Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 29, Publicado: 2007
  • Editorial

    César, Maria Rita de Assis
  • Apresentação Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Haracemiv, Sônia Maria Chaves
  • Desafios contemporâneos para a formação de jovens e adultos Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Silva, Ana Maria Costa e

    Resumo em Português:

    As últimas quatro décadas têm sido progressivamente marcadas por uma atenção e investimento na formação, nomeadamente de jovens e adultos, particularmente a partir da década de noventa do século passado, com o acentuado e persistente discurso da importância da formação-aprendizagem ao longo da vida. Partindo desta constatação, discutiremos neste artigo alguns dos pressupostos subjacentes aos discursos da formação e da aprendizagem ao longo da vida. Procuramos evidenciar fragilidades e controvérsias que têm estado presentes, tanto nos discursos como nas práticas, e identificar alguns desafios que se colocam ao campo da formação, reconhecendo, tal como Pineau (2004), que os tempos formadores são demasiadamente importantes para serem apenas os das formações instituídas. Assim, procuraremos desocultar e reabilitar o ponto de vista do adulto que se forma e pensar sobre a dinâmica de formatividade que não se esgota no âmbito da institucionalização da formação. Incidiremos a nossa análise e reflexão na importância da interação entre percursos de formação e trajetórias de vida, evidenciando a relevância da experiência na aprendizagem dos adultos e na construção de saberes. Esta análise permite-nos, também, salientar a importância e necessidade dos contextos de formação (formais e não formais) tomarem em consideração a autoria dos sujeitos da/em formação, dimensão fundamental para o seu (auto)reconhecimento social e para a (re)construção de identidades.

    Resumo em Inglês:

    The last four decades have been progressively marked by a focus and investment on training, namely for young people and adults, particularly from the 90s of the last century onwards, together with the emphatic and persistent discourse on the importance of lifelong learning-education. From this viewpoint, we will discuss in this article some of the presumptions underlying the discourses on lifelong education and learning. We will try to point out frailties and controversies that have been present, both in the discourses and the practices, and identify some challenges that are posed on the field of training, acknowledging, like Pineau (2004), that the educating moments are too important to be left just to institutionalized education. Thus, we will try to unveil and rehabilitate the point of view of the adult that is being educated and think about the dynamic of the training process that does not limit itself to the sphere of the institutionalization of education. Our analysis and reflexion will focus on the importance of the interaction between training courses and life trajectories, pointing out the relevance of experience in adult learning and in the construction of knowledges. This analysis allows us, as well, to point out the importance and need that the training contexts (both formal and informal) take into consideration the authorship of the individuals involved in/undergoing training, being this a fundamental dimension to their social (self) acknowledgment and (re)construction of identities.
  • Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade - considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Rummert, Sonia Maria; Ventura, Jaqueline Pereira

    Resumo em Português:

    A problemática relativa à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito do Estado brasileiro, tem se tornado significativamente mais complexa na última década. Tal complexidade deriva dos processos de correlação de forças emergentes na atual fase de expansão e consolidação do capital, entre os quais se destaca a implantação de políticas neoliberais que deu origem, por exemplo, à reforma do Estado e às estratégias de reestruturação produtiva. No presente artigo, pretendemos evidenciar que os atuais programas para a Educação de Jovens e Adultos trabalhadores desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) representam rearranjos da mesma lógica que sempre presidiu as políticas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, a qual consiste em atender às necessidades de sociabilidade do próprio capital. Desta forma, as políticas educativas com caráter compensatório e aligeirado reiteram, a partir de reordenamentos econômicas dos quais derivam o desemprego estrutural e novas formulações ideológicas centradas no empreendedorismo e na empregabilidade, a subalternidade das propostas de educação para a classe trabalhadora. Neste texto serão abordados os programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola no conjunto das políticas de governo para a educação, procurando-se evidenciar o quanto esse tipo de política reafirma o caráter seletivo e excludente do sistema público educacional no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The problematic related to youth and adult education (EJA Program) had got significative relevance in Brazilian State scope. Such complexity is derivative of the emergent growth process of correlated forces in present level of capital expansion and consolidation; these processes show up neoliberal policy implantation, which originated, for example, State reform and productive structural rebuilding strategies. This article intends to show up that current programs developed by the Education Ministry (MEC) for working youth and adult education represent reorganization of the same logic that always guided youth and adult education policy in Brazil; a policy that consists in sociability necessity of capital itself. Thus, compensatory and superficial education policies reinforces non-commission of educational proposals for working class by economical reorganization that produces structural unemployment and new ideological formulations centered on enterprising and employment. This text focuses Literate Brazil Program as well as Doing School Program inside the complex of govern policy for education, intending to clear up how much such policy reasserts selective and excluding characteristics of Brazilian public education system.
  • Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Freitas, Maria de Fátima Quintal de

    Resumo em Português:

    O presente artigo discorre sobre as relações entre a educação popular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e algumas possibilidades de contribuição da psicologia social comunitária para a prática dos educadores, hoje, no seu trabalho de educação/alfabetização. Identificam-se origens epistemológicas comuns, quando do início dos trabalhos de alfabetização e conscientização e dos movimentos sociais, a partir dos anos 60. Paulatinamente, vai acontecendo uma diferenciação entre estes dois campos à medida que o país entra no período da redemocratização. São identificadas semelhanças, diferenças e intersecções entre estes dois campos, destacando-se algumas "reflexões" para a prática dos educadores, à luz da filosofia de Paulo Freire e das práticas de emancipação popular, orientadas pelos trabalhos da psicologia social comunitária. Procede-se a uma análise psicossocial das tensões e paradoxos que surgem na prática dos educadores, analisando as repercussões e impactos psicossociais que podem contribuir para avanços ou recuos nos processos de conscientização, seja dos educadores, seja dos educandos. Ao final, são apresentadas algumas sugestões para a formação de educadores dentro de uma perspectiva da conscientização e participação na vida cotidiana.

    Resumo em Inglês:

    This article presents relationships between popular education and Youth and Adult Education (YAE). It also names some possibilities of contribution from community social psychology to educators' practice, in his/her educational/literacy work at the present days. Common epistemological origins are identified since the sixties, when literacy works, awareness and social movements started. Gradually, some differentiation among those two areas happened, while the country entered in its redemocratization period. Similarities, differences and intersections are identified among those two areas, especially some 'reflections' direct to educators' practice, which are based on Paulo Freire's philosophy and popular emancipation practices and guided by community social psychology works. The text is followed by a psychosocial analysis of tensions and paradoxes that appear in educators' practice and analyses the psychosocial repercussions and impacts that can contribute to progresses or backwards in the awareness processes, both in relation to educators and students. At the end, some suggestions are presented to the educators' formation according to a perspective of awareness and participation in daily life.
  • Mutações no campo da educação de adultos: sobre os caminhos da formação dos educadores Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Castro, Rui Vieira de; Guimarães, Paula; Sancho, Amélia Vitória

    Resumo em Português:

    O campo da educação enfrenta na actualidade importantes desafios que têm levado ao surgimento de tensões e dilemas que forçam a sua reconfiguração. Neste âmbito, a formação de educadores de adultos também se confronta com diversos problemas, com destaque para aqueles induzidos pela prevalência de determinados modos de conceber e entender a formação. Foi na procura de modos alternativos e inovadores de conceber e desenvolver a formação de educadores de adultos que a Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho participou no projecto A Good Adult Educator in Europe (AGADE). Neste texto, procura-se dar conta da definição de seis princípios orientadores da concepção de um dispositivo de formação de educadores de adultos.

    Resumo em Inglês:

    In contemporary times the adult education field faces relevant shifts leading to the emergence of tensions and dilemmas that force its reconfiguration. Therefore, several problems rise in what adult educators' training is concerned, mainly these induced by the prevalence of certain forms of training. Searching for innovative ways of conceiving and developing adult educators training, the Unit for Adult Education of the University of Minho joined the project A Good Adult Educator in Europe (AGADE). In this paper, the authors wish to present six principles by which a disposal of adult educators training can be based on.
  • Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Oliveira, Inês Barbosa de

    Resumo em Português:

    Esse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, no que se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadas à educação de jovens e adultos. Em seu início, traz uma breve abordagem histórica a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, que tem por objetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de situações reais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos alguns dos principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidas na educação de jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ou inadequação de conteúdos e modos de abordá-los, bem como de linguagem. A partir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de como entendo os processos de tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo contribuir para a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas. Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentos para chegar à proposição de um debate sobre as possibilidades de novos desenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos da EJA do que as propostas tradicionais.

    Resumo em Inglês:

    This text approaches some points about the contemporary curricular reflection, referring to the study of new forms of curricular organization bound for the youth and adults education. In its beginning, the text brings a brief approach of the history of the youth and adults education in Brasil, aiming to place the reader in the debate. Then, using the relates of real situations lived by the author or by close people, I discuss some of the main problems that can be perceived in the curricular practices developed in the youth and adult education, as the childish treatment of the students or the inadequate contents or way of treating them and the speech used as well. From this, a theoretical reflection about how I understand the process of weaving the knowledge is developed, where I intent to contribute to the reflection around the possibilities of overcoming these problems. Finally, I discuss some of the conceptions of curriculum e yours fundaments to reach the proposition of a debate about the possibilities of new curricular drawings that may be more fitted to the students than the traditional proposes.
  • Reciprocidade e acolhimento na educação de jovens e adultos: ações intencionais na relação com o saber Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes

    Resumo em Português:

    Apresentando resultados da pesquisa de doutorado, o artigo destaca particularidades dos processos educativos de jovens e adultos, situando a busca dos sujeitos de uma relação com o saber, as diferentes mediações da organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos e a questão da reciprocidade e acolhimento como ações intencionais no processo ensino-aprendizagem. Ao concluir o estudo, constata-se uma docência na qual o sujeito se torna professor/a no seu fazer e no seu caminhar, que vem contribuindo para a construção de um estatuto próprio de EJA, para a produção e acúmulo de saberes teórico-metodológicos, potencializando um campo pedagógico e de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Presenting results of the doctoring research, the article discusses the special aspects of educational processes of Youth and Adult Schooling searching of the people related with knowledge, the different mediations of organization about pedagogical work and the question of the reciprocity and shelter as intentional actions in the process teach-learning. At the end of the work, the teaching profession is acknowledged as an endless process, for the individual becomes a teacher as he lives and acts thus contributing to the constitution of a peculiar form of youth and adult education, to the production and accumulation of theoretical and methodological knowledge which constitutes a field of research in itself.
  • Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Haracemiv, Sônia Maria Chaves

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi o de investigar os vínculos estabelecidos pelo professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a proposta pedagógica e a equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), analisando a relação-reflexa no processo de formação profissional e pessoal deste sujeito. Para tanto, buscou-se identificar, no interior da escola, o posicionamento docente quanto aos aspectos afetivos, pedagógicos e normativos, bem como os princípios, a coerência e os valores da proposta da EJA, de que forma ele se identifica com ela e com que autonomia a sustenta. No interior da escola também foi questionado o exercício de autoridade, participação na tomada de decisões, conflitos pessoais, predisposição a mudanças necessárias, aceitação das novas idéias, motivação e valorização frente às condições de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this research was to investigate the bonds established between the teacher of the young and adults education program (EJA), with its pedagogical proposal and with the educational team of the Municipal Department of Education (SME), analyzing the reflexive-relation in the process of professional and personal development of this subject. To accomplish this, one searched to identify, inside the school, the teaching positioning regarding the affective, pedagogical and normative aspects, as well as, the principles, the coherence and the values of the EJA's proposal, how the teacher identifies himself with it and with which autonomy he supports it. Inside the school the exercise of authority was questioned, as well as the participation in the taking of decisions, the personal conflicts, the predisposition towards necessary changes, the acceptance of new ideas, the motivation and the valuation related to work conditions.
  • Tensões, contradições e avanços: a educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Belo Horizonte Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Soares, Leôncio; Venâncio, Ana Rosa

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta as ações destinadas à Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Aurélio Pires, da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte-MG. A escola pesquisada possui um projeto de EJA que busca entender e trabalhar as especificidades dos seus sujeitos e, mesmo com todas as dificuldades, procura desenvolver um trabalho que atenda aos jovens e adultos nas suas diversidades e características.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the actions aimed at the adult and young people education of the Municipal School Aurélio Pires, in Belo Horizonte. The school has an EJA project that struggles to understand and to work the specific of their citizens, and even with all the difficulties, tries to develop a work that takes care of the young and adults in their diversities and characteristics.
  • A sala de aula na educação de jovens e adultos Dossiê:educação De Jovens E Adultos: Novos Diálogos Frente Às Dimensões Contextuais Contemporâneas

    Branco, Veronica

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta as relações estabelecidas pela autora entre os resultados da pesquisa realizada junto a professores alfabetizadores de crianças e jovens e adultos e as observações que desenvolveu com os estagiários da disciplina de Prática de Ensino de Magistério do Curso de Pedagogia da UFPR, em escolas da comunidade de Curitiba. Relata depoimentos de alunos da EJA como demonstrativo da realidade de sala de aula, comenta referenciais teóricos lingüísticos, psicolingüísticos e pedagógicos sobre a alfabetização e sugere encaminhamento para a melhoria da formação dos professores alfabetizadores.

    Resumo em Inglês:

    This article presents its author's established relations between the results of research in literacy among teachers of children and teenagers and also adults and her observations developed in schools of Curitiba's community with trainees from the discipline of Teaching Practice for Elementary School in Pedagogy Course of UFPR. This article presents reports from EJA (Adult and Teenagers Education) students as a demonstrative of classroom reality, as well as theoretical analyses references from linguistics, psycholinguistics and pedagogy about literacy. This article also suggests a literacy teachers improvement.
  • A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem Artigos De Demanda Contínua

    Leite, Sílvia Meirelles; Behar, Patricia Alejandra

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso, propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e produção de sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem, visando a construção de conhecimento. Para tanto, utilizou-se a plataforma de software CRIANET e o Editor de Texto Coletivo ETC como suportes digitais para a constituição de ambientes virtuais voltados à coletividade e à aprendizagem. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an experience with children in relation to the collectivity, in which the effects of the exchanges was accompanied among the subjects. Based on this, it is presented an investigation about the interindividual interaction process and the meaning production in a virtual learning environments, aiming the knowledge construction. Therefore, it was used the CRIANET software platform and the ETC's Collective Text Publisher as digital supports for the constitution of directed virtual environments to the collective and the learning process. The reading of that process contributed to the understanding of the infantile public insert in the Internet, consolidating it while a way of communication that benefice the tranverse and the reciprocity.
  • A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares Artigos De Demanda Contínua

    Cruz, Giseli Barreto da

    Resumo em Português:

    No presente texto, busco refletir acerca da importante posição a ser assumida pelos professores nos processos que desencadeiam reformas curriculares. Tendo em vista que a implementação de propostas voltadas para o contexto da sala de aula depende diretamente do papel exercido pelo professor, chamo atenção para a necessidade do seu protagonismo desde a fase da concepção. Para tanto, organizo a argumentação em dois grandes pontos: no primeiro, discuto o lugar historicamente ocupado pelo docente no decorrer das reformas, recorrendo à perspectiva defendida e experimentada pelo inglês Lawrence Stenhouse, baseada na crença na capacidade de os professores se desenvolverem profissionalmente com base na pesquisa, desenvolvendo currículo. No segundo ponto, procuro evidenciar que a prática docente se constitui em um exercício que transcende a dimensão técnica, não podendo ser assumida tão-somente como o atendimento às prescrições curriculares desenvolvidas por outros. Recorro, nesse ponto, ao pensamento de autores como Gauthier e Mellouki, Giroux, Vorraber Costa e Moreira para demarcar o caráter de mediação que marca a prática docente em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    This text seeks to reflect on the central role teachers should play in processes leading to curriculum reform. Bearing in mind that the implementation of proposals focussing on the classroom context is directly dependent on the role played by the teacher, we would like to stress the need for this player to take on a leading role from the start of any such project. To this end, the text puts forward two major arguments: the first one discusses the place historically occupied by teachers in school reforms, taking as a starting point Lawrence Stenhouse's views on teachers' professional development based on research Carried out in the context of curriculum development. The second argument put forward the point that teaching practice transcends the technical dimension, often going beyond limits set by external curricular prescriptions. This point is supported by arguments developed by a number of authors such as Gauthier and Mellouki, Giroux, Vorraber Costa e Moreira whose vision of the teachers' role is that of mediators between different players and pressures affecting classroom practice.
  • A mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos iniciais: um estudo de caso Artigos De Demanda Contínua

    Townsend, Cristina Bandeira; Tomazzeti, Elisete Medianeira

    Resumo em Português:

    O presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como o professor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente. A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagem metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada, autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações das práticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópico do município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do Ensino Fundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foram tomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que o primeiro foi compreendido como elemento mediador do processo de mobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitus professoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nos anos iniciais.

    Resumo em Inglês:

    This article portrays the development of a research about the way first years teachers mobilize knowledge in the teaching practice. The research line adopted was the one about teachers formation and the methodological approach was qualitative, being this way a case study. The data were collected through questions, interview half-structured, self-biography and oral report, microetnography using video and pedagogical observations of four teachers from a philanthropic school, in Santa Maria municipal district, RS, from preschool up to 4th grade of elementary school. In the research the concept of habits and knowledge were taken as linked elements, in a dialetic inter-relation, in which, the first was understood as mediator element of the knowledge mobilization process by the teachers. From this inter-relation a teachers habitus is formed giving identity, to the educator's work from the first years.
  • Saberes y conocimientos indígenas en la formación de profesores de educación intercultural

    Rapimán, Daniel Quilaqueo

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se analiza la interacción entre saberes indígenas y conocimientos científicos en la formación de profesores de educación intercultural. La formación de profesores, en este caso, se lleva a cabo bajo la forma de encuentro de culturas de sociedades diferentes, entre formadores y estudiantes que pertenecen a las culturas occidental y mapuche. Los saberes indígenas están insertos tanto en prácticas y técnicas de trabajo como también en actividades sociales cuya eficacia depende de las relaciones entre las personas que participan. Por otro lado, los conocimientos científicos dependen de criterios experimentales o formales de cientificidad, donde no existe saber sin una práctica discursiva definida que conforma hipótesis científicas, teorías y leyes. Se analiza la cultura como un campo comunicacional que organiza un conjunto de actitudes cuyas significaciones exteriorizadas en los códigos de conducta o de expresión son interiorizadas en la memoria y en los intercambios simbólicos. En tanto, lo intercultural implica una apertura a establecer relaciones con el Otro. En consecuencia, se reestablece un pluralismo de valores y relaciones de interdependencia entre esos valores o entre los sistemas y los individuos. La interculturalidad es una innovación que propone una lectura diferente del mundo.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the interaction between indigenous knowledge and western science in teacher training of intercultural education. This is developed in terms of culture encounters of different societies between trainers and students who belong to Western and Mapuche cultures. Indigenous knowledge is provided in either working techniques and practices or in social activities in which its efficiency depends on the relationship among people who participate. On the other hand, Western science depends on experimental or formal criteria of scientificity where knowledge does not exist without any definite discursive practice shaping scientific hypothesis, theories and laws. Culture is analyzed as a communicational field which organizes a set of attitudes. The attitude significances exteriorized in behavior or expression codes are interiorized in the memory and symbolic interchanges. But, interculture implies the opening to the relationship settlement with the Other. Thus, this re-establishes a value pluralism and relationships of inter independence among those values or among the systems and its individuals. Interculture is an innovation proposing a different interpretation of the world.
  • Medicina, educação e gênero: as diferenciações sexuais do suicídio nos discursos médicos do século XIX Artigos De Demanda Contínua

    Lopes, Fábio Henrique

    Resumo em Português:

    Por meio deste artigo, analiso as diferenciações sexuais, constantes e recorrentes em discursos médicos do século XIX, entre o suicídio cometido por homens daquele cometido por mulheres. Busco a base utilizada para sustentar tal diferenciação, problematizo a possibilidade de pensar a diferença entre um modo masculino e um outro feminino de se suicidar, destacando, nesse processo normatizador, o papel atribuído à Educação e sua tarefa preventiva.

    Resumo em Inglês:

    By means of this article, constant and repeated sexual differences in XIX century medical discourses are analysed, between suicide committed by men and that one comitted by women. I'm seeking the basis used in order to support such difference and questioning the possibility of thinking about the difference between a male and a female gender of committing suicide, standing out, in this normative process, the role attributed to Education and its preventive task.
  • O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR: vinte anos de lutas e conquistas Conferência

    Baibich-Faria, Tânia M.
  • Representações sociais de lei, crime e injustiça em adolescentes Resenha

    Saheb, Daniele; Luz, Araci Asinelli da
  • A formação de professores em perspectivas internacionais: estudo comparado entre modelos europeus e brasileiro Resumos De Teses E Dissertações

    Gabardo, Cleusa Valério
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br