SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue4Aminocyclopyrachlor: New Option for Trumpet Flower Control in PasturesElectrolyte Leakage and the Protective Effect of Nitric Oxide on Leaves of Flooded Rice Exposed to Herbicides author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358On-line version ISSN 1806-9681

Abstract

SILVA, A.F.M. et al. Aplicação em Pós-Emergência de Herbicidas Inibidores da ALS Associados ou Não ao Glyphosate em Soja RR/STS. Planta daninha [online]. 2016, vol.34, n.4, pp.765-776. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582016340400017.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a seletividade de herbicidas inibidores da ALS, aplicados isoladamente e associados com glyphosate, em pós-emergência de cultivar de soja contendo as tecnologias RR/STS. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com quatro repetições e dez tratamentos. Os tratamentos foram constituídos da aplicação de glyphosate e herbicidas inibidores da ALS, isolados e associados com glyphosate. A aplicação dos tratamentos ocorreu no estádio de desenvolvimento V4 das plantas. Foi realizada avaliação de fitointoxicação, índice SPAD, bem como de variáveis relacionadas ao desempenho agronômico (altura, número de vagens por planta, produtividade e massa de mil sementes). Ainda, foi conduzido ensaio complementar, com o mesmo cultivar e tratamentos em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. O cultivar de soja CD 2630 RR/STS apresentou-se tolerante à aplicação em pós-emergência dos herbicidas utilizados, associados ou não com glyphosate, exceção feita ao metsulfuron-methyl (2,4 g i.a. ha-1), associado ou não com glyphosate (960 g e.a. ha-1).

Keywords : soja tolerante as sulfoniluréias; fitointoxicação; manejo químico; Glycine max.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )