SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue3Scientific journals management: case studies in business administration journalsRestructuring of the National Health Service in Portugal: evaluation of the corporatization of the Portuguese public hospitals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

Print version ISSN 0080-2107On-line version ISSN 1984-6142

Abstract

GIRAO, Luiz Felipe de Araújo Pontes; MARTINS, Orleans Silva  and  PAULO, Edilson. Avaliação de empresas e probabilidade de negociação com informação privilegiada no mercado brasileiro de capitais. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2014, vol.49, n.3, pp.462-475. ISSN 0080-2107.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1161.

O objetivo no estudo apresentado neste artigo foi investigar a influência da assimetria de informação na avaliação de empresas no mercado brasileiro de capitais. Para tanto, foi realizado um estudo com base na mensuração da assimetria de informação na negociação de ações e no modelo de avaliação de empresas proposto por Ohlson (1995). Analisou-se a relação da assimetria informacional e os preços de 198 ações listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), durante os quatro trimestres do ano de 2011. Os resultados sugerem que a assimetria de informações tem conteúdo informacional adicional na avaliação de empresas, principalmente para aquelas companhias não listadas nos segmentos diferenciados de governança corporativa.

Keywords : modelo de Ohlson; assimetria de informação; probabilidade de negociação com informação privilegiada; valuation.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License