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Análise do potencial de integração da bicicleta com o transporte coletivo em Belo Horizonte

Analysis of the potential integration of cycling with public transport in Belo Horizonte

Resumos

A bicicleta como um modo de transporte sustentável tem ganhado destaque por contribuir para a redução do número de veículos motorizados nas cidades. Para que isto ocorra, dentre os fatores que precisam ser fomentados, está a integração da bicicleta com o transporte público. Este artigo apresenta os resultados da análise da potencialidade da integração da bicicleta com o trem metropolitano, e a análise comparativa dos resultados em diferentes capitais brasileiras. A metodologia envolveu uma pesquisa de dados socioeconômicos e de preferência declarada para identificar os atributos relevantes para a ocorrência da integração, com usuários da Estação Vilarinho em Belo Horizonte. Os resultados apontam o perfil dos usuários dispostos a fazer a integração, e, a distância da origem até à estação e o fato de não possuir bicicleta como os motivos da falta de interesse pela integração. Os entrevistados declararam que segurança pública e infraestrutura cicloviária são fatores importantes para a integração. Além disso, não existe uma convergência do percentual de adesão à integração nas cidades analisadas, sendo necessários estudos locais para avaliar a viabilidade desta integração.

ciclismo; integração de bicicleta; transporte público


Bicycle as a sustainable transportation mode has gained importance as it contributes to reduce the number of motorized vehicles in the cities. In order to this occur, among the factors that need to be encouraged is the integration of cycling with public transportation. This paper presents the results of the analysis of the potential of cycling integration with the metropolitan train and the comparative analysis of the results in different Brazilian capitals. The methodology involved a socioeconomic survey and stated preference to identify the relevant attributes to the occurrence of integration, among users at Vilarinho station in Belo Horizonte. Results indicated the users profile prone to the integration and, distance from origin to the station and the fact of not having a bicycle as reasons for the lack of interest in integration. Interviewees stated that public security and cycling infrastructure are important factors for integration. Moreover, there is not a convergence of the percentage of adherence for integration in the examined cities, and local studies are necessary to evaluate the integration feasibility.

cycling; bicycle integration; public transportation


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    17 Maio 2012
  • Aceito
    11 Jun 2012
  • Revisado
    25 Jun 2012
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