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Representações sociais do papel de gestores de organizações não-governamentais

Social representation of the roles of managers of non-governmental organization

Resumos

O artigo descreve dimensões da gestão social a partir de noções que gestores de organizações não-governamentais elaboram acerca do papel que exercem. Foi utilizada abordagem qualitativa a partir da análise de conteúdo categorial e referencial teórico fundado na Teoria da Representação Social, na tentativa de revelar processos intra-individuais, inter-individuais e situacionais, sob a forma de sistemas de crenças, valores, símbolos e histórias que dão sentido à existência das organizações estudadas, de acordo com interpretações dos gestores. A análise dos resultados evidencia uma diversidade de papéis assumidos pelos gestores pesquisados, pois há leituras e estratégias adotadas na condução das organizações que aparecem mediadas pelo estilo do líder. A formação profissional e aspectos relacionados à inserção social do gestor são determinantes no delineamento das representações sociais. Como conclusão, é pertinente afirmar que os papéis assumidos pelos gestores aparecem ancorados em leituras particulares da missão e dos objetivos organizacionais, imprimindo à Gestão Social caráter dinâmico contingencial.

Organizações não-governamentais; Gestão social; Representação social; Processos intra-individuais; Processos inter-individuais; Processos situacionais


The article describes the dimensions of social management from the little knowledge that managers of non-governmental organizations elaborate concerning the role that they play. The research used the qualitative approach from the analysis of category content and theoretical reference established in the Theory of the Social Representation, in an attempt to disclose intra-individual, Inter-individual and situations processes, under the form of systems of beliefs, values, symbols and histories. These give sense to the existence of the studied organizations interpretations of the managers. The analysis of the results reveals the diverse strategies of the managers in the running of the organizations, where the style of the action is mediated by the face of the leader. We see that professional formation and aspects related to the social insertion of the manager are crucial in the description of the social representations. We conclude that the roles of the managers appear to be anchored in the proper insights linked to the mission and organizational goals, giving Social Management a contingencial dynamic shape.

Non-governmental organizations; Social management; Social representations; Intra-individual processes; Inter-individual processes; Situational processes


ARTIGOS

Representações sociais do papel de gestores de organizações não-governamentais

Social representation of the roles of managers of non-governmental organization

Washington José de SouzaI; Lia Sales SerafimII; Thiago Ferreira DiasIII

IPós-Doutorado em Gestão Social na Birmingham Business School, University of Birmingham. Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Endereço: R. Industrial João Motta, 1541/101, Bl. E. Natal/RN. CEP: 59082-410. E-mail: wsouza@ufrnet.br

IIMestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN. Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. E-mail: liaserafim@yahoo.com.br

IIIDoutorando em Administração – PPGA/UFRN. Professor Assistente I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. E-mail: tfdpe@yahoo.com.br

RESUMO

O artigo descreve dimensões da gestão social a partir de noções que gestores de organizações não-governamentais elaboram acerca do papel que exercem. Foi utilizada abordagem qualitativa a partir da análise de conteúdo categorial e referencial teórico fundado na Teoria da Representação Social, na tentativa de revelar processos intra-individuais, inter-individuais e situacionais, sob a forma de sistemas de crenças, valores, símbolos e histórias que dão sentido à existência das organizações estudadas, de acordo com interpretações dos gestores. A análise dos resultados evidencia uma diversidade de papéis assumidos pelos gestores pesquisados, pois há leituras e estratégias adotadas na condução das organizações que aparecem mediadas pelo estilo do líder. A formação profissional e aspectos relacionados à inserção social do gestor são determinantes no delineamento das representações sociais. Como conclusão, é pertinente afirmar que os papéis assumidos pelos gestores aparecem ancorados em leituras particulares da missão e dos objetivos organizacionais, imprimindo à Gestão Social caráter dinâmico contingencial.

Palavras-chave: Organizações não-governamentais. Gestão social. Representação social. Processos intra-individuais. Processos inter-individuais. Processos situacionais.

ABSTRACT

The article describes the dimensions of social management from the little knowledge that managers of non-governmental organizations elaborate concerning the role that they play. The research used the qualitative approach from the analysis of category content and theoretical reference established in the Theory of the Social Representation, in an attempt to disclose intra-individual, Inter-individual and situations processes, under the form of systems of beliefs, values, symbols and histories. These give sense to the existence of the studied organizations interpretations of the managers. The analysis of the results reveals the diverse strategies of the managers in the running of the organizations, where the style of the action is mediated by the face of the leader. We see that professional formation and aspects related to the social insertion of the manager are crucial in the description of the social representations. We conclude that the roles of the managers appear to be anchored in the proper insights linked to the mission and organizational goals, giving Social Management a contingencial dynamic shape.

Keywords: Non-governmental organizations. Social management. Social representations. Intra-individual processes. Inter-individual processes. Situational processes.

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Referências

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Artigo recebido em 16/01/2008. Artigo aprovado, na sua versão final, em 14/11/2009.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2010

Histórico

  • Recebido
    16 Jan 2008
  • Aceito
    14 Nov 2009
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