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Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Rev. adm. empres. vol.42 no.2 São Paulo Apr./June 2002

https://doi.org/10.1590/S0034-75902002000200009 

PRÊMIO PRICE WATER HOUSE COOPERS: INOVAÇÃO EM GESTÃO

 

Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações

 

 

Francisco Rodrigues Gomes

Especialista em Marketing pela FGV-EPGE e Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Empresa no Setor de Telecomunicações. E-mail: francisco.rgomes@uol.com.br

 

 


RESUMO

O presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos profissionais de vendas, consultoria e analistas de mercado a respeito do clima organizacional de uma empresa de telecomunicações, concessionária de telefonia pública. Participam desta pesquisa as áreas de Vendas, Consultoria e Planejamento de Marketing, as quais compõem a Diretoria de Marketing e Serviços. O clima organizacional analisado é baseado na percepção dos funcionários a respeito de sete fatores nas seguintes categorias: “conformismo”, “responsabilidade”, “padrões de desempenho”, “calor humano e apoio”, “recompensas”, “clareza organizacional” e “liderança”. Combinando-se os modelos conceituais de clima organizacional e a teoria sobre motivação humana, analisa-se cada categoria segundo o modelo teórico dos três motivos/necessidades sociais: poder, realização e afiliação.

Palavras-chave: Categorias, clima organizacional, fatores, motivo, percepção.


ABSTRACT

The objective of the study is to identify sales professionals', consultants' and market analysts' perceptions concerning the organizational climate of a telecommunications company, a public telephone concessionary. The employees directly linked to the Director of Marketing and Services took part in this study. The organizational climate analyzed is based on the employee perception about seven factors in the following categories: conformance, responsibility, performance standards, rewards, organizational clarity, human warmth/ support and leadership. Combining the theory of human motivation and the conceptual models about organizational climate, each category is analyzed according to the theory of the three motives/social needs: power, fulfillment and affiliation.

Keywords: Categories, organizational climate, factors, motive, perception.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

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