Acessibilidade / Reportar erro

Ações Comunicativas Corporais e seus Significados no Contexto Educacional

Body Communicative Actions and their Meaning in the Educational Context

Actions du Corps Communicative et son Sens dans le Contexte Éducatif

RESUMO

Este artigo discute as ações comunicativas corporais, enfatizando a problemática da relação comunicativa entre os sujeitos. Referenciando o contexto educacional, discute-se a concepção amortizada do corpo no processo ensino-aprendizagem; a efetiva possibilidade teórica da inclusão de novos saberes docentes; e as contribuições advindas da linguagem corporal para um agir pedagógico. Pelo prisma da comunicação corporal, enfocam-se movimentos e seus significados, fomentando a premissa de que é possível transmitir e decodificar mensagens muitas vezes imperceptíveis à comunicação verbal. Defende-se, portanto, a linguagem corporal consciente, estabelecendo-se como um saber docente útil e eficaz.

Palavras-chave:
Educação; Saber; Comunicação; Linguagem; Corpo

ABSTRACT

This article discusses the body communicative actions, emphasizing the issue of the communicative relationship among the subjects. Referencing the educational context, we discuss the dormant conception of the body in the teaching-learning process, the effective theoretical possibility of including new teaching knowledge, and the contributions of body language for pedagogical action. Through the prism of bodily communication, it is focused on movements and their meanings, promoting the premise that it is possible to convey and decode messages often imperceptible to verbal communication. Therefore, the conscious body language, establishing itself as a useful and effective teaching knowledge, is posited.

Keywords:
Education; Knowledge; Communication; Language; Body

RÉSUMÉ

Cet article décrit les actions de communication de corps, en insistant sur le problème de la relation communicative entre les sujets. Référencement le contexte éducatif, nous discutons de la conception du corps amorti processus d'enseignement-apprentissage, la possibilité théorique efficace d'intégrer de nouvelles connaissances de l'enseignement, et les contributions du langage du corps à l'action pédagogique. À travers le prisme de la communication corporelle, se concentrer jusqu'à mouvements et leurs significations, de promouvoir l'idée qu'il est possible de transmettre et décoder des messages souvent imperceptibles à la communication verbale. Il fait valoir, par conséquent, le langage du corps conscient, s'imposer comme une connaissance de l'enseignement utile et efficace.

Mots-clés:
Education; Savoir; Communication; Langue; Corps

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • ANTÉRIO, Djavan. Repercussões Pedagógicas na Capacidade Comunicativa Corporal do Educador. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
  • ANTÉRIO, Djavan; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Corpo Comunicativo: analisando a comunicação corporal por meio da exploração espacial do educador. Motrivivência, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 41, p. 206-222, 2013.
  • ARGYLE, Michael. Bodily Communication. New York: Methuen & Co, 1988.
  • BOMBASSARO, Ticiane; VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a Formação de Professores para a Disciplina Educação Física em Santa Catarina (1937-1945): ciência, controle e ludicidade na educação dos corpos. Educar, Curitiba, Universidade Federal do Paraná, n. 33, p. 111-128, 2009.
  • CORRAZE, Jacques. As Comunicações Não-verbais. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
  • COSTA, Sandra Barbosa et al. A Linguagem Expressiva do Andar Humano. In: CATTUZZO, Maria Tereza; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira (Org.). Fazer e pensar Ciência em Educação Física - Livro 1. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2012.
  • FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 2009.
  • FREIRE, Paulo. A Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1999.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
  • GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. O Jogo da Cultura e a Cultura do Jogo: por uma semiótica da corporeidade. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba , 2011.
  • HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Teoria e Prática da Oficina de Movimento. Movimento, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 11, n. 1, p. 121-139, jan./abr. 2005.
  • JOSSO, Marie-Christine. O Corpo Biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação & Realidade, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul , v. 37, n. 1, p. 19-31, jan./abr. 2012.
  • KNAPP, Mark; HALL, Judith. Comunicação Não-verbal na Interação Humana. São Paulo: JSN, 1999.
  • LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.
  • MEDINA, João Paulo Subirá. A Educação Física cuida do Corpo... e "Mente". Campinas: Papirus, 2001.
  • MEDINA, João Paulo Subirá. O Brasileiro e seu Corpo. Campinas: Papirus , 2002.
  • MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
  • MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 2008.
  • MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
  • PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
  • PICARD, Dominique. Del Código al Deseo: el cuerpo en la relación social. Buenos Aires: SACIF, 1986.
  • RECTOR, Mônica; TRINTA, Aluizio Ramos. A Comunicação Não-verbal: a gestualidade brasileira. Petrópolis: Vozes , 1985.
  • RECTOR, Mônica; TRINTA, Aluizio Ramos. Comunicação do Corpo. São Paulo: Ática, 1999.
  • WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O Corpo Fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2014

Histórico

  • Recebido
    19 Abr 2013
  • Aceito
    03 Fev 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com