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Capacidade e nível de serviço do terminal de passageiros de um aeroporto regional - o caso de Ribeirão Preto

Capacity and level of service in the passenger terminal of a regional airport - the case of Ribeirão Preto

Resumos

Com o rápido crescimento do transporte aéreo observado recentemente no Brasil, vários aeroportos estão convivendo com demandas que afetam o nível de serviço de terminais de passageiros. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de serviço oferecido no terminal de passageiros de um aeroporto regional. O caso estudado foi o aeroporto de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. A avaliação, com o método de Medeiros (2004), foi realizada em dois momentos: o atual (neste caso, a demanda observada em 2010) e para o ano de 2015. Os resultados mostraram que o atual nível de serviço dos componentes avaliados do terminal (que vão desde infraestruturas para embarque e desembarque até sanitários) é predominantemente Regular ou Insuficiente, com 69 % destes componentes incluídos em uma dessas duas classificações. No entanto, apesar do crescimento da demanda previsto para o futuro próximo, a avaliação realizada para 2015 não indica uma deterioração significativa do nível de serviço no terminal de passageiros, talvez explicado pelo nível de serviço global relativamente baixo hoje oferecido.

aeroporto de Ribeirão Preto; nível de serviço; terminal de passageiros; aeroporto Leite Lopes


With the rapid growth of air transport recently observed in Brazil, several airports are experiencing demands that affect the level of service of passenger terminals. The aim of this study was to evaluate the level of service offered in the passenger terminal of a regional airport. The case studied was the airport of Ribeirão Preto, in the state of São Paulo. The assessment was done with the method developed by Medeiros (2004), in two periods of time: the current situation (i.e., the actual demand in 2010) and the year 2015. The results have shown that the current levels of service of the terminal components assessed (which include since departure and arrival facilities until toilets) are predominantly Regular or Insufficient, with 69 % of the components in either one of those classifications. However, despite the substantial demand growth anticipated for the near future, the evaluation conducted for 2015 does not indicate a significant deterioration of the level of service in the passenger terminal. A possible explanation for that is the relatively low overall level of service already offered today.

Ribeirão Preto airport; level of service; passenger terminal; Leite Lopes airport


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2012

Histórico

  • Recebido
    07 Ago 2011
  • Aceito
    26 Jan 2012
  • Revisado
    15 Dez 2011
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