SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue9Artificial neural networks for modeling wood volume and aboveground biomass of tall Cerrado using satellite dataApparent digestibility of nutrients, energy, and amino acid of nontoxic and detoxified physic nut cakes for Nile tilapia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

ROSA, Hugo José Andrade; AMARAL, Lucas Rios do; MOLIN, José Paulo  and  CANTARELLA, Heitor. Resposta da cana-de-açúcar a doses de nitrogênio estimada por sensor de refletância do dossel. Pesq. agropec. bras. [online]. 2015, vol.50, n.9, pp.840-848. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2015000900013.

O objetivo deste trabalho foi avaliar se um sensor de dossel é capaz de estimar a resposta da cana-de-açúcar ao N, bem como propor estratégias para tratar os dados gerados pelo equipamento durante o processo de tomada de decisão para a adubação nitrogenada da cultura. Foram conduzidos quatro experimentos de dose-resposta ao N, com doses de N que variaram de 0 a 240 kg ha-1. Duas avaliações foram realizadas com o sensor de dossel quando as plantas alcançaram altura média de colmos de 0,3 e 0,5 m. Apenas dois experimentos mostraram resposta ao N aplicado em termos de produtividade de colmos. O sensor foi capaz de identificar a resposta da cultura a diferentes doses de N e a relação do nutriente com a produtividade da cana. Os índices de resposta obtidos pelas leituras do sensor foram úteis em avaliar a resposta da cana-de-açúcar ao N aplicado. Sensores de dossel podem auxiliar na identificação de áreas responsivas à aplicação de N e, consequentemente, melhorar o manejo da fertilização nitrogenada da cana-de-açúcar.

Keywords : NDVI; adubação nitrogenada; sensor óptico; agricultura de precisão; sensoriamento proximal..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )