráter de desenvolvimento. Nesse sentido, o artigo analisa o planejamento de cento e cinco projetos de desenvolvimento, utilizando a taxonomia de Amartya Sen de intervenções de cunho Utilitarista, Libertarista e de Geração de Liberdades Substantivas, nos termos da chamada avaliação pró-ativa. Esta análise demonstra que, embora quase todas as intervenções tenham sido delineadas sob o pressuposto de desenvolvimento, a maior parte delas não apresenta planejamento adequado para sua efetividade.

ABSTRACT

In the middle of the decade of 90, the interventions start to present content strongly marked by socioeconomic and environmental concerns. However it is starting from 2000, that it happens an expressive increase of projects delineated under those purposes, proceeding of the national and state political guidelines with development character. In this sense, the paper analyzes the planning of hundred five development projects, using the orientations of Amartya Sen of interventions Utilitarista, Libertarista and of Generation of Substantive Freedoms, in the terms of the call pro-active evaluation. This analysis demonstrates that, although almost all of the interventions have been delineated under the development presupposition, most of them doesn't present appropriate planning for her effectiveness.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
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