Resumos
O objetivo central deste texto é relatar os resultados de um estudo sobre os potenciais e as possibilidades das incubadoras de empresas serem tratadas como instrumentos de políticas públicas para a promoção de práticas ambientais nas empresas a elas vinculadas. Adota, como pressuposto, a importância da incorporação da dimensão ambiental como fator de competitividade e assume, como premissas, as dificuldades históricas e estruturais da pequena empresa para realizar investimentos em dimensões que não a econômica. Utiliza os campos referenciais da gestão ambiental e do Triple Bottom Line, tratando-os como traduções dos princípios do desenvolvimento sustentável no plano das atividades empresariais. Do ponto de vista metodológico, o estudo combinou componentes teóricos com empíricos, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, com base em estudo de casos múltiplos. Os resultados alcançados revelaram o grande distanciamento das incubadoras brasileiras em relação ao papel que deveriam cumprir como agentes de políticas públicas de promoção do desenvolvimento local sustentável.
Incubadoras de empresas; Micro e pequenas empresas; Gestão ambiental
The main purpose of this paper is to report the results of a study focusing on the potential of incubators as agents of public policies to promote sustainability in micro and small firms. One of the core premises of the authors is the nodal role that environmental decisions acquire in fostering competitiveness nowadays. Nevertheless, small firms face historical and structural problems in investing in dimensions other than economic ones. Theoretically and conceptually, the study is based on the fields of environmental management and of the Triple Bottom Line model, seen as means to translate the principles of sustainable development to the business field. In methodological terms, the study was conducted under the mantle of the qualitative method, as an exploratory study, based on a multiple case study. The results revealed a big gap between what Brazilian incubators actually do and what they should do as public agents to promote the conditions and the culture of sustainability among small firms in environmental terms in particular.
Business incubators; Micro and small firms; Environmental management
ARTIGOS
Desafios e oportunidades das incubadoras de empresas para a incorporação de estratégias ambientais
Chalenges and opportunities of business incubators for the adoption of environmental strategies
Sergio Azevedo FonsecaI; Silvia Batista de SouzaII; Charbel José Chiappeta JabbourIII
ILivre Docente em Administração pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública da FCLAr UNESP. Endereço: Rodovia Araraquara-Jaú, km. 01. Araraquara/ SP. CEP: 14.800-901. E-mail: saf@fclar.unesp.br
IIMestranda do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade de Campinas UNICAMP. E-mail: silviaguapi@yahoo.com.br IIIDoutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FEARP/ USP. E-mail: charbel@usp.br
RESUMO
O objetivo central deste texto é relatar os resultados de um estudo sobre os potenciais e as possibilidades das incubadoras de empresas serem tratadas como instrumentos de políticas públicas para a promoção de práticas ambientais nas empresas a elas vinculadas. Adota, como pressuposto, a importância da incorporação da dimensão ambiental como fator de competitividade e assume, como premissas, as dificuldades históricas e estruturais da pequena empresa para realizar investimentos em dimensões que não a econômica. Utiliza os campos referenciais da gestão ambiental e do Triple Bottom Line, tratando-os como traduções dos princípios do desenvolvimento sustentável no plano das atividades empresariais. Do ponto de vista metodológico, o estudo combinou componentes teóricos com empíricos, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, com base em estudo de casos múltiplos. Os resultados alcançados revelaram o grande distanciamento das incubadoras brasileiras em relação ao papel que deveriam cumprir como agentes de políticas públicas de promoção do desenvolvimento local sustentável.
Palavras-chave: Incubadoras de empresas. Micro e pequenas empresas. Gestão ambiental.
ABSTRACT
The main purpose of this paper is to report the results of a study focusing on the potential of incubators as agents of public policies to promote sustainability in micro and small firms. One of the core premises of the authors is the nodal role that environmental decisions acquire in fostering competitiveness nowadays. Nevertheless, small firms face historical and structural problems in investing in dimensions other than economic ones. Theoretically and conceptually, the study is based on the fields of environmental management and of the Triple Bottom Line model, seen as means to translate the principles of sustainable development to the business field. In methodological terms, the study was conducted under the mantle of the qualitative method, as an exploratory study, based on a multiple case study. The results revealed a big gap between what Brazilian incubators actually do and what they should do as public agents to promote the conditions and the culture of sustainability among small firms in environmental terms in particular.
Keywords: Business incubators. Micro and small firms. Environmental management.
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Artigo recebido em 09/01/2009. Artigo aprovado, na sua versão final, em 17/03/2010.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
05 Set 2014 -
Data do Fascículo
Jun 2010
Histórico
-
Aceito
17 Mar 2010 -
Recebido
09 Jan 2009