Acessibilidade / Reportar erro

Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações

Resumos

O presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos profissionais de vendas, consultoria e analistas de mercado a respeito do clima organizacional de uma empresa de telecomunicações, concessionária de telefonia pública. Participam desta pesquisa as áreas de Vendas, Consultoria e Planejamento de Marketing, as quais compõem a Diretoria de Marketing e Serviços. O clima organizacional analisado é baseado na percepção dos funcionários a respeito de sete fatores nas seguintes categorias: “conformismo”, “responsabilidade”, “padrões de desempenho”, “calor humano e apoio”, “recompensas”, “clareza organizacional” e “liderança”. Combinando-se os modelos conceituais de clima organizacional e a teoria sobre motivação humana, analisa-se cada categoria segundo o modelo teórico dos três motivos/necessidades sociais: poder, realização e afiliação.

Categorias; clima organizacional; fatores; motivo; percepção


The objective of the study is to identify sales professionals', consultants' and market analysts' perceptions concerning the organizational climate of a telecommunications company, a public telephone concessionary. The employees directly linked to the Director of Marketing and Services took part in this study. The organizational climate analyzed is based on the employee perception about seven factors in the following categories: conformance, responsibility, performance standards, rewards, organizational clarity, human warmth/ support and leadership. Combining the theory of human motivation and the conceptual models about organizational climate, each category is analyzed according to the theory of the three motives/social needs: power, fulfillment and affiliation.

Categories; organizational climate; factors; motive; perception


PRÊMIO PRICE WATER HOUSE COOPERS: INOVAÇÃO EM GESTÃO

Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações

Francisco Rodrigues Gomes

Especialista em Marketing pela FGV-EPGE e Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Empresa no Setor de Telecomunicações. E-mail: francisco.rgomes@uol.com.br

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos profissionais de vendas, consultoria e analistas de mercado a respeito do clima organizacional de uma empresa de telecomunicações, concessionária de telefonia pública. Participam desta pesquisa as áreas de Vendas, Consultoria e Planejamento de Marketing, as quais compõem a Diretoria de Marketing e Serviços. O clima organizacional analisado é baseado na percepção dos funcionários a respeito de sete fatores nas seguintes categorias: “conformismo”, “responsabilidade”, “padrões de desempenho”, “calor humano e apoio”, “recompensas”, “clareza organizacional” e “liderança”. Combinando-se os modelos conceituais de clima organizacional e a teoria sobre motivação humana, analisa-se cada categoria segundo o modelo teórico dos três motivos/necessidades sociais: poder, realização e afiliação.

Palavras-chave: Categorias, clima organizacional, fatores, motivo, percepção.

ABSTRACT

The objective of the study is to identify sales professionals', consultants' and market analysts' perceptions concerning the organizational climate of a telecommunications company, a public telephone concessionary. The employees directly linked to the Director of Marketing and Services took part in this study. The organizational climate analyzed is based on the employee perception about seven factors in the following categories: conformance, responsibility, performance standards, rewards, organizational clarity, human warmth/ support and leadership. Combining the theory of human motivation and the conceptual models about organizational climate, each category is analyzed according to the theory of the three motives/social needs: power, fulfillment and affiliation.

Keywords: Categories, organizational climate, factors, motive, perception.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA

  • CODO, W., TAMAYO A., ANDRADE J. E. (Org.). Trabalho, organizações e cultura São Paulo : Cooperativa de Autores Associados, 1996.
  • FLEURY, M. T. L., SHINYASHIKI, G., STEVANATO, L. Entre a Antropologia e a Psicanálise: dilemas metodológicos dos estudos sobre cultura organizacional. RAUSP - Revista de Administração da USP, v. 32, n. 1, p. 23-37, jan./mar. 1997.
  • FREITAS, M. E. Cultura organizacional: formação, tipologias e impactos. São Paulo : Makron Books, 1991.
  • GONÇALVES, J. E. L. A necessidade de reinventar as empresas. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 38, n. 2, p. 6-17, abr./jun. 1998.
  • KOLB, D. A. Organizational psychology: an experimental approach. New Jersey : Prentice Hall, 1978.
  • KOLB, D. A. Organization behavior reader New Jersey : Prentice Hall, 1995.
  • KOLB, D. A., MCINTYRE, J. M., RUBIN, I. M. Psicologia organizacional: uma abordagem vivencial. São Paulo : Atlas, 1990.
  • MASLOW, A. H. The psychology of science: a reconnaissance. Chicago : Henry Regnery, 1970.
  • McCLELLAND, D. C. A sociedade competitiva: realização e progresso social. Rio de Janeiro : Expansão e Cultura, 1972.
  • McCLELLAND, D. C. Human motivation Cambridge : Cambridge University Press, 1988.
  • MOTTA, F. C. P., CALDAS, M. P. (Org.). Cultura organizacional e cultura brasileira São Paulo : Atlas, 1997.
  • OLIVEIRA, M. A. Pesquisas de clima interno nas empresas: o caso dos desconfiômetros avariados. São Paulo : Nobel, 1995.
  • POSSEBON, S. Privatização: a universalização está garantida. E a competição? Teletime - Revista de Telecomunicações, São Paulo, ano 1, n. 2, p. 18-22, jun. 1998.
  • RNT - REVISTA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Tudo sobre a lei geral de telecomunicações. São Paulo : RNT, ano 19, n. 216A, p. 3-34, ago. 1997. Suplemento especial.
  • SOUZA, E. L. P. Clima e cultura organizacionais: como se manifestam e como se manejam São Paulo : Edgard Blücher, 1978.
  • SOUZA, E. L. P. Clima e estrutura de trabalho. Revista de Administração, v. 18, p. 68-71, jul./set. 1983.
  • TAYLOR, F. W. Scientific management : comprising shop management, the principles of scientific management and testimony before the Special House Committee. New York : Greenwood, 1972.
  • VALA, J., MONTEIRO, M. B., LIMA, M. L. Culturas organizacionais: uma metáfora à procura de teorias. In: __________. Psicologia social das organizações : estudos em empresas portuguesas. São Paulo : Celta, 1994a.
  • VALA, J., MONTEIRO, M. B., LIMA, M. L. Conflitos intergrupais em contexto organizacional: problemas de investigação e de intervenção. In:__________. Psicologia social das organizações : estudos em empresas portuguesas. São Paulo : Celta, 1994b.
  • XAVIER, O. Clima organizacional : um estudo comparativo em organização de pesquisa agropecuária. Dissertação (Mestrado) UFRGS, 1984.
  • XAVIER, O. Clima organizacional na pesquisa agropecuária: percepção e aspiração. Revista de Administração , v. 21, n. 4, p. 33-48, out./dez. 1986.
  • ZIENER, R. Mitos organizacionais : o poder invisível na vida das empresas. São Paulo : Atlas, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2002
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br