Acessibilidade / Reportar erro

Habilidades sociais no mercado de leite

Resumos

O crescimento de cooperativas de agricultores familiares na região Sul do Brasil contradiz a maioria dos estudos de mercado, que prevêem um processo inexorável de globalização, concentração de mercado e exclusão dos produtores mais pobres. O objetivo deste artigo é discutir como as cooperativas conseguiram garantir a estabilidade da oferta de leite em um ambiente competitivo, mesmo dispondo de poucos recursos econômicos. O artigo aponta que as habilidades sociais das cooperativas foram decisivas na defi nição de sua posição de destaque nesse mercado. Essas habilidades expressam-se na capacidade de mobilizar capital social e simbólico, de formar uma nova identidade social em torno da produção familiar de leite, de estimular a cooperação e manter estáveis as relações com os seus fornecedores. A conclusão deste trabalho aponta que só uma abordagem territorial desses mercados pode nos ajudar a compreender por que são formadas variadas organizações de produtores e por que fatores não econômicos são determinantes para a concorrência.

Mercados; territórios; cooperativas; habilidades sociais; sociologia econômica


In Southern Brazil the family farmer cooperative growth shows the deficiency of the majority of market studies. These studies foresee an inexorable globalization process, market concentration and exclusion of the poorest producers. The objective of this article is to understand how stable milk offering for the cooperative is guaranteed in a competitive environment, even with few economic resources. The sociological market study shows that important position in the market was occupied because of the social skills of the cooperative. These skills are expressed by the capacities to mobilize social and symbolic capital, to form a new social identity, to stimulate the cooperation and to maintain stable relations with suppliers. Conclusions point out that only a territorial approach of the markets can understand why varied organizations of producers are formed and why not economic factors are determinant for the competition.

Markets; territories; cooperatives; social skills; economic sociology


FÓRUM - SOCIOLOGIA ECONÔMICA

Habilidades sociais no mercado de leite

Reginaldo Sales Magalhães

Procam - USP

RESUMO

O crescimento de cooperativas de agricultores familiares na região Sul do Brasil contradiz a maioria dos estudos de mercado, que prevêem um processo inexorável de globalização, concentração de mercado e exclusão dos produtores mais pobres. O objetivo deste artigo é discutir como as cooperativas conseguiram garantir a estabilidade da oferta de leite em um ambiente competitivo, mesmo dispondo de poucos recursos econômicos. O artigo aponta que as habilidades sociais das cooperativas foram decisivas na defi nição de sua posição de destaque nesse mercado. Essas habilidades expressam-se na capacidade de mobilizar capital social e simbólico, de formar uma nova identidade social em torno da produção familiar de leite, de estimular a cooperação e manter estáveis as relações com os seus fornecedores. A conclusão deste trabalho aponta que só uma abordagem territorial desses mercados pode nos ajudar a compreender por que são formadas variadas organizações de produtores e por que fatores não econômicos são determinantes para a concorrência.

Palavras-chave: Mercados, territórios, cooperativas, habilidades sociais, sociologia econômica.

ABSTRACT

In Southern Brazil the family farmer cooperative growth shows the deficiency of the majority of market studies. These studies foresee an inexorable globalization process, market concentration and exclusion of the poorest producers. The objective of this article is to understand how stable milk offering for the cooperative is guaranteed in a competitive environment, even with few economic resources. The sociological market study shows that important position in the market was occupied because of the social skills of the cooperative. These skills are expressed by the capacities to mobilize social and symbolic capital, to form a new social identity, to stimulate the cooperation and to maintain stable relations with suppliers. Conclusions point out that only a territorial approach of the markets can understand why varied organizations of producers are formed and why not economic factors are determinant for the competition.

Keywords: Markets, territories, cooperatives, social skills, economic sociology.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

AGRADECIMENTO

Esse artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada no âmbito do programa Movimientos Sociales, Gobernanza Ambiental y Desahollo Territorial Rural, do Rimisp – Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural, realizada no Brasil pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com o projeto As Forças Sociais dos Novos Territórios – O caso da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul. Agradeço ao prof. Ricardo Abramovay e a Mônica Schroder pelo trabalho conjunto e pelos importantes comentários sobre o artigo.

Artigo recebido em 17.10.2005.

Aprovado em 24.01.2007.

Reginaldo Sales Magalhães

Doutorando em Ciência Ambiental pelo Procam - USP. Especialista em Sociedade Civil da International Finance Corporation e Diretor da Plural Consultoria e Pesquisas. Membro do Grupo de Pesquisas Instituições do Desenvolvimento Territorial da Faculdade de Economia e Administração da USP. Interesses de pesquisa na área de sociologia econômica. E-mail: regi.magalhaes@uol.com.br. Endereço: Rua Dr. Nogueira Martins, 400, apt. 104, São Paulo – SP, 04143-020.

  • ABRAMOVAY, R. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. São Paulo: Economia Aplicada, v. 4, n. 2, p. 379-397, 2000.
  • ABRAMOVAY, R. Entre Deus e o Diabo mercados e interação humana nas ciências sociais. Tempo Social Revista de Sociologia da USP, 2004.
  • BIALOSKORSKI NETO, S. A nova geração de cooperativas e a coordenação dos sistemas agroindustriais. II Workshop Brasileiro de Gestão de Sistemas Agroindustriais. Ribeirão Preto: FEA/USP, 1999.
  • BIALOSKORSKI NETO, S. Estratégias e cooperativas agropecuárias: um ensaio analítico. Seminário de Política Econômica em Cooperativismo e Agronegócios. Viçosa: UFV, 2002.
  • BOURDIEU, P. As estruturas sociais da economia. In: Política & Sociedade, n. 6, 2005.
  • CARVALHO, V. R. F. Indústria de laticínios no Rio Grande do Sul: um panorama após o movimento de fusões e aquisições. 1ş Encontro de Economia Gaúcha. Porto Alegre: FEE, 2005.
  • FLIGSTEIN, N. Social Skills and the Theory of Fields Berkeley: University of California, 1999.
  • FLIGSTEIN, N. The Architecture of Markets An Economic Sociology of Twenty-First-Century Capitalist Societies. Princeton and Oxford: Princeton University Press, 2001.
  • GARCIA-PARPET, M.-F. A construção social de um mercado perfeito: o caso de Fontaines-en-Sologne. In: Estado, Sociedade e Agricultura n. 20, CPDA, 2003.
  • GEERTZ, C. Local Knowledge New York: Basic Books, 1983.
  • GRANOVETTER, M. Economic action and social structure: the problem of embededdness. In: American Journal of Sociology, v. 91, n. 3, p. 481510, 1985.
  • GRANOVETTER, M. A theoretical agenda for economic sociology New York: Department of Sociology / Stanford: Stanford University, 2001.
  • JANK, M. S.; GALAN, V. B. Itambé: o desafio das cooperativas no novo cenário do leite brasileiro São Paulo: Pensa, Estudos de Caso, 1997.
  • KARLSON, D. Organizational models in U.S. agricultural cooperatives SLU, Institutionen för Ekonomi: Företagsekonomi, 2005.
  • MAGALHÃES, R. S. Economia, natureza e cultura. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Ciência Ambiental, São Paulo: USP, 2005.
  • MEAD, G. H. Mind, Self, and Society Chicago: University of Chicago Press, 1934.
  • NASSAR, A. M.; NOGUEIRA, A. C. L.; FARINA, T. Pool Leite ABC: inovando na comercialização de leite. Seminários Pensa de Agronegócios: Redes e Estratégias Compartilhadas. São Paulo: PENSA, FIA, 2002.
  • NEVES, M. F. et alii Mapeamento e quantificação da cadeia do leite. Ribeirão Preto: PENSA/FEA-RP/USP, 2005.
  • NORTH, Douglas. Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
  • PILATI, Nilson. Avaliação dos produtos e serviços da Coorlac na perspectiva do canal de distribuição. Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.
  • SWEDBERG, Richard. Principles of Economic Sociology Princeton: Princeton University Press, 2003.
  • TESTA, V. M.; MELLO, M. A.; FERRARI, D. L.; SILVESTRO, M. L.; DORIGON, C. A escolha da trajetória da produção de leite como estratégia de desenvolvimento do oeste catarinense Florianópolis: Epagri, 2003.
  • WHITE, H. C. Where do markets come from? In: American Journal of Sociology v. 87, n. 3, p. 514-547, 1981.
  • WILLIAMSON, O. Transaction cost economics. In: SCHMALENSEE, R.; WILLIG, R. D. Handbook of Industrial Organization, v. I, Elsevier Science Publ., 1989.
  • ZYLBERSZTAJN, D. Estruturas de governança e coordenação do agribusiness: uma aplicação da Nova Economia das Instituições. Tese de Livre Docência. Departamento de Administração, São Paulo: Universidade de São Paulo, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Ago 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2007

Histórico

  • Aceito
    24 Jan 2007
  • Recebido
    17 Out 2005
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br