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Procedimento e protótipo computacional para dimensionamento de uma praça de pedágio

Computational procedure for design and prototype of a toll plaza

Resumos

Este artigo propõe um procedimento para o dimensionamento do layout de praças de pedágio como forma de subsidiar a implantação destas praças em novas concessões ou na melhoria das existentes, visando um melhor nível de serviço para o usuário. Para agilizar e facilitar as análises foi desenvolvido um protótipo computacional que define as características da praça de pedágio a partir de um nível de serviço desejado. Para tanto, inicialmente, apresenta-se neste trabalho uma caracterização das praças de pedágio quanto à forma de pagamento da tarifa, a localização da praça no sistema, o layout e seus principais elementos e posteriormente os métodos de dimensionamento. Com base nessas análises, propõe-se um procedimento para dimensionamento de uma praça de pedágio considerando a relação entre as características da praça e o nível de serviço para o usuário.

praça de pedágio; concessões; nível de serviço


This article proposes a procedure for the design of the layout of toll plazas in order to subsidize the implementation of these in new highways concessions or improving existing ones, aiming at a better level of service to the highway user. A computer program prototype was developed for defining the characteristics of the toll plaza from a desired level of service. For that, initially, this article presents a characterization of toll plazas about payment type, location of the plaza in the highway system, the layout and the main elements of design. Based on these analyses, a procedure is proposed for dimensioning toll plazas considering the relationship between toll plazas' characteristics and the desired level-of-service to the highway user.

toll plaza; concessions; service level


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    04 Jul 2011
  • Aceito
    26 Jan 2012
  • Revisado
    03 Out 2011
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