SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue3Conjunctival microbiota and antibiotics resistance in preterm newborns hospitalized in neonatal intensive care unitComparative biometric study between plateau iris configuration and primary open angle glaucoma with narrow angle author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Print version ISSN 0004-2749

Abstract

VILLAS-BOAS, Flávia Silva; DOI, Larissa Morimoto; SOUSA, Aline Kátia Siqueira  and  MELO JR., Luiz Alberto S.. Correlação entre a variação diurna da pressão intraocular, amplitude de pulso e propriedades estruturais corneanas. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2009, vol.72, n.3, pp. 296-301. ISSN 0004-2749.  doi: 10.1590/S0004-27492009000300004.

OBJETIVO: Avaliar a flutuação das medidas da pressão intraocular obtidas pela tonometria de aplanação de Goldmann, tonometria de contorno dinâmico e pela tonometria de não-contato com compensação corneana durante o período ambulatorial, em participantes com glaucoma e saudáveis. Esse estudo também correlacionou as flutuações da pressão intraocular com as flutuações da histerese corneana, espessura corneana central, média da curvatura corneana central e amplitude de pulso ocular. MÉTODOS: Um total de 12 controles (24 olhos) e 21 pacientes com glaucoma de ângulo aberto (38 olhos) foram selecionados. A pressão intraocular medida pela tonometria de aplanação de Goldmann, tonometria de contorno dinâmico e tonometria de não-contato com compensação corneana, amplitude de pulso ocular, a curvatura central e espessura corneanas, a histerese corneana e o fator de resistência foram medidos em intervalos de 2 horas, entre 9 AM e 5 PM. RESULTADOS: A pressão intraocular flutuou significativamente durante o dia em indivíduos controles e com glaucoma em todos os tonômetros (P<0,001). Não houve variação estatisticamente significante na média da curvatura corneana central (P=0,048 em controles; P=0,04 em glaucomatosos) ou na histerese no período pesquisado (P=0,12 em controles; P=0,36 em glaucomatosos). A amplitude de pulso ocular mostrou uma flutuação diurna significativa em ambos os grupos (P<0,001). Houve uma correlação significante entre a pressão intraocular medida pela tonometria de contorno dinâmico e a amplitude de pulso ocular (P<0,001). CONCLUSÃO: Houve uma flutuação significante da pressão intraocular ao longo do período ambulatorial nas medidas realizadas pela tonometria de aplanação de Goldmann, tonometria de contorno dinâmico, e tonometria de não-contato com compensação corneana em indivíduos normais e com glaucoma. A pressão intraocular variou independente da variação da histerese, espessura e curvatura central corneanas. Entretanto, houve correlação significante entre a amplitude de pulso ocular e as medidas de pressão intraocular realizadas pela tonometria de contorno dinâmico.

Keywords : Pressão intraocular; Córnea [anatomia e histologia]; Topografia da córnea; Glaucoma; Tonometria ocular; Ritmo circadiano.

        · abstract in english     · text in english     · pdf in english