Acessibilidade / Reportar erro

APRESENTAÇÃO LEITURA, TRADUÇÃO E COGNIÇÃO

Leitura, Tradução e Cognição, três áreas de pesquisa com suas complexas peculiaridades reunidas em um mesmo número. A relação entre elas discutida nesta coletânea está ancorada nas concepções de bilinguismo e multilinguismo e de processamento da linguagem. Tendo em vista que a leitura é uma etapa intermediária do processo de tradução, compreender os processos cognitivos envolvidos na leitura é compreender uma etapa necessária para a realização bem-sucedida da tradução. Por sua vez, traduzir requer um nível elevado de conhecimento de duas ou mais línguas, ou seja, tradutores, são necessariamente bilíngues. A abordagem da tradução como processo, adotada neste número requer o entendimento da cognição, e dos mecanismos responsáveis pelo uso e controle das duas ou mais línguas envolvidas.

Traduzir uma fala de uma língua para outra é um ato trivial que acontece todos os dias, entre bilíngues, não-tradutores. Da mesma forma, tradutores altamente especializados também se empenham diariamente para cumprir essa tarefa de forma a tornar a tradução ilusoriamente invisível (Venuti, 2008Venuti, Lawrence. “Translation, simulacra, resistance”. Translation Studies. 1.1, (2008): 18-33.). O que nos interessa em ambos os casos é que bilíngues são capazes de transitar em dois (ou mais) idiomas, com maior ou menor acuidade e esforço devido principalmente a sua competência linguística nas línguas em jogo.

Schwieter e Ferreira (2018)Schwieter, John W.; Ferreira, Aline (b). “Bilingualism, translation, and interpreting”. Malmkjær, Kirsten. (Ed.). The Routledge Handbook of Translation Studies and Linguistics. Routledge, Abingdon, Oxon, Reino Unido e Nova York, NY, EUA: Routledge, 2018, pp. 251-266. afirmam que o papel do bilinguismo ou multilinguismo é um tópico que ainda precisa ser muito investigado nos Estudos da Tradução, pois saber traduzir implica a coexistência do conhecimento linguístico de outras duas línguas, como compreensão e produção oral e escrita, além da competência tradutória per se. Os autores ressaltam que o estudo psicolinguístico do desenvolvimento do aprendiz de língua estrangeira (L2) até tornar-se bilíngue, e tradutor e/ou intérprete ajuda a refinar o entendimento dos processos cognitivos operantes na aquisição da L2 e no ato tradutório.

Os artigos e resenhas que compõem essa coletânea pretendem divulgar trabalhos que, de alguma maneira, estudam os processos cognitivos e linguísticos que subjazem os bilíngues. Processos, esses, que se bem entendidos podem trazer avanços na formação dos bilíngues, assim como dos tradutores e dos Estudos da Tradução; pois o bilíngue, precoce ou tardio, sempre será um tradutor em potencial.

Segundo Schwieter e Ferreira (2017, 158)Schwieter, John W.; Ferreira, Aline (a). “Bilingualism in cognitive translation and interpreting studies”. The handbook of translation and cognition. Schwieter, John W. and Aline Ferreira (Eds.). Malden, MA, EUA: Wiley Blackwell, 2017, pp. 144-164.: há uma relação estreita entre multilinguismo e Estudos da Tradução, afinal, conhecer duas ou mais línguas é pré-requisito para traduzir e interpretar. Por esse motivo, os autores afirmam ser impossível estudar uma área sem a outra. Schwieter e Ferreira (2017)Schwieter, John W.; Ferreira, Aline (a). “Bilingualism in cognitive translation and interpreting studies”. The handbook of translation and cognition. Schwieter, John W. and Aline Ferreira (Eds.). Malden, MA, EUA: Wiley Blackwell, 2017, pp. 144-164. argumentam ainda que os estudos psicolinguísticos na área do multilinguismo propiciam o aperfeiçoamento dos Estudos da Tradução, tanto no campo da teoria como no campo profissional e do ensino.

Para enfatizar a importância da junção dessas duas áreas de pesquisa, Multilinguismo e Estudos da Tradução, em uma perspectiva cognitiva, organizamos este número que apresenta 8 artigos e 2 resenhas. Adicionalmente, apresentamos duas resenhas que analisam obras recentes sobre tradução e cognição.

Os trabalhos que compõem este número estão distribuídos na seguinte ordem. Primeiramente são apresentados quatro artigos que reportam experimentos on-line sobre leitura e tradução, os quais se utilizaram da técnica de rastreamento ocular. Na sequência temos três artigos teóricos, voltados especificamente para a questão da cognição de bilíngues e multilíngues e suas implicações para a leitura e a tradução. Após, apresentamos um artigo com uma perspectiva metodológica para investigações no campo da leitura e da tradução. Por fim, são apresentadas duas resenhas sobre obras recentes que englobam a tradução em uma perspectiva psicológica e neurocognitiva. Acreditamos que a leitura desses oito artigos e dessas duas resenhas motivará o leitor a descobrir mais sobre essa fascinante área.

Iniciamos o número com o artigo “Looking for relevance into the eyes: in search of interpretative resemblence in translation through gazing data”, escrito por José Luiz V. R. Gonçalves, que narra um estudo de caso com dados colhidos através de um rastreador ocular e de um software para captura de toques do teclado (keystroke logging) e protocolo verbal retrospectivo, de um informante realizando uma tarefa de tradução do inglês para o português. O estudo exploratório postula novas hipóteses teóricas com base na Teoria da Relevância.

O segundo artigo, “Anomalias de forma e de conteúdo em português brasileiro: um estudo preliminar de rastreamento ocular e de avaliação de aceitabilidade”, de Marcus Maia e Guilherme Nascimento, relata os resultados de uma investigação cujo foco é entender os aspectos da arquitetura do processamento da linguagem frente a outros sistemas cognitivos e subcomponentes do conhecimento linguístico: sintaxe, semântica, pragmática, além do componente fonológico. O projeto analisa dados colhidos on-line e off-line, comparando os processos de leitura frente ao Julgamento de Gramaticalidade de frases no português do Brasil que continham ou anomalia gramatical ou semântica. Em relação aos dados de processamento on-line, estes foram coletados através da técnica de rastreamento ocular. Ao final do artigo os autores elencam possíveis continuidades ao estudo.

Na sequência temos o artigo “The effect of cognate words on lexical access of English as a third language”, de Pâmela Freitas Pereira Toassi, Mailce Borges Mota e Elisângela Nogueira Teixeira o qual trata de uma pesquisa experimental de leitura do inglês como terceira língua, com a técnica de rastreamento ocular. Neste estudo é analisado o tempo de leitura de palavras cognatas entre as três línguas dos participantes (português brasileiro, o alemão e o inglês). Os resultados do estudo contribuem para a visão de que o acesso lexical de multilíngues não é seletivo e que todas as línguas do bilíngue/multilíngue se encontram ativadas mesmo quando a intenção é usar apenas uma das línguas.

A leitura de textos dinâmicos na forma de legendas é abordada no artigo seguinte, “Tradução Audiovisual: estudos sobre a leitura de legendas para surdos e ensurdecidos”, elaborado por Patrícia Araújo Vieira, Ítalo A. P. de Assis e Vera Lúcia Santiago Araújo. O artigo em questão trata da Tradução Audiovisual, abordando a legendagem para surdos e ensurdecidos. Os autores discutem a legendagem do ponto de vista técnico, dissertam sobre pesquisas exploratórias relativas à legenda para surdos e ensurdecidos, e discutem os resultados de uma pesquisa experimental, cujos dados foram levantados através dos recursos de um rastreador ocular. Os autores deixam sugestões de pesquisa ao final do artigo, tendo em vista, a literatura ainda incipiente sobre rastreamento ocular e leitura de textos dinâmicos se comparada aos estudos com textos estáticos já realizados com esta técnica.

Após temos o artigo “Noções sobre a leitura vista pela cognição”, de Maria Cristina Micelli Fonseca, no qual a autora discorre sobre processos cognitivos envolvidos no reconhecimento visual de palavras, tendo como base as informações obtidas pelos movimentos oculares. O artigo traz ainda uma discussão sobre a importância da habilidade da leitura e a realidade brasileira. Discute-se como o conhecimento sobre os processos cognitivos de leitura podem contribuir para a melhoria desse quadro.

No artigo seguinte “Leitura no Cérebro: processos no nível da palavra e da sentença”, Cyntia Bailer e Lêda Maria Braga Tomitch, trazem informações sobre os processos cognitivos e a neuroanatomia da leitura no cérebro, discorrem sobre estudos empíricos comportamentais e de neuroimagem sobre processo de leitura de palavras, sentenças e discurso, apresentam três modelos de leitura: o modelo textbase de Kintsch e van Dijk (1978)Kintsch, Walter; Van Dijk, Teun A. Toward a model of text comprehension and production. Psychological review. 85.5, (1978): 363-394., o modelo situacional de van Dijk e Kintsch (1983)Van Dijk, Teun Adrianus; Kintsch, Walter. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983. e o modelo componencial de Gagné e colegas (1993)Gagné, Ellen. D.; Yekovich, Carol Walker; Yekovich, Frank R. The cognitive psychology of school learning. New York: Harper Collins College Publishers, 1993. e discutem ainda questões relativas a diferenças individuais (capacidade da memória de trabalho) que impactam na leitura.

O artigo seguinte, “Línguas em Conflito: Modelos de acesso Lexical a partir do Input ortográfico em bilíngues e multilíngues e o efeito do Multilingualismo sobre as Funções Executivas” preparado por Marina Lameira, Elaine Torresi, Katerina Lukasova e Maria Teresa Carthery-Goulart traz modelos importantes de acesso lexical (modelo de ativação interativa bilíngue BIA +, modelo Multilink, o Modelo de Sistemas Dinâmicos do Multilinguismo – DSMM). As autoras também discutem os efeitos do bilinguismo e multilinguismo sobre as funções executivas, com foco no impacto do acesso não seletivo ao léxico bilíngue na leitura e tradução.

Na sequência temos o artigo escrito por Cândido Samuel Fonseca de Oliveira, intitulado “Métodos on-line em psicolinguística: A tarefa labirinto (maze task)”, no qual é apresentado um método experimental alternativo para investigar o processo de leitura a partir de dados de tempo de reação: a tarela labirinto. Segundo o autor, essa tarefa é uma opção para tentar reduzir possíveis ruídos oriundos tanto do rastreamento ocular quanto da leitura auto monitorada.

Finalizando nosso número temos duas resenhas. A primeira delas, de Karine Razzia discorre sobre o livro Translation and Emotion: a psychological perspective, de Séverine Hubscher-Davidson. A obra em questão aborda o impacto das emoções nas tomadas de decisão e solução de problemas do tradutor, utilizando-se de uma perspectiva psicológica. A autora destaca a contribuição da obra pela análise humanizada do tradutor e pelas lacunas apontadas de estudos anteriores e sugestões para pesquisas nesta área.

A segunda resenha, que finaliza esta coletânea, de autoria de Manoela Lima Azevedo trata o livro The Neurocognition of Translation and Interpreting, de Adolfo M. García. A autora analisa a obra como uma leitura fluida e argumenta que as informações do cérebro de estudos de tradução e interpretação podem expandir a interdisciplinaridade da área. A autora também indica a leitura desta obra a pesquisadores iniciantes e profissionais da área dos ETI (Estudos da Tradução e Interpretação), professores, alunos e praticantes, assim como para estudiosos em bilinguismo e neurolinguística.

Concluindo, os artigos e resenhas que compõem essa coletânea abordam as questões cognitivas ligadas ao processo tradutório, seja o processo de leitura e compreensão no português do Brasil, seja o acesso lexical do bilíngue ou as duas pontas do processo tradutório: a elaboração de legendas que sejam confortáveis para a inclusão social dos surdos e ensurdecidos, e a avaliação do esforço cognitivo da tradução per se. Além disso, o número conta com um trabalho descrevendo um novo método experimental, cujo objetivo é informar as questões psicolinguísticas implícitas na tradução, como a compreensão, a desverbalização e a reexpressão, partes da Teoria Interpretativa da Tradução de Seleskovitch e LedererSeleskovitch, Danica; Lederer, Marianne. “The Interpretation Process”. In: A systematic approach to teaching interpretation. Registry of Interpreters for the Deaf, (1989): 21-26., que se ocupam da tradução como um ato de comunicação em um contexto social. Temos certeza de que esta será uma leitura enriquecedora a todos que buscam conhecimentos sobre Leitura, Tradução e Cognição.

Referências

  • Gagné, Ellen. D.; Yekovich, Carol Walker; Yekovich, Frank R. The cognitive psychology of school learning New York: Harper Collins College Publishers, 1993.
  • Kintsch, Walter; Van Dijk, Teun A. Toward a model of text comprehension and production. Psychological review 85.5, (1978): 363-394.
  • Seleskovitch, Danica; Lederer, Marianne. “The Interpretation Process”. In: A systematic approach to teaching interpretation Registry of Interpreters for the Deaf, (1989): 21-26.
  • Schwieter, John W.; Ferreira, Aline (a). “Bilingualism in cognitive translation and interpreting studies”. The handbook of translation and cognition Schwieter, John W. and Aline Ferreira (Eds.). Malden, MA, EUA: Wiley Blackwell, 2017, pp. 144-164.
  • Schwieter, John W.; Ferreira, Aline (b). “Bilingualism, translation, and interpreting”. Malmkjær, Kirsten. (Ed.). The Routledge Handbook of Translation Studies and Linguistics Routledge, Abingdon, Oxon, Reino Unido e Nova York, NY, EUA: Routledge, 2018, pp. 251-266.
  • Van Dijk, Teun Adrianus; Kintsch, Walter. Strategies of discourse comprehension New York: Academic Press, 1983.
  • Venuti, Lawrence. “Translation, simulacra, resistance”. Translation Studies 1.1, (2008): 18-33.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Mar 2021
  • Data do Fascículo
    Sep-Dec 2020
Universidade Federal de Santa Catarina Campus da Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão/Prédio B/Sala 301 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: suporte.cadernostraducao@contato.ufsc.br