SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5Quarantine facilities and legal issues of the use of biocontrol agents in BrazilHost-parasite relationship during Epistylis sp. (Ciliophora: Epistylididae) infestation in farmed cichlid and pimelodid fish author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204XOn-line version ISSN 1678-3921

Abstract

ZANELLA, Janice Reis Ciacci. Zoonoses emergentes e reemergentes e sua importância para saúde e produção animal. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.5, pp.510-519. ISSN 0100-204X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2016000500011.

Os fatores para a emergência ou a reemergência de doenças são pouco conhecidos e entendidos, mas o principal é a expansão da população humana. Outros fatores incluem mudanças climáticas, globalização e intensificação da produção animal. Isto é preocupante, já que 75% das doenças humanas emergentes ou reemergentes do último século são zoonoses, isto é, doenças de origem animal, que, além de causarem fatalidades humanas e animais, afetam a economia de países. Estima-se que o impacto das doenças animais exceda 20% das perdas na produção animal mundialmente. O Brasil é um grande produtor agrícola e tem grande parte de seu território em região tropical, abrigando a maior biodiversidade ambiental do globo. Estudos tem apontado a região Amazônica entre um dos "hot spots" onde doenças surgiram ou poderão emergir. Nesse contexto, recomenda-se a formação de uma rede de cooperação com ações estratégicas em vigilância, pesquisa, comunicação e capacitação. É fundamental fomentar parcerias nas áreas de saúde, agricultura e meio-ambiente para pronta-resposta nacional e global. O objetivo deste trabalho foi abordar os principais fatores envolvidos na emergência ou na reemergência de zoonoses, bem como as ameaças futuras e a importância estratégica da pesquisa e da vigilância no Brasil.

Keywords : ameaças sanitárias; doenças animais; pesquisa; sanidade animal; Uma Saúde..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )