Acessibilidade / Reportar erro

A estética da imperfeição em orquestras e organizações

Resumos

No presente artigo, o autor investiga o processo pelo qual o jazz é produzido e avaliado. Ele propõe que tal análise pode ser uma ferramenta valiosa para teóricos organizacionais que queiram entender a inovação por meio das variações no processo de seleção natural e de geração de idéias e criatividade. As idéias centrais sobre como o jazz é produzido incluem o uso de canções como lógica temporal e o uso retrospectivo de bricolagem como forma de criar ordem em meio ao caos. A idéia central sobre avaliação desenvolvida aqui é a noção de que apreciá-lo envolve necessariamente uma estética da imperfeição.

Jazz; organizações; inovação; estética da imperfeição; retrospecto; improvisação


In this article, the author investigates the process by which jazz is produced and evaluated. He suggests that this is a valuable tool for organizational theorists who want to understand innovation, the variation process in natural selection, idea generation and creativity. The key ideas about how jazz is produced include the use os songs as a temporal logic and the use retrospective bricolage as a means to create order within chaos. The key idea about evaluation developed here is the notion that jazz appreciation involves an aesthetics of imperfection.

Jazz; organizations; innovation; aesthetic of imperfection; retrospect; improvisation


FÓRUM

A estética da imperfeição em orquestras e organizações

Karl Weick

Professor da Universidade de Michigan. E-mail: karlw@umich.edu

RESUMO

No presente artigo, o autor investiga o processo pelo qual o jazz é produzido e avaliado. Ele propõe que tal análise pode ser uma ferramenta valiosa para teóricos organizacionais que queiram entender a inovação por meio das variações no processo de seleção natural e de geração de idéias e criatividade. As idéias centrais sobre como o jazz é produzido incluem o uso de canções como lógica temporal e o uso retrospectivo de bricolagem como forma de criar ordem em meio ao caos. A idéia central sobre avaliação desenvolvida aqui é a noção de que apreciá-lo envolve necessariamente uma estética da imperfeição.

Palavras-chave:Jazz, organizações, inovação, estética da imperfeição, retrospecto, improvisação.

ABSTRACT

In this article, the author investigates the process by which jazz is produced and evaluated. He suggests that this is a valuable tool for organizational theorists who want to understand innovation, the variation process in natural selection, idea generation and creativity. The key ideas about how jazz is produced include the use os songs as a temporal logic and the use retrospective bricolage as a means to create order within chaos. The key idea about evaluation developed here is the notion that jazz appreciation involves an aesthetics of imperfection.

Key words: Jazz, organizations, innovation, aesthetic of imperfection, retrospect, improvisation.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BASTIEN, D., HOSTAGER, T. Jazz as a process of organizational innovation. Communication Research, v. 5, n. 15, p. 582-602, 1988.
  • CROW, B. Jazz anecdotes. New York : Oxford, 1990.
  • DAFT, R.L., WEICK, K.E. Toward a model of organization as a interpretation systems. Academy of Management Review, n. 9, p. 284-295, 1984.
  • DAVIS,F. In the moment New York : Oxford, 1986.
  • EISENBERG,E. Jamming: transcendence through organizing. Communication Research, v. 2, n. 17 (2), p. 139-164, 1990.
  • GARTNER,W.B., LOW, M.B. Trust as an organizing trope Presented to entrepreneurship division. Academy of Management, Aug. 1990.
  • GIOIA, T. The imperfect art New York : Oxford, 1988.
  • KANTER,R.M. When giants learn to dance New York : Simon & Schuster, 1989.
  • SCHULER,G. Early jazz New York : Oxford, 1968.
  • SCHULER, G. The swing era New York : Oxford, 1989.
  • SUDNOW, D. Talk's body. New York : Knopf, 1979.
  • SUDNOW,D. Jazz improvisation and language performance: Parallel competencies. ETC, n. 43 (4), p. 133-140, 1979.
  • THAYER,L. Leadership/Communication:A critical review and a modest proposal. In GOLDHABER, G.M., BARNETT, G. A. (Eds.), Handbook of organizational communication. Norwood : Ablex, 1988. p. 231-264.
  • VAILL, P.B. The purposing of high-performing systems. In:SERGIOVANNI,T.J., CORBALLY, J. E. (Eds), Leadership and organization culture. Urbana: University of Illinois, 1984. p. 85-104.
  • WALLACE, A.F.C. Culture and personality New York : Random, 1961.
  • WEICK, K.E. The social psydrology of organizing Reading, MA. : Addison-wesley, 1979.
  • WEICK, K.E. Theory construction as disciplined imagination. Academy of Management Review, n. 14 (4), p. 516-531, 1989.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2002
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br