SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue5Health problems reported by nursing workers in a public hospital of BahiaInstrument for assessing the quality of the Rapid Response Team at a university public hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

NOVARETTI, Marcia Cristina Zago; SANTOS, Edzangela de Vasconcelos; QUITERIO, Ligia Maria  and  DAUD-GALLOTTI, Renata Mahfuz. Sobrecarga de trabalho da Enfermagem e incidentes e eventos adversos em pacientes internados em UTI. Rev. bras. enferm. [online]. 2014, vol.67, n.5, pp.692-699. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670504.

Estudo prospectivo, tipo coorte que visou identificar a influência da sobrecarga de trabalho da Enfermagem na ocorrência de incidentes sem lesão e eventos adversos em 399 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Para coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado e feita análise de prontuários. Nessas admissões, aproximadamente 78% dos incidentes sem lesão e eventos adversos em pacientes foram relacionados à esfera da Enfermagem. Essas ocorrências foram atribuídas à sobrecarga de trabalho, aumentaram o número de dias de internação e o risco de óbito dos pacientes estudados. É fundamental que os gerentes de enfermagem atuem no processo de gestão de pessoas no âmbito hospitalar, evitando a sobrecarga de trabalho e proporcionando, consequentemente, aumento da segurança do paciente.

Keywords : Enfermagem; Saúde; Gestão; Segurança do Paciente; Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )