SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue1Preemptive analgesia of metamizole versus ibuprofen in retinal laser photocoagulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280On-line version ISSN 1982-8551

Abstract

GUEDES, Ricardo Augusto Paletta; GUEDES, Vanessa Maria Paletta; GOMES, Carlos Eduardo de Mello  and  CHAOUBAH, Alfredo. Custo-utilidade do tratamento do glaucoma primário de ângulo aberto no Brasil. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2016, vol.75, n.1, pp.7-13. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20160002.

Objetivo:

Determinar a estratégia mais custo-efetiva para o tratamento do glaucoma primário de ângulo aberto em fase inicial, comparando-se as seguintes alternativas: observação, tratamento clínico ou tratamento com laser.

Métodos:

Por meio de um modelo de Markov, sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) e um horizonte da expectativa de vida média da população brasileira. Comparou-se a razão de custo-utilidade incremental (ICUR) entre 3 alternativas de tratamento, assim como seus custos e o ganho em qualidade de vida, medido em QALY (Quality-adjusted life years).

Resultados:

A ICUR do tratamento inicial com laser e do tratamento inicial com colírios, em relação a não tratar foi de R$ 2.811,39/QALY e R$ 3.450,47/QALY, respectivamente. Ambas as estratégias foram custo-efetivas, com uma discreta vantagem para o tratamento a laser. Esta diferença diminui ainda mais quando se aumenta a idade de entrada no modelo. As duas alternativas propiciaram ganhos significativos de qualidade de vida (em torno de 2,5 QALYs para o tratamento com laser e de 5,0 QALYs para o tratamento com colírios).

Conclusão:

Tanto o tratamento primário com trabeculoplastia a laser quanto com medicações foram custo-efetivos e proporcionaram ganhos reais de qualidade de vida quando comparados com o não tratamento do GPAA.

Keywords : Glaucoma primário de ângulo aberto/terapia; Glaucoma primário de ângulo aberto/economia; Terapia a laser; Análise de custo-efetividade; Qualidade de vida; Brasil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )