O Mundo da Saúde 2010 – Brasil Lilacs (T1) |
Instrumentalização do aluno de Medicina para o cuidado de pessoas na Estratégia Saúde da Família: o relacionamento interpessoal profissional |
Martines,W.R.V; Machado,A.L. Relato de experiência |
Descrever experiências relacionadas à formação do aluno de graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo, especificamente seu processo de instrumentalização, no que se refere ao relacionamento interpessoal profissional. |
O espaço de supervisão docente aberto, que possa ser continente e compreensivo diante da angústia e frustração do aluno. A discussão de casos e a conversa do vivido ao final de cada dia são formas de conduzir este tipo de supervisão, que não tem formato preestabelecido, tampouco respostas para todas as situações do campo. |
É essencial a aquisição de habilidades relacionais para desenvolver as demais habilidades, que dizem respeito aos procedimentos e, sobretudo, para sustentar a produção ampliada de cuidados na ESF, que tem a integralidade da assistência como eixo condutor, da qual o aluno participa ativamente ao longo do semestre. |
O Mundo da Saúde 2009 – Brasil Lilacs (T2) |
Integração Academia, Serviço e Comunidade: um relato de experiência do curso de graduação em Medicina na Atenção Básica no município de São Paulo |
Pereira,J.G; Campinas,L.L.S.L; Martines,W.R.V; Chueiri,P.S. Relato de experiência |
Relatar a implantação do ensino prático da disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade, em Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, e as atividades propostas aos alunos para o alcance da articulação teórico-prática em torno da concepção ampliada do processo saúde-doença na Atenção Básica à saúde, assim como do trabalho interdisciplinar. |
Criar e acompanhar mecanismos de ensino e aprendizagem, reunindo teoria e prática, não é uma tarefa simples. |
Este estudo aponta, entre outros, a necessidade de avaliar, junto aos alunos, os conteúdos por eles adquiridos no final dos semestres na disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade, a fim de validar sua estrutura no alcance dos objetivos do módulo. |
Revista Médica do Chile 2007 – Chile Lilacs (T3) |
Perfil y número de médicos generales que requiere el país |
Oscar, R. A; Sabina, P. R; Miriam, S. S. Descritivo-exploratório quantitativo |
Analisar o perfil ideal que o clínico geral deve ter no sistema de saúde do Chile e as possíveis soluções para os problemas de cuidados de saúde primários. Ressaltar a necessidade de coordenar as necessidades de recurso profissional com a universidade de formação, para reduzir as diferenças existentes entre formação e prática profissional. |
A formação universitária talvez não atinja o perfil profissional adequado. Um treinamento de três a seis meses para os graduados envolvidos com o sistema público (e, também, por que não, com o privado) talvez permita obter o perfil desejado. Outra possível solução seria ter internatos de base eletiva e pré-especialista. |
É essencial formar um profissional não apenas técnico e cientificamente preparado, mas também voltado para as necessidades do bem comum, com atitudes humanistas e consistentes. |
Revista Cubana de Medicina General Integral 2004 - Cuba Lilacs (T4) |
Análisis del programa de la asignatura – introducción a la Medicina General Integral |
Soberats, F. J.S. Descritivo-exploratório |
Analisar o programa do curso Introdução à Medicina Geral, ensinado no primeiro ano da carreira de graduação em Medicina em Cuba. |
O programa precisa ser melhorado e requer uma atualização de conteúdo. |
Trata-se de um programa que responde à saída do perfil generalista básico, aos objetivos propostos e à sua estratégia de ensino. |
Medifam 2001 – Madri Ibecs (T5) |
Existe alguma razão para mudar a educação médica na universidade espanhola? Contribuições da Atenção Primária |
Lorenzo-Cáceres, A; Calvo,C. E. Descritivo-exploratório |
Analisar a situação da Medicina da Família (MF) na universidade espanhola e detalhes de algumas das estratégias propostas para alcançar a efetiva incorporação da Atenção Primária (AP) e MF em nossas escolas médicas. |
A má aplicação atual de MF em cursos de graduação na Espanha pode representar um fator adicional para o surgimento de novos problemas, como: baixo impacto sobre a prática de ensino-graduação no grupo de médicos da família; falta de preparação sobre as novas tendências e métodos de ensino em cursos de graduação; as redes de assistência social não incluem um “tempo protegido” para o ensino, e as iniciativas de inovação ainda são escassas. |
O ensino universitário de Medicina na Espanha requer reformas profundas, tanto nos currículos quanto na concepção do processo de ensino-aprendizagem. |
Academic Medicine 2010 – EUA Medline (T6) |
Medical student exposure to components of the patient centered medical home during required ambulatory clerkship rotations: implications for education |
Saultz,J.W; O’Neill,P; Gill,J.M;. Biagioli,F.E; Blanchard,S; O’Malley, J.P; Brown,D; Rogers, J.C; Carney,P.A. Transversal/ quantitativa/ descritiva |
Determinar até que ponto os estudantes de Medicina do terceiro ano estão expostos aos elementos dos cuidados primários médicos domiciliares c durante o estágio de Medicina de Família e como esta exposição varia numa amostra de escolas médicas. |
A transformação de práticas e novas tecnologias da informação são artifícios que afetam a qualidade do ensino médico e diferem largamente de local para local. |
A transformação de cuidados primários em cuidado médico primário domiciliar (PCMH) já está em andamento em uma mostra nacional de sites de ensino de Medicina de Família e demonstra efeitos importantes sobre a educação do aluno de Medicina. |
Journal of Urban Health: Bulletin of the New York Academy of Medicine, vol. 86, no 5 2009 – NY, EUA Medline (T7) |
The Columbia-Harlem homeless medical partnership: a new model for learning in the service of those in medical need |
Batra,P; Chertok, J.S; Fisher,C.E; Manseau,M.W; Manuelli,V.N; Spears,J. Quantitativo |
Fornecer cuidados de saúde primários para a população sem-teto de Manhattan como um novo modelo de serviço de aprendizagem em educação médica. |
Resultados demonstram o sucesso do projeto na prestação de cuidados clínicos a pacientes desabrigados e abrigados de forma instável. Esforços direcionados aos clientes têm aumentado as taxas de seguimento do paciente em cada período subsequente de revisão. |
A troca de experiência (ganhos recíprocos) entre pacientes e alunos serve como um modelo único para o serviço baseado na saúde da comunidade e aprendizagem em educação médica. |
BMC Family Practice 2008 –Inglaterra Medline (T8) |
Leaders, leadership and future primary care clinical research |
Furler J; Cleland J; Del MarC; Hanratty B; Kadam U; Lasserson D; McCowan C; Magin P; Mitchell C; Qureshi N; Rait G; Aço N; van Driel M; Ward A. _______________ Qualitativo |
Revisar os desenvolvimentos recentes, apoiando a investigação clínica de cuidados de saúde primários. |
Pesquisa de cuidados de saúde primários beneficiou um pequeno grupo de líderes e dispensou investimento significativo nas últimas décadas em alguns países. Esta tem sido a inovação na pesquisa de design e foco, embora pouco se saiba sobre o efeito na produção científica. |
A investigação de cuidados de saúde primários agora está bem posicionada para liderar uma ampla revitalização de acadêmicos de Medicina, respondendo a questões de relevância para profissionais, pacientes, comunidades e governo. |
BMC Medical Education 2007 – Inglaterra Medline (T9) |
Factors considered by medical students when formulating their specialty preferences in Japan: findings from a qualitative study |
Saigal, P; Takemura, Y; Nishiue, T; Fetters,M.D; Qualitativo |
Elucidar fatores considerados pelos estudantes japoneses de Medicina na formulação de sua escolha de especialidade. |
Os alunos mencionam como influências sobre as suas preferências de especialidade: doença em si ou em membro da família, experiências no currículo, como laboratórios de dissecação e aspectos do cuidado com o paciente, como a atmosfera clínica. Médicos graduados podem treinar primeiro para a prática de especialidade pela formação sistemática em princípios da Atenção Primária. |
Estágios pré-clínica médica e experiências clínicas são relatados pelos alunos japoneses como fatores influentes em suas preferências de especialidade. A compreensão sobre Medicina da Família no Japão é baixa. Estudantes com aspirações à prática médica dicaina ltimatelia comono Japãores dos pacientesde cuidados primários não precisam se comprometer com a formação de cuidados de saúde primários após a graduação. |
Journal of the National Medical Association 2006 – Los Angeles, Califórnia Medline (T10) |
Impact of desire to work in underserved communities on selection of specialty among fourth-year medical students |
Bazargan,M; Lindstrom, R.W; Dakak,M.A; Ani,C; Wolf,K.E; Edelstein,R.A. Descritivo- exploratório quantitativo |
Explorar os fatores que influenciam a escolha de cuidados primários pelo estudante de Medicina como uma especialidade. |
Os alunos interessados na Atenção Primária relataram aumento do interesse em trabalhar com populações carentes. |
A necessidade da especialidade médica em cuidados primários nas comunidades é considerável. Este estudo observou que a seleção da especialidade por estudantes de Medicina é influenciada por valores individuais. |
BMC Medical Education 2006 – Inglaterra Medline (T11) |
Impact of medical students’ descriptive evaluations on long-term course development |
Wahlqvist,M; Skott,A; Björkelund, C; Dahlgren,G; Lonka,K; Mattsson,B. Qualitativo |
Estudar a correspondência, o retorno e a avaliação dos estudantes de Medicina como chave para o desenvolvimento do curso em cinco anos. |
Avaliações dos alunos, centradas na construção do conhecimento pelo aluno, suporte para facilitadores e uma reforma curricular também contribuíram para implementar e validar o curso longitudinalmente. |
Avaliações descritivas e registros do curso pelos alunos podem ser vistos como importantes instrumentos no desenvolvimento de cursos. Continuidade e resistência no processo de avaliação devem ser enfatizadas para alcançar resultados relevantes e úteis. |
BMC Med Educ 2005 – Inglaterra Medline (T12) |
Doctor-patient interaction in finnish primary health care as perceived by first year medical students |
Miettola,J; Mäntyselkä,P;,2 ni Miettola* alunos aprendenso longitudinalmente. Vaskilampi,T Revisão documental |
Analisar os relatórios feitos pelos estudantes de Medicina da primeira turma, observando os registros dos alunos participantes da clínica geral (GP). |
Estudantes em geral constataram uma grande variedade de responsabilidades observadas na prática geral e expressaram admiração pela aquisição de competências e habilidades necessárias à vida profissional. |
O centro de cuidados de saúde primários pré-clínicos, para os estudantes de Medicina, desempenha maior influência em suas atitudes para com o trabalho de cuidados de saúde primários e a relação médico-paciente. |
BMC Med Educ 2005 – Inglaterra Medline (T13) |
Evaluation of a task-based community oriented teaching model in family medicine for undergraduate medical students in Iraq |
Al-Dabbagh,S.A; Al-Taee,W.G. Ensaio clínico |
Avaliar uma tarefa baseada em comunidade, modelo de ensino orientado para a Medicina de Família para estudantes de graduação em escolas médicas iraquianas. |
A implementação evidenciou aumento significativo no desempenho de conhecimento após a exposição ao modelo; em comparação com o grupo de controle. Avaliação do modelo pelos alunos participantes revelou elevado grau de satisfação com o planejamento, organização e implementação das atividades de intervenção. |
Um modelo de formação em Medicina de Família é essencial para todas as escolas médicas iraquianas. O modelo deve ser implementado por vários departamentos. |
BMC Med Educ 2005 –Inglaterra Medline (T14) |
Clinical undergraduate training and assessment in primary health care: experiences gained from Crete, Greece |
Belos, G; Lionis, C; Fioretos,M; Vlachonicolis,J; Philalithis,A. Quantitativo |
Apresentar as experiências adquiridas com a implementação inicial do ensino da prática baseada em cuidados de saúde primários em Creta rural e relatórios sobre a escala de avaliação que foi desenvolvida. |
Diferenças estatisticamente significativas entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram observadas no cumprimento de critérios relacionados com aproximação da comunidade, avaliação do paciente e informações ligadas à percepção do paciente sobre a doença, mas não aos relacionados com os aspectos da gestão clínica do paciente. |
O curso de cuidados primários de saúde atingiu os objetivos de introduzir os alunos de forma abrangente e orientada aos cuidados comunitários, embora tenha havido variação entre as UBS. |