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Simulação do ruído sonoro no entorno do aeroporto de Ribeirão Preto

Simulation of aircraft noise in the surroundings of the Ribeirão Preto airport

Resumos

Este artigo apresenta simulações de curvas de ruído utilizando o programa INM (Integrated Noise Model) e Transcad com o objetivo de verificar as áreas onde a população que reside nas vizinhanças do aeroporto é afetada pelo aumento do tráfego aéreo e mudanças climáticas. Este estudo foi motivado pelas reclamações junto ao Ministério Público pela população residente no entorno do aeroporto. Os resultados mostram variações significativas na população afetada com a mudança da posição das curvas isofônicas entre 55 e 65 dB(A) e menos significativas acima de 65 dB(A). Entende-se que simulações permitem estimar ordem de grandeza do impacto das aeronaves nas vizinhanças do aeroporto norteando futuros levantamentos de dados reais. As divergências de uma simulação com valores reais podem ser geradas pelo não seguimento dos padrões estabelecidos nas cartas de voo, ventos de direções diversas e a não inclusão do relevo da região. Os resultados mostraram que modificações nos procedimentos de pouso e decolagem podem mitigar a poluição sonora.

simulação com INM; população afetada pelo ruído


This article presents simulations of curves of aircraft noise using the INM (Integrated Noise Model) program as well as the Transcad, in order to identify the areas in the surroundings of the airport where the population is more affected by the increase of the aircraft traffic and the climate changes. This study was initiated after the complaints made by the population living in the surroundings of the airport and received by the Prosecuting Office. The overall results indicated substantial variations in the population affected by the changes in the position of the isophonic curves between 55 and 65 dB(A) and a less expressive effect above 65dB(A). Simulations like those performed here allow one to estimate the magnitude order of the impact of aircrafts in the surroundings of the airport, guiding future data collections in the field. Discrepancies between the predicted data and the field data can be caused by noncompliance to the standards established by the flight charts, by winds of different directions and the disregard of the surrounding relief. The results showed that modifications to the landing and takeoff procedures can mitigate noise pollution.

simulation with INM; population affected by noise


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Jan 2014

Histórico

  • Recebido
    03 Jul 2012
  • Aceito
    28 Jan 2013
  • Revisado
    25 Jan 2013
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