Acessibilidade / Reportar erro

Um modelo híbrido simulação-otimização para análise de capacidade de um sistema de transporte ferroviário de granéis agrícolas em ciclo fechado

An hybrid simulation-optimization model for assessing the capacity of a closed-loop rail transport system for bulk agricultural grains

Resumos

Neste artigo é proposto um modelo híbrido simulação-otimização para a análise de políticas operacionais para o transporte ferroviário de grãos em um sistema fechado que possibilitem aumentar a sua capacidade global. O núcleo do modelo proposto é um sistema de simulação discreta por eventos desenvolvido em linguagem "Visual Basic for Applications" (VBA), o qual possibilita analisar regras mais flexíveis para decisões quanto ao tratamento de filas. Mais especificamente, dez decisões relacionadas às operações ferroviárias (alocação de ativos ferroviários e gestão de filas) são substituídas por regras de priorização que buscam refletir as decisões tomadas na prática. É também proposta uma heurística baseada no algoritmo de Hooke & Jeeves para determinar o melhor subconjunto de regras de priorização. O modelo foi aplicado a um problema real que corresponde ao sistema de transportes de grãos constituído pela Ferrovia Centro-Atlântica, Estrada de Ferro Vitória a Minas e pelo o Porto de Tubarão. Os resultados demonstram que essas regras de priorização proporcionam maior capacidade global do sistema quando comparadas as decisões mais simples próprias de um modelo de simulação discreta por eventos.

simulação-otimização; transporte ferroviário; granéis agrícolas; heurísticas


In this article we propose a hybrid simulation-optimization model to analyze alternative operational policies for the rail transport of grains in a closed loop system aiming to increase its overall capacity. The core of the proposed model is a discrete event simulation system developed in "Visual Basic for Applications" (VBA) that allows more flexible rules to be analyzed for the main decisions regarding queues. In our model ten different decisions related to rail operations (mainly rail asset allocation and queue management) are replaced by prioritization rules that aim to more closely reflect how decisions are made in practice. We also propose an optimization approach based on Hooke & Jeeves algorithm in order to determine the best subset of prioritization rules. Our model was applied to a real-world problem related to a grain transportation system composed of Centro-Atlântica and Vitória a Minas Railways and the Port of Tubarão. The results show that these prioritization rules can effectively yield to increased overall system capacity when compared to simpler decisions allowed by a discrete event simulation model.

simulation-optimization; rail transport; agriculture grains; heuristics


  • Everett, J. (2001) Iron ore production scheduling to improve product quality. European Journal of Operational Research, n. 129, p 355-361.
  • Fioroni, M. M. (2007) Simulação em ciclo fechado de malhas ferroviárias e suas aplicações no Brasil: Avaliação de alternativas para direcionamento de composições. 216p, Tese de Doutorado, POLI-USP, São Paulo, SP
  • Jacobson, S. H., Schruben, L. W. (1989) Techniques for simulation response optimization. Operation Research Letters, n. 8, p 1-9.
  • Matsumoto, M. e Nishimura, T. (1998) Mersenne Twister: A 623-Dimensionally EquidistributedUniform Pseudo-Random Number Generator. ACM Transactions on Modeling and Computer Simulation, v.8, n.1, p. 3-30.
  • Pachl, J. (2002) Railway operation and control, EUA: VTD Rail Publishing, 239 p.
  • Pflug, G. (2008) Optimization of Stochastic Models: The Interface between Simulation and Optimization. Massachusetts, EUA: Kluwer Academic Publishers, Norwell, 2008. 400p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    01 Nov 2011
  • Aceito
    26 Jan 2012
  • Revisado
    07 Dez 2011
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com