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Tangibilização dos serviços no processo de comunicação: um estudo exploratório em curso de MBA

Service tangibilization in the marketing communication process: an exploratory survey of the MBA sector

Resumos

Dentre os setores da economia, o de serviços é considerado, atualmente, como o de maior perspectiva de crescimento. Mas, a questão da intangibilidade na comunicação de serviços ainda representa um desafio para profissionais e estudiosos. Um segmento representativo desse panorama traçado sobre o setor de serviços é o de cursos de pósgraduação lato sensu, os Master in Business Administration MBA, devido à sua importância social e à competitividade no setor. Assim, como a questão da tangibilidade do serviço é tratada nos processos de comunicação de marketing aplicado na divulgação de cursos de MBA's, se refere à pergunta que motivou este estudo. O método de investigação adotado envolve revisão bibliográfica, pesquisa de campo com 458 alunos de cursos de MBA e análise da forma de comunicação dos cursos de MBA. Os resultados encontrados indicam que as escolas parecem ainda não se preocupar com a questão da tangibilização dos serviços

Marketing de serviços; Comunicação; Cursos de MBA


Of all sectors of the economy, the service sector is currently considered as having the greatest prospects for growth. However, the issue of intangibility in the communication of services still represents a challenge for professionals and scholars. In this scenariofigure graduate courses, in particular the Masters in Business Administration MBA, for their social importance and competitiveness in the sector. Therefore, the issue that motivated this study was how service tangibility is handled in the processes of marketing communication applied to the advertising of MBA courses. The research method adopted involves a literature review and field research with 458 students on MBA courses and an analysis of the communication model of MBA Courses. The results indicate that the business schools still do not seem to worry about the issue of service tangibilization.

Services marketing; Communication; MBA programs


ARTIGOS

Tangibilização dos serviços no processo de comunicação: um estudo exploratório em curso de MBA

Service tangibilization in the marketing communication process: an exploratory survey of the MBA sector

Edson CrescitelliI; Tomislav MandakovicII

IPósdoutor pela Chapman School of Business da Flórida International University. Prof. da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 903. Cidade Universitária, São Paulo/SP, Brasil. Email: edsonc@usp.br

IIDoutor pela University of Pittsburgh. Prof. da Escola de Negócios da Flórida International University – FIU. Email: tomisenior@hotmail.com

RESUMO

Dentre os setores da economia, o de serviços é considerado, atualmente, como o de maior perspectiva de crescimento. Mas, a questão da intangibilidade na comunicação de serviços ainda representa um desafio para profissionais e estudiosos. Um segmento representativo desse panorama traçado sobre o setor de serviços é o de cursos de pósgraduação lato sensu, os Master in Business Administration MBA, devido à sua importância social e à competitividade no setor. Assim, como a questão da tangibilidade do serviço é tratada nos processos de comunicação de marketing aplicado na divulgação de cursos de MBA's, se refere à pergunta que motivou este estudo. O método de investigação adotado envolve revisão bibliográfica, pesquisa de campo com 458 alunos de cursos de MBA e análise da forma de comunicação dos cursos de MBA. Os resultados encontrados indicam que as escolas parecem ainda não se preocupar com a questão da tangibilização dos serviços

Palavras-chave: Marketing de serviços. Comunicação. Cursos de MBA

ABSTRACT

Of all sectors of the economy, the service sector is currently considered as having the greatest prospects for growth. However, the issue of intangibility in the communication of services still represents a challenge for professionals and scholars. In this scenariofigure graduate courses, in particular the Masters in Business Administration MBA, for their social importance and competitiveness in the sector. Therefore, the issue that motivated this study was how service tangibility is handled in the processes of marketing communication applied to the advertising of MBA courses. The research method adopted involves a literature review and field research with 458 students on MBA courses and an analysis of the communication model of MBA Courses. The results indicate that the business schools still do not seem to worry about the issue of service tangibilization.

Key words: Services marketing. Communication. MBA programs

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Referências

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Artigo recebido em 24/01/2008. Artigo aprovado, na sua versão final, em 03/02/2009.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2009

Histórico

  • Aceito
    03 Fev 2009
  • Recebido
    24 Jan 2008
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