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Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Rev. adm. empres. vol.43 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902003000100009 

DOCUMENTO

 

Narciso sem espelho: a publicação brasileira de marketing

 

 

Francisco Giovanni David Vieira

UEM

 

 


RESUMO

Este artigo analisa a influência da publicação científica brasileira na área de marketing para a produção acadêmica no Brasil. A análise concerniu aos anos 1990, quando se observou 272 artigos publicados nos principais periódicos brasileiros de administração. As variáveis investigadas foram, por um lado, a temática, o número de autores e a filiação acadêmica dos autores dos artigos, e, por outro, o número total de citações por artigo, o número total de citações de periódicos, além do número de citações relativo a periódicos internacionais e brasileiros por artigo publicado. Após a análise de 5.883 citações bibliográficas, constata-se que a publicação científica brasileira na área de marketing não tem servido como uma referência para a produção acadêmica da própria área. Isso revela que, embora existam consideráveis referências sobre a realidade empírica empresarial brasileira no âmbito dos periódicos, os pesquisadores têm relegado tais referências como fontes de pesquisa.

Palavras-chave: Publicação científica, produção acadêmica, marketing, Brasil, periódicos brasileiros.


ABSTRACT

The article analyzes the influence of the Brazilian scientific publication in the marketing area for the academic production of marketing in Brazil. A total of 272 articles published during the nineties in the main Brazilian journals were observed. The variables of investigation were the subject, number of authors, authors' academic institution, total number of citations, total number of citations from journals, besides the number of citations from international and Brazilian journals in each published article of that period. After the analysis of 5,883 bibliographical references, was verified that the Brazilian scientific publication in the marketing area has not been serving as a reference for the academic production of the area itself. This reveals that, although considerable references exist about the Brazilian managerial empiric reality in the ambit of the journals, the Brazilian scholars have been relegating such references as sources for their researches.

Key words: Scientific publication, academic production, marketing, Brazil, Brazilian journals.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Notas

O autor agradece aos professores Ricardo Leal, pelos comentários e incentivo à redação deste artigo, e Alexandre Faria, pelas observações críticas e sugestões à primeira versão. Limites ou eventuais falhas no texto, entre-tanto, são de responsabilidade exclusiva do próprio autor.

 

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Artigo recebido em 17/01/2002.
Aprovado em 13/04/2002.

 

 

Francisco Giovanni D. Vieira
Professor-Adjunto de Marketing da UEM e Co-Editor da RIMAR – Revista Interdisciplinar de Marketing. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestre em Administração pela UFLA. Interesses de pesquisa em Educação e Ensino em Marketing, Comportamento do Consumidor, Marketing Social e Cultura nas Organizações. E-mail: fgdvieira@uem.br Endereço: UEM – DAD. Av. Colombo, 5790 – Zona 7, 87020-900, Maringá – PR.