Resumos
O artigo analisa o processo de constituição das comunidades de candomblé no Rio de Janeiro, desde o fim do século XIX. Partindo de uma divisão desse processo em quatro momentos, são propostos três tipos de (des)continuidade para as trajetórias dessas comunidades. Também são analisadas a distribuição dessas comunidades no território do Rio de Janeiro e a tipologia arquitetônica que resulta de práticas menos morfológicas e mais estruturais de reconfiguração do ambiente físico. Ao final, é discutida a condição dessas comunidades como patrimônio cultural e sua inserção no processo de preservação de sítios, edifícios e objetos referentes à afrodescendência no Rio de Janeiro.
terreiro; candomblé; religiões afro-brasileiras; Rio de Janeiro.
The paper examines the formation process of Candomblé communities in Rio de Janeiro, since the late nineteenth century. Starting from a division of this process into four stages, we propose three types of (dis)continuity for the trajectories of these communities. We also analyze the distribution of these communities in the Rio de Janeiro territory and the architectural typology that results from physical environment reconfiguration practices which are less morphological and more structural. Finally, we discuss the condition of these communities as cultural heritage and their place in the process of preservation of sites, buildings and objects related to the African lineage in Rio de Janeiro.
terreiro; Candomblé; African-Brazilian religions; Rio de Janeiro.
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- ALVAREZ, Marcos César; Fernando Afonso Salla; Luís Antônio F de Souza. A sociedade e a Lei: o Código Penal de 1890 e as novas tendências penais na primeira República". Justiça e História, Porto Alegre, v. 3, n. 6, 2003.
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1
Este artigo resulta de uma primeira reflexão derivada de pesquisa e análise realizada como complemento ao mapeamento dos terreiros de candomblé do Estado do Rio de Janeiro, realizado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por equipe coordenada por Márcia Ferreira Netto. Agradeço a leitura e os comentários que Guilherme Lemos, Márcia Ferreira Netto, Márcia Sant'Anna e Til Pestana fizeram do texto apresentado ao Iphan, e a colaboração de Aline dos Santos Almeida, bolsista de iniciação científica no Programa PIBIC da UERJ, na preparação deste artigo.
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2
RIO, João do. As religiões do Rio (1904). Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. p. 15.
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3
ROCHA, Agenor Miranda. As nações Kêtu: origens, ritos e crenças. Os candomblés antigos do Rio de Janeiro. (1994). Rio de Janeiro: Mauad, 2000. p. 21.
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4
RIO, João do. Op. cit., p. 20.
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5
Idem, ibidem, p. 68, 78.
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6
Silva, Yara. Tia Carmem: negra tradição da Praça Onze. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. p. 37.
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7
SODRÉ, Muniz; LIMA, Luiz Filipe. Um vento sagrado: história de vida de um adivinho da tradição nagô-kêtu brasileira. Rio de Janeiro: Mauad, 1996. p. 63.
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8
RIO, João do. Op. cit., p. 29.
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9
PRANDI, Reginaldo. Modernidade com feitiçaria: candomblé e umbanda no Brasil do século XX. Tempo Social, São Paulo, USP, v. 2, n. 1, 1° sem. 1990. p. 50.
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10
ALVES, Marcelo. As aventuras do homus cinematographicus (estrelando: João do Rio). DOMINGUES, Chirley; ALVES, Marcelo (Orgs.). A cidade escrita: literatura, jornalismo e modernidade em João do Rio. Op. cit., p. 96.
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11
VILHENA, Luís Rodolfo. A Babel da crença: o campo religioso carioca em João do Rio. In: ______. Ensaios de antropologia. Rio de Janeiro: EdUerj, 1997. p. 115.
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12
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 18.
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13
RIO, João do. Op. cit., p. 55.
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14
Idem, ibidem, p. 86-87.
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15
Apud SODRÉ e LIMA. Op. cit., p. 56.
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16
Apud ARAÚJO, Ari. Entrevista com Agenor Miranda. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, IPHAN, n. 25, 1997. p. 212.
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17
Apud MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1995. p. 43.
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18
Idem, ibidem, p. 98.
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19
SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo; Imago, 2002. p. 149.
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20
NETTO, Márcia Ferreira (Org.). Mapeamento dos terreiros de candomblé do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPHAN, 2010. CD-ROM
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21
RIO, João do. Op. cit., p. 15, 51-52, 61, 81.
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22
MAGGIE, Yvonne. Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992. p. 276-277.
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23
MOURA, Roberto. Op. cit., p. 95.
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24
RIO, João do. Op. cit., p. 29.
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25
MOURA, Roberto. Op. cit., p. 86.
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26
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 23.
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27
GOMES, Tiago de Melo. Para além da casa de Tia Ciata: outras experiências no universo cultural carioca, 1830-1930. Afro-Ásia, Salvador, UFBA, v. 29-30, 2003. p. 179.
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28
Idem, ibidem, p. 198.
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29
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 26-27.
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30
RIO, João do. Op. cit., p. 20.
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31
Idem, ibidem.
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32
Idem, ibidem, p. 35.
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33
MOURA, Roberto. Op. cit., p. 93.
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34
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 25.
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35
Apud ARAÚJO, Ari. Op. cit., p. 214.
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36
Apud NETTO, Márcia Ferreira. Op. cit.
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37
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 24.
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38
ALVAREZ, Marcos César; Fernando Afonso Salla; Luís Antônio F de Souza. A sociedade e a Lei: o Código Penal de 1890 e as novas tendências penais na primeira República. Justiça e História, Porto Alegre, v. 3, n. 6, 2003.
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39
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 23-26.
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40
BARROS, José Flávio Pessoa de. O banquete do rei... Olubajé: uma introdução à música afro-brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2000. p. 31.
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41
Idem, ibidem, p. 35.
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42
Apud MARRA, Heloísa. Pai de todos. In: O Globo, Rio de Janeiro, 28/08/2004, Caderno Ela, p. 7.
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43
Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bate_-_Folha_Rio_(Kupapa_Unsaba)>. Acesso em 01/06/2010.
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44
NETTO, Márcia Ferreira. Op. cit.
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45
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 26.
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46
MOURA, Roberto. Op. cit., p. 106.
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47
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 25.
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48
REBOUÇAS FILHO, Diógenes. Pai Agenor. Salvador: Corrupio, 1998. p. 78-79.
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49
PARES, Luiz Nicolau. Nota 6 do texto de apresentação. In: TOBIOBÁ, João Batista dos Santos. 21 cartas e um telegrama de Mãe Aninha a suas filhas Agripina e Filhinha, 1935-1937. Afro-Ásia, Salvador, UFBA, v. 36, 2007. p. 268.
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50
TOBIOBÁ, João Batista dos Santos. Ibidem.
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51
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 25-27; Iyá Davina. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Iy%C3%A1_ Davina>. Acesso em 01/06/2010; SILVA, Yara. Op. cit., p. 44.
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52
NETTO, Márcia Ferreira. Op. cit.
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53
Idem, ibidem;
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54
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 26.
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55
BARROS, José Flávio Pessoa de. Op. cit., p. 33-34.
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56
Idem, ibidem, p. 33.
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57
NETTO, Márcia Ferreira. Op. cit.
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58
Ver <http://axetumbajunsara.blogspot.com>. Acesso em 02/06/2010.
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59
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 26.
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60
BARROS, José Flávio Pessoa de. Op. cit., p. 31.
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61
Idem, ibidem, p. 32.
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62
FERNANDES, Nilo; FERNANDES, Elizabeth; VIDAL, Marcelo (Orgs.). Pai Zezito d'Oxum. A chegada da nação Ijexá no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: s.e., 2005. p. 19, 24.
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63
BARROS, José Flávio Pessoa de. Op. cit., p. 34.
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64
Idem, ibidem, p. 33-35.
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65
COSSARD, Gisèle Omindarewá. Awó: o mistério dos orixás. Rio de Janeiro: Pallas, 2006. p. 206.
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66
NETTO, Márcia Ferreira. Op. cit.
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67
BARROS, José Flávio Pessoa de. Op. cit., p. 31-32.
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68
PRANDI, Reginaldo. Linhagem e Legitimidade no candomblé paulista. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, ANPOCS, n. 14, 1990. p. 18-31. Disponível em <http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_14/rbcs14_02. htm>. Acesso em 12 de junho de 2010.
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69
BARROS, José Flávio Pessoa de. Op. cit., p. 35.
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70
RIO, João do. Op. cit., p. 29.
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71
Idem, ibidem, p. 43-44.
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72
Idem, ibidem, p. 61.
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73
Apud MOURA, Roberto. Op. cit., p. 97.
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74
RIO, João do. Op. cit., p. 38.
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75
Idem, ibidem, p. 19-20.
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76
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 23-24.
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77
RIO, João do. Op. cit., p. 44, 50, 51-52, 64-66, 80, 82-83.
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78
Apud ARAÚJO, Ari. Op. cit., p. 211.
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79
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 25.
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80
MOURA, Roberto. Op. cit., p. 134.
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81
Idem, ibidem, p. 93.
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82
Cf. LÍRIO, Alba (org.) Heitor dos Prazeres: sua arte e seu tempo. Rio de Janeiro: ND Comunicação, 2003, p. 47.
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83
TOBIOBÁ, João Batista dos Santos. Op. cit., p. 268.
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84
Apud NETTO, Márcia Ferreira. Op. cit.
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85
RIO, João do. Op. cit., p. 63.
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86
MAGGIE, Yvonne. Op. cit., p. 276-277.
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87
SODRÉ, Muniz. Op. cit., p. 150.
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88
Apud ARAÚJO, Ari. Op. cit., p. 214.
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89
SODRÉ, Muniz. Op. cit., p. 149.
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90
GOMES, Tiago de Melo. Op. cit., p. 195.
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91
RIO, João do. Op. cit., p. 50.
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92
Idem, ibidem, p. 51.
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93
Idem, ibidem, p. 51-52.
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94
NETTO, Márcia Ferreira. Op. cit.
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95
RIO, João do. Op. cit., p. 32, 79, 86.
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96
Idem, ibidem, p. 41.
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97
Idem, ibidem, p. 56, 59.
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98
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 26.
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99
REBOUÇAS FILHO, Diógenes. Op. cit., p. 78; ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 19; BARROS, José Flávio Pessoa de. Op. cit., p. 31; TOBIABÁ, João Batista dos Santos. Op. cit., p. 270; NETTO, Márcia Ferreira. Op. cit.
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100
Apud MOURA, Roberto. Op. cit., p. 96, 105.
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101
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 24.
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102
MOURA, Roberto. Op. cit., p. 55.
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103
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 26.
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104
Sobre a questão da centralidade no Rio de Janeiro, ver SISSON, Rachel. Marcos históricos e configurações espaciais. Um estudo de caso: os centros do Rio de Janeiro. Arquitetura Revista, Rio de Janeiro, FAU-UFRJ, v. 4, 2/ sem. 1986. p. 56-81.
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105
RIO, João do. Op. cit., p. 49.
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106
BANDEIRA, Manuel. Mangue. In: _______. Libertinagem. Rio de Janeiro: Ed. do autor, 1930.
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107
RIO, João do. Op. cit., p. 52, 81.
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108
Idem, ibidem, p. 35, 52, 74, 80.
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109
Idem, ibidem, p. 29-30.
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110
Idem, ibidem, p. 31.
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111
Idem, ibidem, p. 42.
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112
Idem, ibidem, p. 32.
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113
MOURA, Roberto. Op. cit., p. 93.
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114
Idem, ibidem, p. 100.
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115
Apud MOURA, Roberto. Ibidem, p. 83.
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116
SODRÉ, Muniz. Op. cit., p. 149.
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117
Apud MOURA, Roberto M. No princípio, era a roda: um estudo sobre samba, partido-alto e outros pagodes. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. p. 140.
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118
MOURA, Roberto. Op. cit., p. 101.
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119
SODRÉ, Muniz. Op. cit., p. 149.
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120
MOURA, Roberto. Op. cit., p. 102.
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121
REIS FILHO, Nestor Goulart dos. Quadro geral da arquitetura no Brasil (1970). São Paulo: Perspectiva, 1983. p. 22, 48.
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122
RIO, João do. Op. cit., p. 44-45.
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123
SODRÉ, Muniz. Op. cit., p. 104-105.
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124
Sobre o conceito de espaço na modernidade, ver FORTY, Adrian. Space. In:_____. Words and buildings. A vocabulary of modern architecture. London: Thames & Hudson, 2000, p. 256-275; CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. artes de fazer (1990). Petrópolis: Vozes, 1994. p. 201-203.
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125
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 18, 31-34.
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126
SODRÉ, Muniz. Op. cit., p. 149.
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127
Idem, ibidem, p. 26.
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128
BARROS, José Flávio Pessoa de. Op. cit., p. 32-33.
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129
ROCHA, Agenor Miranda. Op. cit., p. 31.
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130
Idem, ibidem, p. 31-33.
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131
Idem, ibidem, p. 32.
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132
Idem, ibidem, p. 33.
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133
Idem, ibidem, p. 31.
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134
Idem, ibidem.
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135
CONDURU, Roberto. Arte Afro-Brasileira. Rio de Janeiro: C/Arte, 2007. p. 31-33.
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136
BARROS, José Flávio Pessoa de. Op. cit., p. 33.
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137
Disponível em <www.iphan.gov.br/ans>. Acesso em 1º de junho de 2010.
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138
Apud FERRAZ, Eucanaã. O tombamento de um marco da africanidade carioca: a Pedra do Sal. Revista do Patrimônio, IPHAN, n. 25, 1997. p. 336.
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139
SOARES, Mariza de Carvalho. Nos atalhos da memória - Monumento a Zumbi. In: KNAUSS, Paulo (Org.). Cidade vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 1999. p. 126.
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140
Disponível em <www.iphan.gov.br/ans>. Acesso em 1º de junho de 2010. A respeito dessa coleção, ver também MAG-GIE, Yvonne. Op. cit., p. 257-267; CONDURU, Roberto (Org.). Relicário multicor. A coleção de cultos afro-brasileiross do Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Centro Cultural Municipal José Bonifácio; Museu da Polícia Civil do RJ; Instituto de Artes da UERJ, 2008.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Dez 2010