Acessibilidade / Reportar erro

Redes interorganizacionais, poder e dependência no futebol brasileiro

Interorganizational networks, power and dependency in Brazilian football

Resumos

A partir do caso de um clube de futebol profissional, a pesquisa procura construir uma rede interorganizacional de modo a identificar os atores envolvidos e a examinar como se estabelecem relacionamentos entre eles. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com informantes diretamente envolvidos no caso e com outros profissionais relevantes. As análises focalizaram relações duais: televisão / esporte; esporte / patrocinador; e televisão / patrocinador. Observou-se que a maior empresa nacional de televisão, representando uma emissora aberta e um canal fechado, é a grande detentora do poder na rede, sendo a única empresa de transmissão capaz de pagar os direitos cobrados e, assim, oferecer um recurso essencial para as entidades esportivas e para os patrocinadores, que é a exposição. Os patrocinadores, também, são importantes para as entidades esportivas, pois representam, em média, 25% das receitas dos clubes. As entidades esportivas, a seu turno, fornecem o "produto" - o "desempenho esportivo" - mas, em função de sua relativa debilidade financeira, têm apenas reduzido poder na rede.

Esporte; Futebol-Brasil; Clubes de Futebol; Redes Interorganizacionais; Poder


Starting from the case of a professional football club, the paper intends to build the whole interorganisational network it belongs to in such a way that involved actors be identified and their mutual relationships be examined. Data have been collected from semi-structured interviews whose respondents were selected for their direct or indirect participation in the network. Analysis has focused on three dual relationships - television / sport, sport / sponsor, and television / sponsor. It has been found that the largest Brazilian communications company, including both an open-signal and a cable channel, holds the biggest power along the network. Sponsors are also important to the extent that they represent some 25% of clubs' receipts. Sport organizations produce and provide the "service" - say, the "sport show" - yet have reduced power in the network, probably due to their relatively weak financial standing.

Sport; Football-Brazil; Football Club; Interorganisational Networks; Power


ARTIGOS

Redes interorganizacionais, poder e dependência no futebol brasileiro

Interorganizational networks, power and dependency in Brazilian football

Frederico A. de CarvalhoI; Maria Cecilia Pinto MarquesII; José Luis Felicio CarvalhoIII

IProf. da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

IIAnalista Financeiro, Tele Norte Leste Participações

III Prof. da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FACC/UFRJ

RESUMO

A partir do caso de um clube de futebol profissional, a pesquisa procura construir uma rede interorganizacional de modo a identificar os atores envolvidos e a examinar como se estabelecem relacionamentos entre eles. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com informantes diretamente envolvidos no caso e com outros profissionais relevantes. As análises focalizaram relações duais: televisão / esporte; esporte / patrocinador; e televisão / patrocinador. Observou-se que a maior empresa nacional de televisão, representando uma emissora aberta e um canal fechado, é a grande detentora do poder na rede, sendo a única empresa de transmissão capaz de pagar os direitos cobrados e, assim, oferecer um recurso essencial para as entidades esportivas e para os patrocinadores, que é a exposição. Os patrocinadores, também, são importantes para as entidades esportivas, pois representam, em média, 25% das receitas dos clubes. As entidades esportivas, a seu turno, fornecem o "produto" - o "desempenho esportivo" - mas, em função de sua relativa debilidade financeira, têm apenas reduzido poder na rede.

Palavras-chave: Esporte. Futebol-Brasil. Clubes de Futebol. Redes Interorganizacionais. Poder

ABSTRACT

Starting from the case of a professional football club, the paper intends to build the whole interorganisational network it belongs to in such a way that involved actors be identified and their mutual relationships be examined. Data have been collected from semi-structured interviews whose respondents were selected for their direct or indirect participation in the network. Analysis has focused on three dual relationships - television / sport, sport / sponsor, and television / sponsor. It has been found that the largest Brazilian communications company, including both an open-signal and a cable channel, holds the biggest power along the network. Sponsors are also important to the extent that they represent some 25% of clubs' receipts. Sport organizations produce and provide the "service" - say, the "sport show" - yet have reduced power in the network, probably due to their relatively weak financial standing.

Keywords: Sport. Football-Brazil. Football Club. Interorganisational Networks. Power

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS

ACHROL, R.; REVE, T.; STERN, L. The environment of marketing channel dyads: a framework for comparative analysis. Journal of Marketing, v. 47, fall 1983, p. 55-67.

AIDAR, A.; LEONCINI, M. Evolução do futebol e do futebol como negócio. In: AIDAR, A.; LEONCINI, M.; OLIVEIRA, J. (Orgs.). A nova gestão do futebol. Rio de Janeiro: FGV, 2000, p. 41-62.

ALVES, J.; PIERANTI, O. O Estado e a formulação de uma política nacional de esporte no Brasil. RAE Eletrônica, v. 6, n. 1, 2007.

ANDERSON, J.; HAKANSSON, H.; JOHANSON, J. Dyadic business relationships within a business network context. Journal of Marketing, v. 58, oct. 1994, p. 1-15.

BABIAK, K. Determinants of interorganizational relationships: the case of a Canadian nonprofit sport organization. Journal of Sport Management, v. 21, n. 3, 2007, p. 338-376. BAUER, M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 189-217.

BENSON, J. K. The interorganizational network as a political economy. Administrative Science Quarterly, v. 20, n. 2, 1975, p. 229-249.

BETTI, M. Esporte, entretenimento e mídias: implicações para uma política de esporte e lazer. Impulso, v. 16, n. 39, 2005, p. 83-89.

BRASS, D.; BURKHARDT, M. Potential power and power use: an investigation of structure and behavior. Academy of Management Journal, v. 38, n. 3, 1993, p. 441-470.

CALLOWAY, M., MORRISSEY, Accuracy and reliability of self-reported data in interorganizational networks. Social Networks, v. 15, no. 4, 1993, p. 377-398.

COELHO NETTO, P. História do Fluminense. 2. ed. Rio de Janeiro: Pluri, 2002.

CORREA, D. Estratégias para a construção de competências coletivas no esporte: o caso do futebol profissional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005. Anais... Brasília: Anpad, 2005.

COSTA, A. Cultura brasileira e organização cordial: ensaio sobre a torcida Gaviões da Fiel. In: PRESTES MOTTA, F.; CALDAS, M. (Orgs.) Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997,p. 221-238.

COSTA, A. A organização cordial: ensaio de cultura organizacional do Grêmio Gaviões da Fiel. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 6, 1995, p. 40-54.

COSTA, M. Esporte de alto rendimento: produção social da modernidade - o caso do vôlei de praia. Sociedade e Estado, v. 22, n. 1, 2007, p. 35-69.

CURY Jr., L. Processo decisório interorganizacional: um estudo de caso sobre o calendário do futebol brasileiro. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005. Anais... Brasília: Anpad, 2005.

DALMORO, M.; VIEIRA, K.; VENTURINI, J. Percepção dos fatores de sucesso e insucesso de redes interorganizacionais de cooperação. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 5. 2008. Anais... Belo Horizonte: Anpad, 2008.

DAMO, A. Futebol e identidade social: uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

DONADONE, J. A apropriação e recontextualização de práticas organizacionais. RAE-Eletrônica, v. 1, n. 1, 2002, p. 1-14.

DRANSFELD, H.; JACOBS, G.; DOWSLAND, W. Interactive TV & Formula 1: a strategic issue for engine suppliers. European Business Review, v. 99, n. 5, 1999, p. 292-299.

ERICKSON, G. S.; KUSHNER, R. J. Public event networks: an application of marketing theory to sporting events. European Journal of Marketing, v. 33, n. 3/4, 1999, p. 348-364.

FARIA, A. Repensando redes estratégicas no Brasil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

FISCHER, T.; Mac-ALLISTER, M. Nota técnica: jogando com cultura organizacional. In: CLEGG, S. et al. (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, v. 2, 2001, p. 252-259.

FLAMARKETING, A força da marca Flamengo. Rio de Janeiro: CRF, 2006.

FORD, D. Understanding business markets: interaction, relationships, networks. London: Academic Press, 1990.

FRANZINI, F. Futebol é "coisa para macho"? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, 2005, p. 315-328.

GIGLIO, S.; MORATO, M.; STUCCHI, S.; ALMEIDA, J. O dom de jogar bola. Horizontes Antropológicos, v. 14, n. 30, 2008, p. 67-84.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIOVANNETTI, B.; ROCHA, B.; SANCHES, F.; SILVA, S. Medindo a fidelidade das torcidas brasileiras: uma análise econômica no futebol. Revista Brasileira de Economia, v. 60, n. 4, 2006. p. 389-406.

GONÇALVES, J.; COSTA, C. Empresarização e controle: o caso do Figueirense Futebol Clube. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 4, 2006. Anais... Porto Alegre: Anpad, 2006.

GRAHAM, S.; GOLDBLATT. J.; DELPY, L. The ultimate guide to sport event management and marketing. Chicago: Irwin Professional Publishing, 1995.

GRESENBERG, A. Patrocínio esportivo e imagem de empresa. Dissertação de Mestrado em Administração. EAESP, Fundação Getulio Vargas. São Paulo, 1993.

GRYNBERG, C. O impacto do patrocínio esportivo no consumidor: um modelo para mensuração de sua efetividade. Dissertação de Mestrado em Administração. IAG, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007.

HELAL, R. A construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro. ALCEU, v. 4, n. 7, 2003, p. 19-36.

HELLGREN, B.; STJERNBERG, T. Networks: an analytical tool for understanding complex decision processes. International Studies of Management and Organization, v. 17, n. 1, 1987, p. 88-101.

IPSOS-MARPLAN. Dossiê Esporte. Rio de Janeiro: Globosat Programadora, 2006.

LAUMANN, E. O.; MARSDEN, P. V., Microstructural analysis in interorganizational systems. Social Networks, v. 4, n. 4, 1982, p. 329-348.

LEANDRO, P. A "torcida" de futebol como público consumidor na lógica da comunicação massiva: a narrativa da mídia. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2008. Anais... Salvador: UFBA, 2008.

LEITE, A. Cultura organizacional e desenvolvimento do poder. Revista de Ciências Gerenciais, v. 10, 2006, p. 41-50.

LIVATO, M.; BENEDICTO, G.; ALVES, M.; OSÓRIO, W.; SILVA FILHO, C. Reestruturação dos canais de distribuição como vantagem competitiva: um estudo das redes de empresas no varejo supermercadista. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

MACEDO-SOARES, T.; TAUHATA, T.; LIMA, F. Redes estratégicas no setor de aviação: o caso Varig - Star Alliance. Revista de Administração Pública, v. 38, n. 5, 2004, p. 751-777 .

MARQUES, D.; COSTA, A. Governança corporativa e clubes de futebol profissionais: um estudo de caso com um clube do estado de São Paulo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006. Anais... Salvador: Anpad, 2006.

MATTSSON, L. G. Relationship marketing in a network perspective. In: GEMÜNDEN, H. G.; RITTER, T.; WALTER, A. (Orgs.) Relationships and networks in international markets. Oxford: Elsevier, 1997, p. 37-51.

MEENAGHAN, T. Current developments & future directions in sponsorship. International Journal of Advertising, v. 17, n. 1, 1998, p. 3-28.

MELO, L. O esporte como fator dinâmico da indústria do entretenimento. In: SÁ, E. (Org.), Pão e circo. Rio de Janeiro: Palavra e Imagem, 2003. MELO NETO, F. Marketing esportivo. Rio de Janeiro: Record, 1995. MOUSTAKAS, C. Phenomenological research methods. Thousand Oaks: Sage, 1994. NIXON, H. L. Social network analysis of sport: emphasizing social structure in sport sociology. Sociology of Sport Journal, v. 10, n. 3, 1993, p. 315-321. OLKKONEN, R. Case study: the network approach to international sponsorship arrangement. Journal of Business and Industrial Marketing. v. 16, n. 4, 2001, p. 309-329. ONODY, R. N.; CASTRO, P.A. Complex network study of Brazilian soccer players.

Physical Review, series E, v. 70, DOI 10.1103/PhysRevE,70.037103, 2004. PANIAGO, R. Teoria geral da administração made in Brazil. São Paulo: Plêiade, 2006. PARK, S. H. Managing an interorganizational network: a framework of the institutional mechanism for network control. Organization Studies, v. 17, no. 5, 1996, p. 795-824

PATTON, M. Qualitative evaluation and research methods. 2. ed. London: Sage, 1990. PAULSON, S. K. A paradigm for the analysis of interorganizational networks. Social Networks, v. 7, no. 2, 1985, p. 105-126.

POZZI, L. A grande jogada: teoria e prática do marketing esportivo. S. Paulo: Globo, 1998.

PUFFAL, D.; TONDOLO, V. A evolução do campo de estudo de redes interorganizacionais: uma análise de publicações internacionais das relações entre empresas. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 5., 2008. Anais... Belo Horizonte: Anpad, 2008.

REYES Jr., E. Mensuração das relações sociais nas redes interorganizacionais. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 5., 2008. Anais... Belo Horizonte: Anpad, 2008.

RITTER, T.; GEMÜNDEN, H. G. Interorganizational relationships and networks: an overview. Journal of Business Research, v. 56, 2003, p. 691-697.

ROCHA, E. O aspecto social da iconografia do futebol e estudo de caso das agremiações desportivas cariocas. Dissertação de Mestrado em Artes e Design.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008.

ROSS, W.; ROBERTSON, D. Compound relationships between firms. Journal of Marketing, v. 71, n. 3, 2007. p. 108-123.

SAMPIERI, R.; COLLADO, C.; LUCIO, P. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SANTOS, A.; GIMENEZ, L.; REBOUÇAS, S.; RENNÓ, T. Esportes no Brasil: situação atual e propostas para desenvolvimento. BNDES Conhecimento. Disponível em http://www.bndes.gov.br/conhecimento/bnset/esporte.pdf. Visualizado em 31 de outubro de 2008.

SOBRÉ, L. O. Jogo da paz. Jornal da USP, ano XXI, n. 761, 2 a 7 de maio de 2006. Disponível em http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2006/jusp761/cinema.htm. Visualizado em 15 de maio de 2008.

SVENSSON, G. The measurement and evaluation of mutual dependence in specific dyadic business relationships. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 17, n. 1, 2002, p. 56-74.

TEITELBAUM, I.; LUCE, F. Marketing esportivo: uma volta de apresentação. Revista Brasileira de Administração Contemporânea, v. 1, n. 5, 1995, p. 37-53.

TEIXEIRA, S. Chega de várzea. Negócios Exame, fev. 2001, p.17-27.

THIBAULT, L.; HARVEY, J. Fostering interorganizational linkages in the Canadian sport delivery system. Journal of Sport Management, v. 11, n. 1, 1997, p. 45-68.

THOMPSON, J. Professional wrestling in Japan - media and message. International Journal for the Sociology of Sport, v. 21, n. 1, 1986, p. 65-81.

TIKKANEN, H. The network approach in analyzing international marketing and purchasing operations. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 13, n. 2, 1998, p. 109-131.

VERGARA, S. Métodos de pesquisa em Administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006

WEBSTER, F. E.; WIND, Y. A general model for understanding organizational buying behavior. Journal of Marketing, v. 36, 1972, p. 12-19.

WEGNER, D.; PADULA, A. Quando as redes falham: um estudo de caso sobre o fracasso na cooperação interorganizacional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

WOHLFEIL, M.; WHELAN, S. Consumers motivations to participate in event marketing strategies. Journal of Marketing Management, v. 22, n. 5/6, 2006, p. 643-669.

WOLFE, R.; MEENAGHAN, T.; O'SULLIVAN, P. Sport, media and sponsor - the shifting balance of power in the sports network. Irish Marketing Review, v. 10, n. 2, 1997, p. 53-66.

________; ________; ________. The sports network: insights into the shifting balance of power. Journal of Business Research, v. 55, n. 2, 2002, p. 611-622.

WOOD Jr., T. Nota técnica: frutas maduras em um supermercado de idéias mofadas. In: CLEGG, S. et al. (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, v. 1, 1998, p. 267-271.

YIN, R. Case study research: design and methods. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 1994.

ZANETTI, E.; GUSSO, R. Administração, futebol & cia: metáforas do futebol aplicadas ao mundo empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

  • ACHROL, R.; REVE, T.; STERN, L. The environment of marketing channel dyads: a framework for comparative analysis. Journal of Marketing, v. 47, fall 1983, p. 55-67.
  • AIDAR, A.; LEONCINI, M. Evolução do futebol e do futebol como negócio. In: AIDAR, A.; LEONCINI, M.; OLIVEIRA, J. (Orgs.). A nova gestão do futebol Rio de Janeiro: FGV, 2000, p. 41-62.
  • ALVES, J.; PIERANTI, O. O Estado e a formulação de uma política nacional de esporte no Brasil. RAE Eletrônica, v. 6, n. 1, 2007.
  • ANDERSON, J.; HAKANSSON, H.; JOHANSON, J. Dyadic business relationships within a business network context. Journal of Marketing, v. 58, oct. 1994, p. 1-15.
  • BABIAK, K. Determinants of interorganizational relationships: the case of a Canadian nonprofit sport organization. Journal of Sport Management, v. 21, n. 3, 2007, p. 338-376.
  • BAUER, M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 189-217.
  • BENSON, J. K. The interorganizational network as a political economy. Administrative Science Quarterly, v. 20, n. 2, 1975, p. 229-249.
  • BETTI, M. Esporte, entretenimento e mídias: implicações para uma política de esporte e lazer. Impulso, v. 16, n. 39, 2005, p. 83-89.
  • BRASS, D.; BURKHARDT, M. Potential power and power use: an investigation of structure and behavior. Academy of Management Journal, v. 38, n. 3, 1993, p. 441-470.
  • CALLOWAY, M., MORRISSEY, Accuracy and reliability of self-reported data in interorganizational networks. Social Networks, v. 15, no. 4, 1993, p. 377-398.
  • COELHO NETTO, P. História do Fluminense 2. ed. Rio de Janeiro: Pluri, 2002.
  • CORREA, D. Estratégias para a construção de competências coletivas no esporte: o caso do futebol profissional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005. Anais... Brasília: Anpad, 2005.
  • COSTA, A. Cultura brasileira e organização cordial: ensaio sobre a torcida Gaviões da Fiel. In: PRESTES MOTTA, F.; CALDAS, M. (Orgs.) Cultura organizacional e cultura brasileira São Paulo: Atlas, 1997,p. 221-238.
  • COSTA, A. A organização cordial: ensaio de cultura organizacional do Grêmio Gaviões da Fiel. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 6, 1995, p. 40-54.
  • COSTA, M. Esporte de alto rendimento: produção social da modernidade - o caso do vôlei de praia. Sociedade e Estado, v. 22, n. 1, 2007, p. 35-69.
  • CURY Jr., L. Processo decisório interorganizacional: um estudo de caso sobre o calendário do futebol brasileiro. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005. Anais... Brasília: Anpad, 2005.
  • DALMORO, M.; VIEIRA, K.; VENTURINI, J. Percepção dos fatores de sucesso e insucesso de redes interorganizacionais de cooperação. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 5. 2008. Anais.. Belo Horizonte: Anpad, 2008.
  • DAMO, A. Futebol e identidade social: uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
  • DONADONE, J. A apropriação e recontextualização de práticas organizacionais. RAE-Eletrônica, v. 1, n. 1, 2002, p. 1-14.
  • DRANSFELD, H.; JACOBS, G.; DOWSLAND, W. Interactive TV & Formula 1: a strategic issue for engine suppliers. European Business Review, v. 99, n. 5, 1999, p. 292-299.
  • ERICKSON, G. S.; KUSHNER, R. J. Public event networks: an application of marketing theory to sporting events. European Journal of Marketing, v. 33, n. 3/4, 1999, p. 348-364.
  • FARIA, A. Repensando redes estratégicas no Brasil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.
  • FISCHER, T.; Mac-ALLISTER, M. Nota técnica: jogando com cultura organizacional. In: CLEGG, S. et al (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais São Paulo: Atlas, v. 2, 2001, p. 252-259.
  • FLAMARKETING, A força da marca Flamengo Rio de Janeiro: CRF, 2006.
  • FORD, D. Understanding business markets: interaction, relationships, networks. London: Academic Press, 1990.
  • FRANZINI, F. Futebol é "coisa para macho"? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, 2005, p. 315-328.
  • GIGLIO, S.; MORATO, M.; STUCCHI, S.; ALMEIDA, J. O dom de jogar bola. Horizontes Antropológicos, v. 14, n. 30, 2008, p. 67-84.
  • GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
  • GIOVANNETTI, B.; ROCHA, B.; SANCHES, F.; SILVA, S. Medindo a fidelidade das torcidas brasileiras: uma análise econômica no futebol. Revista Brasileira de Economia, v. 60, n. 4, 2006. p. 389-406.
  • GONÇALVES, J.; COSTA, C. Empresarização e controle: o caso do Figueirense Futebol Clube. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 4, 2006. Anais... Porto Alegre: Anpad, 2006.
  • GRAHAM, S.; GOLDBLATT. J.; DELPY, L. The ultimate guide to sport event management and marketing Chicago: Irwin Professional Publishing, 1995.
  • GRESENBERG, A. Patrocínio esportivo e imagem de empresa Dissertação de Mestrado em Administração. EAESP, Fundação Getulio Vargas. São Paulo, 1993.
  • GRYNBERG, C. O impacto do patrocínio esportivo no consumidor: um modelo para mensuração de sua efetividade. Dissertação de Mestrado em Administração. IAG, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007.
  • HELAL, R. A construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro. ALCEU, v. 4, n. 7, 2003, p. 19-36.
  • HELLGREN, B.; STJERNBERG, T. Networks: an analytical tool for understanding complex decision processes. International Studies of Management and Organization, v. 17, n. 1, 1987, p. 88-101.
  • IPSOS-MARPLAN. Dossiê Esporte Rio de Janeiro: Globosat Programadora, 2006.
  • LAUMANN, E. O.; MARSDEN, P. V., Microstructural analysis in interorganizational systems. Social Networks, v. 4, n. 4, 1982, p. 329-348.
  • LEANDRO, P. A "torcida" de futebol como público consumidor na lógica da comunicação massiva: a narrativa da mídia. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2008. Anais.. Salvador: UFBA, 2008.
  • LEITE, A. Cultura organizacional e desenvolvimento do poder. Revista de Ciências Gerenciais, v. 10, 2006, p. 41-50.
  • LIVATO, M.; BENEDICTO, G.; ALVES, M.; OSÓRIO, W.; SILVA FILHO, C. Reestruturação dos canais de distribuição como vantagem competitiva: um estudo das redes de empresas no varejo supermercadista. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.
  • MACEDO-SOARES, T.; TAUHATA, T.; LIMA, F. Redes estratégicas no setor de aviação: o caso Varig - Star Alliance Revista de Administração Pública, v. 38, n. 5, 2004, p. 751-777 .
  • MARQUES, D.; COSTA, A. Governança corporativa e clubes de futebol profissionais: um estudo de caso com um clube do estado de São Paulo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006. Anais... Salvador: Anpad, 2006.
  • MATTSSON, L. G. Relationship marketing in a network perspective. In: GEMÜNDEN, H. G.; RITTER, T.; WALTER, A. (Orgs.) Relationships and networks in international markets Oxford: Elsevier, 1997, p. 37-51.
  • MEENAGHAN, T. Current developments & future directions in sponsorship. International Journal of Advertising, v. 17, n. 1, 1998, p. 3-28.
  • MELO, L. O esporte como fator dinâmico da indústria do entretenimento. In: SÁ, E. (Org.), Pão e circo Rio de Janeiro: Palavra e Imagem, 2003.
  • MELO NETO, F. Marketing esportivo Rio de Janeiro: Record, 1995.
  • MOUSTAKAS, C. Phenomenological research methods Thousand Oaks: Sage, 1994.
  • NIXON, H. L. Social network analysis of sport: emphasizing social structure in sport sociology. Sociology of Sport Journal, v. 10, n. 3, 1993, p. 315-321.
  • OLKKONEN, R. Case study: the network approach to international sponsorship arrangement. Journal of Business and Industrial Marketing v. 16, n. 4, 2001, p. 309-329.
  • Physical Review, series E, v. 70, DOI 10.1103/PhysRevE,70.037103, 2004. PANIAGO, R. Teoria geral da administração made in Brazil São Paulo: Plêiade, 2006.
  • PARK, S. H. Managing an interorganizational network: a framework of the institutional mechanism for network control. Organization Studies, v. 17, no. 5, 1996, p. 795-824
  • PATTON, M. Qualitative evaluation and research methods 2. ed. London: Sage, 1990.
  • PAULSON, S. K. A paradigm for the analysis of interorganizational networks. Social Networks, v. 7, no. 2, 1985, p. 105-126.
  • POZZI, L. A grande jogada: teoria e prática do marketing esportivo. S. Paulo: Globo, 1998.
  • PUFFAL, D.; TONDOLO, V. A evolução do campo de estudo de redes interorganizacionais: uma análise de publicações internacionais das relações entre empresas. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 5., 2008. Anais.. Belo Horizonte: Anpad, 2008.
  • REYES Jr., E. Mensuração das relações sociais nas redes interorganizacionais. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 5., 2008. Anais.. Belo Horizonte: Anpad, 2008.
  • RITTER, T.; GEMÜNDEN, H. G. Interorganizational relationships and networks: an overview. Journal of Business Research, v. 56, 2003, p. 691-697.
  • ROSS, W.; ROBERTSON, D. Compound relationships between firms. Journal of Marketing, v. 71, n. 3, 2007. p. 108-123.
  • SAMPIERI, R.; COLLADO, C.; LUCIO, P. Metodologia de pesquisa 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
  • SANTOS, A.; GIMENEZ, L.; REBOUÇAS, S.; RENNÓ, T. Esportes no Brasil: situação atual e propostas para desenvolvimento. BNDES Conhecimento Disponível em http://www.bndes.gov.br/conhecimento/bnset/esporte.pdf Visualizado em 31 de outubro de 2008.
  • SOBRÉ, L. O. Jogo da paz. Jornal da USP, ano XXI, n. 761, 2 a 7 de maio de 2006. Disponível em http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2006/jusp761/cinema.htm Visualizado em 15 de maio de 2008.
  • SVENSSON, G. The measurement and evaluation of mutual dependence in specific dyadic business relationships. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 17, n. 1, 2002, p. 56-74.
  • TEITELBAUM, I.; LUCE, F. Marketing esportivo: uma volta de apresentação. Revista Brasileira de Administração Contemporânea, v. 1, n. 5, 1995, p. 37-53.
  • TEIXEIRA, S. Chega de várzea. Negócios Exame, fev. 2001, p.17-27.
  • THIBAULT, L.; HARVEY, J. Fostering interorganizational linkages in the Canadian sport delivery system. Journal of Sport Management, v. 11, n. 1, 1997, p. 45-68.
  • THOMPSON, J. Professional wrestling in Japan - media and message. International Journal for the Sociology of Sport, v. 21, n. 1, 1986, p. 65-81.
  • TIKKANEN, H. The network approach in analyzing international marketing and purchasing operations. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 13, n. 2, 1998, p. 109-131.
  • VERGARA, S. Métodos de pesquisa em Administração 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006
  • WEBSTER, F. E.; WIND, Y. A general model for understanding organizational buying behavior. Journal of Marketing, v. 36, 1972, p. 12-19.
  • WEGNER, D.; PADULA, A. Quando as redes falham: um estudo de caso sobre o fracasso na cooperação interorganizacional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.
  • WOHLFEIL, M.; WHELAN, S. Consumers motivations to participate in event marketing strategies. Journal of Marketing Management, v. 22, n. 5/6, 2006, p. 643-669.
  • WOLFE, R.; MEENAGHAN, T.; O'SULLIVAN, P. Sport, media and sponsor - the shifting balance of power in the sports network. Irish Marketing Review, v. 10, n. 2, 1997, p. 53-66.
  • ________; ________; ________. The sports network: insights into the shifting balance of power. Journal of Business Research, v. 55, n. 2, 2002, p. 611-622.
  • WOOD Jr., T. Nota técnica: frutas maduras em um supermercado de idéias mofadas. In: CLEGG, S. et al (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais São Paulo: Atlas, v. 1, 1998, p. 267-271.
  • YIN, R. Case study research: design and methods. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 1994.
  • ZANETTI, E.; GUSSO, R. Administração, futebol & cia: metáforas do futebol aplicadas ao mundo empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2009
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br