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Práticas educativas grupais na atenção básica: padrões de interação entre profissionais, usuários e conhecimento* * Extraído das dissertações "Práticas educativas nas Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte e sua relação com a promoção da saúde" e "Práticas Educativas na Atenção Básica: um estudo de caso sobre métodos de ensino", Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, 2010/2011

OBJETIVO

Investigar a concepção de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) em relação ao conhecimento, à educação e aos sujeitos que participam de ações pedagógicas.

MÉTODO

Estudo qualitativo realizado com profissionais da ESF, de nível superior, integrantes da equipe de assistência e que realizaram ações educativas grupais de saúde em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belo Horizonte. Utilizou-se a triangulação das técnicas: observação participante, fotografia e diário de campo; entrevista com os profissionais; e análise documental.

RESULTADOS

Identificaram-se três padrões de interação, diferentes entre si. No primeiro, o profissional questiona, ouve e fornece informações aos usuários, acreditando na transmissão de conhecimentos; no segundo, questiona e ouve, confiando que os usuários aprendem uns com os outros; no terceiro, questiona, ouve, problematiza e produz conhecimentos com os usuários, ambos ensinando e aprendendo.

CONCLUSÃO

Há práticas educativas que incluem métodos singulares capazes de se transformar em espaço de militância em favor da cidadania.

Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Conhecimento; Pessoal de Saúde


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