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XLVI Encontros Nietzsche: Filosofia e Educação

Considerando a importância de Nietzsche para pensar questões concernentes à formação do humano tanto em termos da crítica à tradição e aos estabelecimento de ensino quanto da proposição dele como criador de valores e afirmador da vida, o “XLVI Encontros Nietzsche: intérpretes e interpretações” destinou um dia de discussão à relação entre Filosofia e Educação, visando, com isso, partir de perspectivas e de recortes teóricos diferenciados para analisar o tema da educação, da cultura e da filosofia desde Nietzsche. Este dossiê reúne textos apresentados da 46 ª edição dos Encontros Nietzsche. Este dossiê “Nietzsche: Filosofia e Educação” propõe um pensar com Nietzsche, mais do que sobre ele, embora também o inclua e pressuponha no conjunto de textos, trazendo reflexões elaboradas a partir das considerações do filósofo alemão neste âmbito.

Tematizar a cultura e principalmente a educação, seja para precisar os conceitos de Nietzsche a partir de novas abordagens e autores, seja para pensar questões da atualidade através do pensamento dele, traz contribuições significativas para o conjunto da filosofia e para a reflexão sobre os institutos de formação de um modo geral e, no que concerne à educação, de um modo particular, haja vista que o conjunto da filosofia de Nietzsche, leva-nos a pôr em questão nosso modo de pensar e de agir, remetendo à necessidade premente de reavaliar nossas crenças, nossos princípios, enfim, nosso conjunto de valores, notadamente os veiculados através da educação, seja ela formal ou não.

Nesse sentido, resgatamos o intuito de Thomas E. Hart que no livro Nietzsche, cultura and education (Hart, 2009HART, T. (Org.) Nietzsche, culture and education. Burlington: ASHGATE, 2009), em que reunindo interpretações distintas, guiava-se pela ―esperança de suscitar uma aplicação na vida; quiçá, como na avaliação do autor do prefácio acerca do propósito da filosofia de Nietzsche, transformar, bem mais do que informar. Perspectivamente, o livro foi idealizado a partir da pressuposição de que as ideias de Nietzsche ainda ressoam em nossos dias; retomamos também as discussões propostas no livro Nietzsche: filosofia e educação (Azeredo, 2008AZEREDO, V. (Org.) Nietzsche: filosofia e educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2008) e as investigações presentes no livro Nietzsche educador (Dias, 2003DIAS, R. M. Nietzsche educador. 3ª. ed. São Paulo: Scipione, 2003).

Referências

  • AZEREDO, V. (Org.) Nietzsche: filosofia e educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2008
  • DIAS, R. M. Nietzsche educador 3ª. ed. São Paulo: Scipione, 2003
  • HART, T. (Org.) Nietzsche, culture and education Burlington: ASHGATE, 2009

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Dez 2022
  • Data do Fascículo
    Sep-Nov 2022
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