Acessibilidade / Reportar erro

Infraestrutura escolar e espaço físico em educação: o estado da arte

School infrastructure and physical space in education: the state of the art

Infrastructure scolaire et espace physique en éducation: l’état de l’art

Infraestructura escolar y espacio físico en educación: el estado del arte

RESUMO

Levantamento da produção acadêmica de Programas de Pós-graduação em Educação a partir da consulta aos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes - e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD. Foi utilizada abordagem qualitativa pautada na análise de conteúdo. Metodologicamente realizou-se um levantamento das teses e dissertações a partir de dois descritores: infraestrutura escolar e espaço físico. O mapeamento identificou 90 resumos assim distribuídos: 23 teses e 67 dissertações, filiadas a 42 instituições de ensino superior do país. Os dados analisados, além de permitirem a construção de um estado da arte, apontam para a necessidade emergente de estudos que envolvam a questão da infraestrutura escolar e do espaço físico, como objeto empírico e não apenas como uma questão periférica nos trabalhos acadêmicos.

Palavras chave:
infraestrutura escolar; Espaço Físico; Estado da Arte

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br