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Vieira, a inquisição e o capital

Resumos

O ENSAIO INVESTIGA, numa primeira parte, os principais pontos debatidos nas trinta sessões de interrogatórios do jesuíta Antônio Vieira (1608-1697) no Santo Ofício de Coimbra; numa segunda parte, procura demonstrar que as posições contrárias têm pressupostos teológicos comuns e que as opiniões de Vieira, diferentemente do que se tem difundido muitas vezes, não podem ser tomadas como protoiluministas ou protoburguesas.


IN THE FIRST PART OF THIS ARTICLE, the author analyzes the interrogation of the Jesuit Antônio Vieira (1608-1697) during his trial by the Holly Office. In the second part, the author describes the theological Vieira's thought and argues against the interpretations that they represent forerunners of ideas later to be developed by the Illuminism and by the bourgeoisie.


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Bibliografia

  • AZEVEDO, João Lúcio de. História de António Vieira. Lisboa: Clássica, 1992, 3a. ed.
  • COSTA, M. N. {Frei Teodósio da Cunha}. Arquivo de bibliografia portuguesa (Coimbra), v. 1, n.2, 1955.
  • Os Autos Os Autos do processo de Vieira na Inquisição. Transcrição e organização de A. Muhana. S. Paulo/Salvador: UNESP e Fund. Cult. do Estado da Bahia, 1995.
  • PÉCORA, Alcir. Teatro do Sacramento. São Paulo : Edusp, 1995
  • VIEIRA, Antonio. Obras Inéditas do Padre António Vieira. Lisboa: Seabra & Antunes, 1856-57. 2 vols.
  • VIEIRA, Antonio. Apologia das coisas profetizadas. Lisboa : Cotovia, 1994.
  • VIEIRA, Antonio. Escritos históricos e politicos. Organização de Alcir Pécora. São Paulo : Martins Fontes,1995.
  • 1
    Os Autos do Processos de Vieira na Inquisição, ed. A.F. Muhana, São Paulo/Salvador, Unesp/ Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1995; p. 106.
  • 2
    Idem, p. 400-1.
  • 3
    Tais rascunhos foram editados em Lisboa, com edição de A.F. Muhana, sob o título de Apologia das coisas profetizadas (Livros Cotovia, 1994).
  • 4
    Os Autos..., op. cit., p. 112.
  • 5
    Idem, p. 401.
  • 6
    Editada em dois volumes por Hernani Cidade, em 1957, na Bahia, pela Livraria Progresso.
  • 7
    O 27º Exame (p. 308-14 dos Autos, op. cit.) é o que talvez melhor resume todas essas formulações.
  • 8
    Idem, op. cit., p. 327.
  • 9
    Idem, p. 330.
  • 10
    Lisboa, Seabra & Antunes, 1856-7, em dois volumes. O comentário encontra-se à p. 173 do 1º volume.
  • 11
    Cf. João Lúcio de Azevedo, História de António Vieira, vol. II, p. 67-8, da 3ª ed. da Clássica Editora (Lisboa, 1992).
  • 12
    Os Autos..., op. cit., p. 372.
  • 13
    Idem, p. 408. 14 Idem, p. 311.
  • 14
    São termos presentes, por exemplo, no Exame 24, de 14 de maio de 67; in:Autos..., op. cit., p. 279.
  • 15
    Idem, ibidem.
  • 16
    O documento está transcrito no artigo de Mário Nunes Costa, Fr. Teodósio da Cunha, qualificador do Pe. António Vieira em 1729, inArquivo de Bibliografia Portuguesa, Coimbra, 1(2), 1955.
  • 17
    Idem, p. 43. 19 Idem, p. 44.
  • 18
    Idem, p.45.
  • 19
    Idem, ibidem.
  • 20
    Idem, ibidem.
  • 21
    Autos..., op. cit., p. 442.
  • 22
    Idem, p. 310.
  • 23
    Idem, p. 310-11.
  • 24
    "Proposta feita a El-Rei D. João IV em que se lhe representava o miserável estado do reino e a necessidade que tinha de admitir os judeus mercadores que andavam por diversas partes da Europa pelo Padre Antônio Vieira" in Escritos Históricos e Políticos, São Paulo, Martins Fontes, 1995. Citação à p. 292-3.
  • 25
    Idem, p. 293. 28 Idem, p. 294.
  • 26
    "Aspectos ideológicos do Padre Vieira" in: Sobre Letras e Artes, organizado por Alfredo Bosi; São Paulo, Nova Alexandria, 1992. Citação à p. 56.
  • 27
    Idem, p. 58.
  • 28
    "Proposta feita a el-rei D. João IV (...)", op. cit., p. 296.
  • 29
    "Petição ao Conselho Geral da Inquisição portuguesa, in: Os Autos..., op. cit., p. 120. 33 Idem, p. 125.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2000
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