SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue2Determinism, chaos, self-organization and entropy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765On-line version ISSN 1678-2690

Abstract

MASSARANI, LUISA  and  PETERS, HANS P.. Scientists in the public sphere: Interactions of scientists and journalists in Brazil. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2016, vol.88, n.2, pp.1165-1175.  Epub June 07, 2016. ISSN 0001-3765.  https://doi.org/10.1590/0001-3765201620150558.

Para mapear as visões de cientistas sobre a mídia e explorar suas experiências na interação com jornalistas, realizamos uma enquete com cerca de mil cientistas brasileiros. Os resultados indicam que os respondentes têm expectativas claras e altas em relação a como os jornalistas deveriam atuar quando cobrem temas de ciência e tecnologia - expectativas que parecem, na opinião deles, não estar sendo satisfeitas. Ainda assim, os resultados mostram que os cientistas que responderam nossa enquete avaliam positivamente suas relações com a mídia: 67% afirmam que o fato de sua pesquisa ter sido coberta pela mídia tem um impacto positivo entre seus colegas cientistas. Um quarto dos entrevistados expressou que falar com a mídia pode até mesmo tornar mais fácil ter acesso a apoio econômico para sua pesquisa. Do total, 38% acreditam que escrever sobre um tópico interessante para a mídia pode também tornar mais fácil ter um artigo aceito por um periódico científico. Para 15% dos entrevistados, a aceitação de um artigo por um periódico científico pode estar ameaçada se a mídia tiver previamente divulgado o estudo. Esperamos que este estudo possa estimular iniciativas para, entre outras, melhorar o conhecimento mútuo das duas culturas, por parte tanto de cientistas como jornalistas; aumentar o acesso de jornalistas a ciência brasileira; estimular cientistas a se comunicarem mais com o público por meio das mídias sociais.

Keywords : Brasil; Interações de cientistas e jornalistas; Jornalismo científico; Comunicação pública da ciência e tecnologia; Divulgação científica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )