SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Documented nursing diagnoses for medical clinic patientsAspects of nurses' communication with hearing impaired persons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Abstract

SILVA, Ana Lúcia da  and  CAMILLO, Simone de Oliveira. A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2007, vol.41, n.3, pp.403-410. ISSN 1980-220X.  https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300009.

Os objetivos desta pesquisa foram reconhecer, interpretar e discutir temas oriundos dos discursos de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, como fontes orientadoras para um ensino-aprendizagem humanizado, à luz da Teoria da Complexidade defendida por Edgar Morin. Tratase de pesquisa qualitativa, tipo exploratória e analítica. Buscou-se verificar princípios do paradigma da complexidade por meio da análise de conteúdo, modalidade temática , em discursos de onze docentes, obtidos no ano de 2004. Os temas encontrados foram: ensinar: responsabilidade do docente; unir saberes: ligações e interrelações para o enfrentamento da realidade; ensinar a complexidade humana; estimular a criatividade e a curiosidade; enfrentar as incertezas: construindo o conhecimento contínuo e dinâmico da vida; viver o processo ensino-aprendizagem por meio da transdisciplinaridade e ensinar a cidadania. Este estudo nos mostrou que é possível fazer acontecer um ensino superior pautado na condição humana, na solidariedade e na interligação dos saberes.

Keywords : Educação em enfermagem; Filosofia em enfermagem; Conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License