Resumos
Neste artigo trazemos a contribuição da teoria da Nova Retórica para examinar discursos acerca do Programa Mais Educação proposto como modelo de educação integral para o ensino básico pelo Governo Federal. Tal programa tem defendido que a educação integral é um dos caminhos traçados pelas políticas públicas para atingir metas de uma educação de qualidade. Adotamos o índice proposto por Cavaliere, pelo qual a educação integral deve ser observada a partir do incremento que proporciona às práticas pedagógicas escolares. Concluímos que o programa tem servido melhor a uma estratégia de reforço escolar do que às melhorias pedagógicas dentro da escola e pode ser impeditivo do aprofundamento dos debates acerca de educação integral e de qualidade.
Argumentação; Qualidade na Educação; Educação Integral
In this paper, we bring the contribution of the New Rhetoric theory to examine discourses about the Programa Mais Educação (More Education Program) proposed by the Brazilian Federal Government as a model of a full-time school for basic education and like a path traced by public policies to achieve goals of quality education. We use the index proposed by Cavaliere to evaluate the full-time school from the increment of its pedagogical practices. We conclude that the program is best suited like a strategy of tutoring students than like an improvement within the school pedagogies and may be impeding the discussions about full-time school and the quality education.
Argumentation; Quality Education; Full-time School
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Maio 2014 -
Data do Fascículo
Jun 2014
Histórico
-
Aceito
21 Dez 2013 -
Recebido
30 Jul 2013